> Dicas > Carro elétrico ou híbrido: como dirigir da forma mais eficiente

Carro elétrico ou híbrido: como dirigir da forma mais eficiente

carro eletrico hibrido Volvo XC90 T8

Um carro elétrico ou híbrido é ainda mais sensível às variações de estilo de condução que os veículos 100% a combustão; veja algumas dicas para extrair o máximo do seu veículo

Qualquer motorista sabe que abusar do acelerador com arrancadas bruscas ou dirigindo de maneira agressiva acaba refletindo negativamente no consumo de combustível em um carro 100% a combustão.

Pois saiba que o mesmo acontece também nos carros híbridos e elétricos. Mas além do fator estilo de condução, outras práticas também contribuem para conseguir extrair mais alcance de uma carga de baterias. Confira a seguir.

Frenagem suave

carro eletrico hibrido toyota prius]

Esta é uma dica que vale tanto para um carro elétrico quanto para um híbrido. Esses veículos são capazes de recarregar a bateria a partir da desaceleração ou frenagem.

Por isso, se acostume a dirigir reduzindo a velocidade do veículo gradualmente e aplicando os freios da maneira mais suave possível, de forma a permitir que o carro role por uma distância maior.

É por essa razão que muitos modelos elétricos contam com um modo de direção de um pedal, em que para frear o veículo basta aliviar o pé do pedal de acelerador, ou até uma posição no câmbio só para aumentar efeito freio motor.

Aceleração suave

carro eletrico nissan leaf painel

A mesma regra das frenagens vale para as acelerações: acelere sempre que possível de maneira suave. Nos congestionamentos, solte o pé do freio ou pise ligeiramente no acelerador quando quiser avançar.

Já no uso rodoviário, use o controlador automático de velocidade para manter a velocidade mais estável possível. Acelerações bruscas afetam bastante o rendimento de veículos com motores elétricos.

Rode dentro do limite

carro eletrico Chevrolet Bolt EV 2020

Um carro elétrico ou híbrido é inimigo das altas velocidades.

No caso do primeiro, o impacto da velocidade sobre a alcance é tão relevante que a Chevrolet, por exemplo, destaca no manual do Bolt EV que o melhor redimento do veículo é obtido rodando a 89 km/h.

Já nos híbridos, a desvantagem fica por conta de o motor a combustão acabar sendo mais exigido em velocidades mais altas. O que impacta justamente no consumo de combustível.

Desligue o ar-condicionado

carro eletrico toyota corolla

Outro segredo para extrair o maior alcance é desligar o ar-condicionado ou o aquecedor, recorrendo apenas ao ventilador para climatizar a cabine.

Utilize o ar-condicionado e o aquecimento apenas quando indispensável. Se o veículo contar com um sistema com controle automático de temperatura, não deixe de utilizar esta função.

Pode parecer besteira. Mas a Volvo aponta que, no híbrido XC90 Recharge, a autonomia no modo elétrico pode cair de 40 km para 20 km dependendo do estilo de direção e do ajuste de climatização da cabine.

Manutenção e carga

carro eletrico calibragem pneu

Esta é mais uma dica que vale para o carro a combustão e também para o carro elétrico e híbrido. Verifique periodicamente a calibragem dos pneus e evite carregar peso desnecessário dentro do automóvel.

Instalar um rack no teto ou qualquer outro acessório que interfira na aerodinâmica também é algo que afeta bastante o alcance do veículo.

Acesse nosso Guia Instacarro

Confira o preço do seu carro atualizado

Clique aqui

Posts relacionados

A imagem mostra uma pessoa PCD entrando em seu carro.
Dicas

Para pessoas com deficiência, carros PCD não são apenas uma escolha, mas muitas vezes uma necessidade

Comprar um carro zero quilômetro no Brasil se tornou uma tarefa difícil para muitos, fazendo com que o público em geral procure modelos seminovos ou usados. Porém, para uma parcela da sociedade como o público PcD, ter um carro novo é uma necessidade, já que estes não podem arriscar ter um veículo antigo. Imagine uma pessoa PcD tendo que lidar com um problema mecânico no meio da estrada?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *