Andar em ponto morto economiza combustível?
andar em ponto morto economiza combustível BMW M2 Câmbio

Andar em ponto morto economiza combustível?

Se você já pensou que andar em ponto morto economiza combustível, saiba que além de gastar mais, isso pode causar acidentes.

Se você tem o hábito de dirigir, provavelmente já escutou alguém dizer que andar em ponto morto economiza combustível. É por isso que tanta gente adota o hábito de “andar na banguela”, como diz o jargão popular.

cta blog venda seu carro

O problema é que dirigir com o veículo com o câmbio manual em neutro (seja com câmbio manual ou automático) não poupa combustível – muito pelo contrário. 

Essa estratégia até era válida na era dos carros carburados. Só que a tática é inútil nos veículos equipados com injeção eletrônica. Nesta condição, o sistema interpreta que o veículo está em marcha-lenta e requisita maior quantidade de combustível para funcionar.

A mesma injeção eletrônica é que identifica quando o veículo está engrenado. Neste caso, dependendo da rotação do motor, o sistema entende que o veículo está se movimentando no embalo e aciona o sistema de corte da injeção eletrônica.

Sem carga no acelerador, a passagem de combustível é interrompida e a média de consumo despenca. Ou seja, o conselho de que andar em ponto morto economiza combustível não passa de um mito.

Andar em ponto morto pode causar até acidentes

Se você ainda acha que andar em ponto morto economiza, saiba que encarar um declive nesta condição pode até resultar em acidentes.

Sem uma marcha engatada, o freio-motor não ajuda a reduzir a velocidade do veículo. Com isso, o motorista vai exigir mais esforço por parte dos freios, que podem não funcionar corretamente em uma situação crítica.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

2 Comments

  1. Jose

    Vc pode me responder se andar na banguela economiza ou gasta mais combustível

    1. Fernando Naccari

      Olá, José! Então, andar na “banguela” gasta mais combustível! Em veículos com injeção eletrônica, ao descer engatado o sistema reconhece o freio motor e corta a alimentação de combustível. Ou seja, o motor “desliga”. O motor continuará a girar porque ocorrerá o processo inverso: as rodas girando, girarão o câmbio e ele, por consequência, fará o motor girar. Além disso, usar a “banguela” em descidas sobrecarregará os freios do veículo e ele pode vir a falhar numa frenagem. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *