Como enfrentar alagamentos com segurança
carros alagamentos

Como enfrentar alagamentos com segurança

Confira qual é o procedimento correto para enfrentar trechos de alagamentos de maneira segura para você e o seu carro.

A resposta curta é: evite cruzar alagamentos com o seu carro. O mais seguro e parar o seu veículo em um local alto e esperar a água baixar.

cta blog venda seu carro

Mas sabemos que isso nem sempre é uma opção. Nesses casos em que seguir em frente é a melhor ou a única alternativa, é preciso agir com muita cautela para evitar colocar em risco a sua vida ou provocar danos ao seu automóvel.

Antes de enfrentar um alagamento, fique atento ao noticiário e aos aplicativos de navegação para fugir dessas áreas de risco. Porém se você for pego de surpresa, mantenha a calma e siga os passos a seguir:

  • Observe os carros da frente. Não tente a travessia se a água ultrapassar a metade da roda.
  • Evite cruzar pontos de alagamentos “na rabeira” de outros carros, já que a onda provocada pelos veículos à frente aumentam os riscos da travessia.
  • Fique de olho no movimento de carros no sentido contrário. A marola causada por eles pode provocar a entrada de água pela tomada de ar do motor
  • Se for seguro seguir, engate a primeira marcha e siga acelerando até cruzar o alagamento. Nos carros automáticos, seleciona a primeira marcha no modo manual ou as opções “1” ou “L”.

Manutenção

Por serem rechados de módulos e sistemas eletrônicos, atravessar um alagamento com um carro atual faz aumentar bastante as chances de problemas com o veículo.

Mesmo que aparentemente o carro esteja normal, posteriormente é importante fazer a lavagem externa e interna (em caso de entrada de água) e também fazer uma revisão do veículo, com troca de óleo e filtros e a verificação do sistema de freios.

Como as chuvas fortes se tornam muito mais frequentes nessa época do ano, vale a pena incluir também na sua lista de revisão do veículo o sistema de iluminação, além da verificação do estado de palhetas do limpador e das borrachas de vedação das portas.

Os melhores em alagamentos

quanto vale o seu carro na instacarro

O Cesvi Brasil produziu o Índice de Danos de Enchente, que classifica os veículos de acordo com o risco deles sofrerem danos mecânicos ou eletroeletrônicos ao atravessar trechos de alagamentos.

Desde meados anos anos 2010 já foram avaliados uma série de modelos comercializados no mercado automotivo brasileiro. Desde então, o sedã médio Renault Fluence foi o único a receber a pontuação máxima de cinco estrelas, superando inclusive vários SUVs.

Outros modelos bem avaliados foram os Nissan Sentra (até 2016), com pontuação de 4,5 estrelas, e os brasileiros Chevrolet Cobalt, Renault Duster, Honda City e Peugeot 208 1.5 (4 estrelas).

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *