Cinco dicas para limpar o para-brisa
como limpar o para-brisa

Cinco dicas para limpar o para-brisa

Cansado de vidro sujo ou que vive embaçando? Confira cinco dicas para limpar o para-brisa do seu carro

Pode até parecer besteira, mas a verdade é que nem todo mundo sabe limpar o para-brisa do próprio carro. Seja com produtos de má qualidade ou por falta de cuidado, o efeito reverso da limpeza sempre aparece nos piores momentos, como na hora da chuva.

cta blog venda seu carro

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que seu para-brisa fique limpo, ato fundamental da manutenção do seu carro e da segurança viária, afinal, o para-brisa fique embaçado pode colocar a sua vida e outras pessoas em risco.

1. Nunca passe jornal para limpar o para-brisa

Pode parecer óbvio que não pode passar jornal no para-brisa, mas, infelizmente, muita gente costuma ter esse hábito. O jornal deixa uma tinta que pode não aparecer completamente na hora, mas quando chove, o estrago será visto.

nunca use jornal para limpar o para-brisa do carro

A tinta do papel que solta acaba ficando no para-brisa e criando uma película de sujeira que dificulta o trabalho dos limpadores. Assim, não é aconselhável passar este material.

2. Use limpador de vidros de qualidade

Não é qualquer loja de itens automotivos que vende um bom limpador de vidros. Por isso, fique atento à composição do produto que for adquirir.

como limpar o para-brisa

A amônia, por exemplo, é um problema para vidros com película, pois pode ressecar após várias aplicações. Há a possibilidade de criar um limpador caseiro, com a mistura de água e detergente neutro.

Se o para-brisa estiver muito engordurado, uma dica interessante é usar água com gás para a sua limpeza.

3. Use o pano correto para a limpeza do para-brisa

A escolha do pano para limpar o para-brisa talvez seja o item mais fundamental para a limpeza correta. Nada de usar qualquer pano.

como limpar o para-brisa

Para não causar riscos, opte por panos de microfibra ou papel toalha, mas um alerta: se o pano/papel estiver sujo, poderá arranhar o vidro.

Uma dica legal é: quando for usar o pano para a limpeza do para-brisa, passe-o na horizontal no exterior e na vertical no interior. Dessa forma você consegue saber com mais facilidade se a mancha está do lado de dentro ou fora do habitáculo.

4. Aplicação do produto limpador de para-brisa

Caso o seu para-brisa tenha película, o ideal é aplicar a solução limpadora no pano ou papel toalha para não danificar o plástico. Para secar use outro item, mas certifique-se de que esteja limpinho e seco.

como limpar o para-brisa com pano

5. Nunca “desembace” o para-brisa com a mão

Muita gente acaba usando a mão para limpar o vidro em um dia chuvoso. Porém, essa atitude é incorreta, pois isso irá engordurá-lo ainda mais e você terá ainda menos visibilidade.

nunca use a mão para limpar o para-brisa

Para situações como essa, tenha sempre um pano limpo e um pouco de detergente neutro para passar. Quanto mais espalhado o produto for, menos o vidro ficará embaçado.

Pasta de dente ajuda vidros com arranhões?

A pasta de dente é um item que se encontra em casa facilmente e apresenta bons resultados ao limpar o para-brisa com arranhões. Na verdade, a mistura indicada é da pasta de dente com bicarbonato de sódio.

A aplicação e a forma de remoção do produto são os passos principais, então, cuidado redobrado nesses momentos! Sua mistura deve ficar 100% homogênea, para não sobrar nenhum grãozinho de bicarbonato de sódio solto, que pode levar a mais arranhões no vidro. 

Com um pano seco e que não solte fiapos, pegue a pastinha e aplique no risco e nas laterais, sem excessos. Espere por 5 minutos e deixe o carro na sombra. Passado o tempo necessário, não jogue água: é hora de remover a pastinha.

Com um novo pano seco, remova a pastinha por completo. Misture óxido de ferro e glicerina para a remoção completa. Aplique essa mistura, deixe agir por 2 minutinhos e remova com o pano seco.

Passe um pano úmido para remover a segunda mistura. Depois, passe o pano úmido em toda a superfície do vidro. O último passo é aplicar o produto específico para limpar vidros – e pronto! Seu vidro para-brisa estará como novo.

Polimento do para-brisa

O polimento do para-brisa vai depender muito da situação do vidro. Essa prática é mais indicada para casos graves de riscos ou rachaduras. De qualquer forma, o importante é o aval de um profissional especializado, pois ele quem irá falar se vale a pena ou não polir. 

como limpar o para-brisa

Atualmente, o polimento custa uma média de R$ 150,00 a R$ 250,00. O que deve ser levado em conta é o tamanho do problema no para-brisa, o valor de um novo e se vale realmente a pena o polimento. Esse valor pode representar 25% do valor de um vidro novo original. 

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *