O cálculo para saber o consumo de combustível pode ser complicado, por isso os carros com computador de bordo podem ajudar muito
A tecnologia sempre busca atender de forma veloz e simples aquilo que o consumidor pode demorar muito para realizar, se é que consegue fazer corretamente. Por muito tempo, os motoristas tiveram que calcular o consumo de combustível na ponta do lápis, mas agora, com o computador de bordo, pode aposentar o caderninho?
Quando realizado manualmente, o resultado de consumo é feito pelo próprio motorista, que terá que verificar quantos quilômetros o carro rodou e quantos litros são necessários para esvaziar o tanque. Depois disso, ele terá em mãos, ou melhor, no caderno, quantos quilômetros o carro rodou por litro.
Alguns ficam inseguros em acreditar nos números do computador de bordo, isso porque, em sua primeira geração, os dados registrados não eram tão confiáveis. Alguns motoristas foram pegos de surpresa e acabaram ficando na reserva ou até mesmo sem combustível antes do estimado pela tecnologia.
Porém, agora, assim como toda tecnologia que está em constante mudança e evolução, eles são muito precisos, já que o computador sabe exatamente quantos quilômetros foram percorridos e quantos litros foram consumidos, realizando o cálculo segundo a segundo.
Hoje, o jogo virou, pois o que pode ser considerado não tão certeiro são os cálculos realizados manualmente, já que alguns motoristas não levam em consideração as divergências entre um abastecimento e outro, a inclinação do carro ou até mesmo do piso do posto. Para que elas sejam confiáveis, é necessário decidir uma média entre vários desses abastecimentos e julgar outras variantes.
Como funciona o consumo instantâneo?
No computador de bordo há a opção de consumo instantâneo, que é o número de consumo que o veículo está fazendo naquele exato momento. É por meio desse número que se sabe a eficiência energética do carro. O valor vai se alterando uma vez por segundo, às vezes até mais rapidamente que isso.
É um excelente parâmetro quando se quer conduzir o carro de maneira mais econômica. Se atento às informações mostradas por essa função, acaba que o condutor consegue pisar no acelerador de maneira mais suave, quando necessário.
Consumo médio
Já o consumo médio é a função que mostra, como o nome já diz, o consumo médio do carro desde um certo em específico. Quando for abastecer, é interessante zerar esta função, pois assim saberá a média daquele tanque. Também é inteligente zerar essa contagem quando for realizar uma viagem que faz com frequência, assim saberá o consumo específico daquele trajeto e quanto você gasta para realizá-lo.
Afinal, devo confiar no computador de bordo?
Se seu carro for mais novo, com certeza o computador de bordo dele será confiável, já que muita coisa mudou desde que a tecnologia foi lançada no Brasil, em 1985. Mas se você é do tipo de condutor que prefere confiar em si mesmo, não há mal nenhum em fazer seus próprios cálculos. É até interessante ter números comparativos dos trajetos que realiza.