Confira a seguir quais são os carros híbridos mais econômicos oferecidos atualmente no mercado automotivo brasileiro
Embora estejam longe da faixa de preços dos automóveis populares, os carros híbridos são uma opção para os motoristas que querem unir a boa autonomia dos 100% a combustão com a eficiência energética garantida pelos motores elétricos.
A tecnologia permite que mesmo carros de luxo equipados com motores potentes sejam capazes de ter um consumo de combustível até mais baixo do que o de um carro 1.0. Atualmente é possível encontrar no mercado automotivo três tipos diferentes de carros híbridos.
- Híbrido leve: é baseado em um pequeno motor elétrico que substitui o alternador. Esse propulsor permite, por exemplo, desligar o propulsor a combustão com o veículo em velocidade de cruzeiro e baixa carga no acelerador, já que ele segue alimentando de energia os sistemas do automóvel. Exemplos de modelos com essa tecnologia são o Kia Stonic e o Mercedes-Benz C200 EQ Boost.
- Híbrido convencional: Tanto o motor a combustão quanto o elétrico são capazes de tracionar as rodas sozinhos ou em conjunto. O propulsor a gasolina ainda é responsável por fornecer energia para as baterias do motor elétrico. Este sistema equipa modelos como o Toyota Corolla Cross Hybrid.
- Híbrido plug-in: Funciona de maneira parecida com o convencional, com a diferença que as baterias do motor elétrico são carregadas por uma fonte externa de energia. A tecnologia permite ao automóvel rodar por longas distâncias como um elétrico puro, contribuindo para o baixo consumo de gasolina. Carros com essa tecnologia: Volvo S90 e BMW 330e.
Confira a seguir quais são os carros híbridos mais econômicos disponíveis atualmente no mercado automotivo brasileiro. Os números de consumo são do PBE Veícular, do Inmetro.
BMW 330e
Versão híbrida plug-in do BMW Série 3, a 330e consegue registrar médias de consumo de gasolina de até 23,8 km/l (cidade) e 26,8 km/l (estrada).
O motor 2.0 a gasolina é combinado a um propulsor elétrico para desenvolver a potência conjunta de 292 cv. É possível rodar até 66 km apenas com o uso do motor alimentado por bateria.
Para saber o preço atualizado deste carro, confira no Guia de Preços da InstaCarro!
BMW 530e
O BMW 530e usa o mesmo conjunto motriz de 292 cv do 330e. Mas combinado a uma carroceria mais ampla (e com uma dose extra de luxo).
A média de consumo é de 22,6 km/l (cidade) e 23,6 km/l (estrada). É possível rodar até 56 km usando apenas o motor elétrico do automóvel.
Para saber o preço atualizado deste carro, confira no Guia de Preços da InstaCarro!
MINI Cooper S E Countryman ALL4
O Mini Cooper S E Countryman ALL4 combina um motor 1.5 de três cilindros com um propulsor elétrico. A potência conjunta de 224 cv permite ao SUV híbrido plug-in da marca britânica acelerar de 0-100 km/h em 6,8 segundos e rodar até 57 km apenas em modo elétrico.
De acordo com o Inmetro, o modelo registra médias de consumo de até 23,6 km/l (cidade) e 23,2 km/l (estrada).
Para saber o preço atualizado deste carro, confira no Guia de Preços da InstaCarro!
Volvo S90 Recharge
O sedã S90 é atualmente o sedã de mais prestígio da linha da Volvo. São quase 5 metros de comprimento e um conjunto motriz híbrido plug-in com potência combinada de 407 cv.
Mesmo assim, o modelo surpreende também pelo baixo consumo de gasolina. A média é de 21,9 km/l (cidade) e 22,5 km/l (estrada). O sedã é capaz de rodar até 43 km no modo elétrico.
Para saber o preço atualizado deste carro, confira no Guia de Preços da InstaCarro!
BMW X3 xDrive30e
O BMW X3 xDrive30e combina a aptidão de rodar fora das estradas asfaltadas, possibilitada pelo seu sistema de tração integral, combinada com a eficiência da motorização híbrida plug-in de 292 cv.
Capaz de rodar até 46 km no modo elétrico e acelerar de 0-100 km/h em 6,1 segundos, registra médias de consumo de 22,2 km/l (cidade) e 20,9 km/l (estrada).
Para saber o preço atualizado deste carro, confira no Guia de Preços da InstaCarro!