> Dicas > 6 maus hábitos de direção que estragam o veículo e os desvalorizam

6 maus hábitos de direção que estragam o veículo e os desvalorizam

6 maus hábitos de direção que estragam o veículo e os desvalorizam

Imagina que você comprou um veículo e depois de algum tempo percebe que ele desvalorizou mais que o esperado para o período. Em alguns casos, nem mesmo as revisões programadas conseguem ajudar, pois o principal fator de influência é a maneira como o motorista conduz a direção do carro.

Se você é o tipo de motorista preocupado e que não quer ter que lidar com esse tipo de situação, então temos boas notícias. Essa realidade pode ser mudada se você evitar maus hábitos de direção.

Para entender como agir e quais práticas evitar, não deixe de ler algumas dicas que elencamos para você neste post. Vamos juntos nessa?

1. Trafegar com o combustível na reserva

Andar com o veículo na reserva é mais comum do que muitas pessoas imaginam. O que poucas sabem é que essa prática pode ser péssima para o veículo. O principal deles é a pane seca, quando o motor apaga por falta de combustível.

Outro problema dessa prática é a queima do motor da bomba elétrica — uma situação que pode reduzir a vida útil do sistema. Para não sofrer com esses desgastes, tente manter o combustível em um volume considerável para trafegar com segurança.

2. Dirigir com o pé na embreagem

Essa prática reduz a vida útil de vários elementos do sistema de embreagem, como o disco e rolamento. Esse ponto pode deixar a manutenção ainda mais cara, pois a troca deve acontecer com mais frequência — o que simboliza um desembolso maior de dinheiro.

Segundo Francisco Satkunas, engenheiro e conselheiro da SAE Brasil “Após engatar a marcha, o motorista deve soltar o pedal da embreagem de forma suave para o carro começar a andar e não sobrecarregar o sistema ou prejudicar componentes como o disco de embreagem. Ele é feito de um material orgânico de alta resistência, mas que desgasta com o tempo”.

3. Passar em quebra-molas de lado

Lance a primeira pedra quem nunca fez ou viu outro condutor passando por um quebra-molas de lado, fugindo para não raspar a lataria (principalmente os modelos mais baixos ou rebaixados).

Porém a prática não é nada boa! O recomendado é sempre passar em linha reta, mas com a velocidade reduzida. 

4. Mexer o volante com o veículo parado

Muitas crianças sentam no carro quando ele está parado e começam a brincar que estão dirigindo. Por mais inocência que haja nessa prática, o hábito pode sobrecarregar o sistema hidráulico de direção, o que pode acabar danificando o conjunto de componentes e deixando o volante pesado.

Por isso, quando o carro estiver parado ou com as rodas travadas, o ideal é evitar mexer no volante.

5. Descer morros com o veículo solto

Você já deve ter escutado falar que deixar o carro no ponto morto ou dirigir na banguela é uma maneira de economizar combustível, porém essa essa prática impede o trabalho do freio motor (um componente que acaba sobrecarregando outros sistemas de freios).

Lembre-se que o freio pode ser bem mais seguro e consistente se o carro estiver engatado. Além disso, você pode acabar perdendo 4 pontos na carteira e uma multa no valor de R$ 85,13, visto que dirigir dessa maneira é considerado uma infração grave.

6. Dirigir com a mão apoiada no câmbio

Muitos motoristas ficam com a mão em cima do câmbio para facilitar a troca, tendo em conta que é uma forma de evitar muita movimentação e economizar energia.

Por mais agradável que essa prática pareça, é bom tomar cuidado. Como o peso da mão apoiada acaba forçando o câmbio, podendo comprometer o seu funcionamento. Então, se for deixar a mão por ali, tenha o cuidado de não gerar pressão ou fazer muito esforço.

Depois de ler este post e conhecer alguns maus hábitos de direção, observe sua forma de condução, essa é a melhor maneira de preservar seu veículo em perfeito funcionamento por mais tempo. 

 

Acesse nosso Guia Instacarro

Confira o preço do seu carro atualizado

Clique aqui

Posts relacionados

A imagem mostra uma pessoa PCD entrando em seu carro.
Dicas

Para pessoas com deficiência, carros PCD não são apenas uma escolha, mas muitas vezes uma necessidade

Comprar um carro zero quilômetro no Brasil se tornou uma tarefa difícil para muitos, fazendo com que o público em geral procure modelos seminovos ou usados. Porém, para uma parcela da sociedade como o público PcD, ter um carro novo é uma necessidade, já que estes não podem arriscar ter um veículo antigo. Imagine uma pessoa PcD tendo que lidar com um problema mecânico no meio da estrada?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *