Um carro elétrico ou híbrido é ainda mais sensível às variações de estilo de condução que os veículos 100% a combustão; veja algumas dicas para extrair o máximo do seu veículo
Qualquer motorista sabe que abusar do acelerador com arrancadas bruscas ou dirigindo de maneira agressiva acaba refletindo negativamente no consumo de combustível em um carro 100% a combustão.
Pois saiba que o mesmo acontece também nos carros híbridos e elétricos. Mas além do fator estilo de condução, outras práticas também contribuem para conseguir extrair mais alcance de uma carga de baterias. Confira a seguir.
Frenagem suave
Esta é uma dica que vale tanto para um carro elétrico quanto para um híbrido. Esses veículos são capazes de recarregar a bateria a partir da desaceleração ou frenagem.
Por isso, se acostume a dirigir reduzindo a velocidade do veículo gradualmente e aplicando os freios da maneira mais suave possível, de forma a permitir que o carro role por uma distância maior.
É por essa razão que muitos modelos elétricos contam com um modo de direção de um pedal, em que para frear o veículo basta aliviar o pé do pedal de acelerador, ou até uma posição no câmbio só para aumentar efeito freio motor.
Aceleração suave
A mesma regra das frenagens vale para as acelerações: acelere sempre que possível de maneira suave. Nos congestionamentos, solte o pé do freio ou pise ligeiramente no acelerador quando quiser avançar.
Já no uso rodoviário, use o controlador automático de velocidade para manter a velocidade mais estável possível. Acelerações bruscas afetam bastante o rendimento de veículos com motores elétricos.
Rode dentro do limite
Um carro elétrico ou híbrido é inimigo das altas velocidades.
No caso do primeiro, o impacto da velocidade sobre a alcance é tão relevante que a Chevrolet, por exemplo, destaca no manual do Bolt EV que o melhor redimento do veículo é obtido rodando a 89 km/h.
Já nos híbridos, a desvantagem fica por conta de o motor a combustão acabar sendo mais exigido em velocidades mais altas. O que impacta justamente no consumo de combustível.
Desligue o ar-condicionado
Outro segredo para extrair o maior alcance é desligar o ar-condicionado ou o aquecedor, recorrendo apenas ao ventilador para climatizar a cabine.
Utilize o ar-condicionado e o aquecimento apenas quando indispensável. Se o veículo contar com um sistema com controle automático de temperatura, não deixe de utilizar esta função.
Pode parecer besteira. Mas a Volvo aponta que, no híbrido XC90 Recharge, a autonomia no modo elétrico pode cair de 40 km para 20 km dependendo do estilo de direção e do ajuste de climatização da cabine.
Manutenção e carga
Esta é mais uma dica que vale para o carro a combustão e também para o carro elétrico e híbrido. Verifique periodicamente a calibragem dos pneus e evite carregar peso desnecessário dentro do automóvel.
Instalar um rack no teto ou qualquer outro acessório que interfira na aerodinâmica também é algo que afeta bastante o alcance do veículo.