Andar em ponto morto economiza combustível?
andar em ponto morto economiza combustível BMW M2 Câmbio

Andar em ponto morto economiza combustível?

Se você já pensou que andar em ponto morto economiza combustível, saiba que além de gastar mais, isso pode causar acidentes.

Se você tem o hábito de dirigir, provavelmente já escutou alguém dizer que andar em ponto morto economiza combustível. É por isso que tanta gente adota o hábito de “andar na banguela”, como diz o jargão popular.

O problema é que dirigir com o veículo com o câmbio manual em neutro (seja com câmbio manual ou automático) não poupa combustível – muito pelo contrário. 

Essa estratégia até era válida na era dos carros carburados. Só que a tática é inútil nos veículos equipados com injeção eletrônica. Nesta condição, o sistema interpreta que o veículo está em marcha-lenta e requisita maior quantidade de combustível para funcionar.

A mesma injeção eletrônica é que identifica quando o veículo está engrenado. Neste caso, dependendo da rotação do motor, o sistema entende que o veículo está se movimentando no embalo e aciona o sistema de corte da injeção eletrônica.

Sem carga no acelerador, a passagem de combustível é interrompida e a média de consumo despenca. Ou seja, o conselho de que andar em ponto morto economiza combustível não passa de um mito.

Andar em ponto morto pode causar até acidentes

Se você ainda acha que andar em ponto morto economiza, saiba que encarar um declive nesta condição pode até resultar em acidentes.

Sem uma marcha engatada, o freio-motor não ajuda a reduzir a velocidade do veículo. Com isso, o motorista vai exigir mais esforço por parte dos freios, que podem não funcionar corretamente em uma situação crítica.

Posts relacionados

BYD Tan: um SUV elétrico excelente, mas o preço assusta

BYD Tan: um SUV elétrico excelente, mas o preço assusta

O BYD Tan combina alta performance com sustentabilidade, destacando-se entre os SUVs elétricos premium. Equipado com 517 cv e bateria…
BYD Seal consegue unir beleza, tecnologia, eletrificação e desempenho em um só carro

BYD Seal consegue unir beleza, tecnologia, eletrificação e desempenho em um só carro

Com um design elegante e tecnologia de ponta, o BYD Seal impressiona pelo desempenho e pela autonomia, sendo uma escolha…
Citroën C3 You 1.0 Turbo 2025: eficiência com toque de sofisticação

Citroën C3 You 1.0 Turbo 2025: eficiência com toque de sofisticação

Um hatch compacto com motor turbo eficiente, design moderno e tecnologias essenciais para o dia a dia. O Citroën C3…

2 Comments

  1. Jose

    Vc pode me responder se andar na banguela economiza ou gasta mais combustível

    1. Fernando Naccari

      Olá, José! Então, andar na “banguela” gasta mais combustível! Em veículos com injeção eletrônica, ao descer engatado o sistema reconhece o freio motor e corta a alimentação de combustível. Ou seja, o motor “desliga”. O motor continuará a girar porque ocorrerá o processo inverso: as rodas girando, girarão o câmbio e ele, por consequência, fará o motor girar. Além disso, usar a “banguela” em descidas sobrecarregará os freios do veículo e ele pode vir a falhar numa frenagem. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *