Carro elétrico ou híbrido: como dirigir da forma mais eficiente
carro eletrico hibrido Volvo XC90 T8

Carro elétrico ou híbrido: como dirigir da forma mais eficiente

Um carro elétrico ou híbrido é ainda mais sensível às variações de estilo de condução que os veículos 100% a combustão; veja algumas dicas para extrair o máximo do seu veículo

Qualquer motorista sabe que abusar do acelerador com arrancadas bruscas ou dirigindo de maneira agressiva acaba refletindo negativamente no consumo de combustível em um carro 100% a combustão.

cta blog venda seu carro

Pois saiba que o mesmo acontece também nos carros híbridos e elétricos. Mas além do fator estilo de condução, outras práticas também contribuem para conseguir extrair mais alcance de uma carga de baterias. Confira a seguir.

Frenagem suave

carro eletrico hibrido toyota prius]

Esta é uma dica que vale tanto para um carro elétrico quanto para um híbrido. Esses veículos são capazes de recarregar a bateria a partir da desaceleração ou frenagem.

Por isso, se acostume a dirigir reduzindo a velocidade do veículo gradualmente e aplicando os freios da maneira mais suave possível, de forma a permitir que o carro role por uma distância maior.

É por essa razão que muitos modelos elétricos contam com um modo de direção de um pedal, em que para frear o veículo basta aliviar o pé do pedal de acelerador, ou até uma posição no câmbio só para aumentar efeito freio motor.

Aceleração suave

carro eletrico nissan leaf painel

A mesma regra das frenagens vale para as acelerações: acelere sempre que possível de maneira suave. Nos congestionamentos, solte o pé do freio ou pise ligeiramente no acelerador quando quiser avançar.

Já no uso rodoviário, use o controlador automático de velocidade para manter a velocidade mais estável possível. Acelerações bruscas afetam bastante o rendimento de veículos com motores elétricos.

Rode dentro do limite

carro eletrico Chevrolet Bolt EV 2020

Um carro elétrico ou híbrido é inimigo das altas velocidades.

No caso do primeiro, o impacto da velocidade sobre a alcance é tão relevante que a Chevrolet, por exemplo, destaca no manual do Bolt EV que o melhor redimento do veículo é obtido rodando a 89 km/h.

Já nos híbridos, a desvantagem fica por conta de o motor a combustão acabar sendo mais exigido em velocidades mais altas. O que impacta justamente no consumo de combustível.

Desligue o ar-condicionado

carro eletrico toyota corolla

Outro segredo para extrair o maior alcance é desligar o ar-condicionado ou o aquecedor, recorrendo apenas ao ventilador para climatizar a cabine.

Utilize o ar-condicionado e o aquecimento apenas quando indispensável. Se o veículo contar com um sistema com controle automático de temperatura, não deixe de utilizar esta função.

Pode parecer besteira. Mas a Volvo aponta que, no híbrido XC90 Recharge, a autonomia no modo elétrico pode cair de 40 km para 20 km dependendo do estilo de direção e do ajuste de climatização da cabine.

Manutenção e carga

carro eletrico calibragem pneu

Esta é mais uma dica que vale para o carro a combustão e também para o carro elétrico e híbrido. Verifique periodicamente a calibragem dos pneus e evite carregar peso desnecessário dentro do automóvel.

Instalar um rack no teto ou qualquer outro acessório que interfira na aerodinâmica também é algo que afeta bastante o alcance do veículo.

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *