O controle de estabilidade será obrigatório para todos os carros lançados no Brasil
foto de estrada

O controle de estabilidade será obrigatório para todos os carros lançados no Brasil

É importantíssimo que o trânsito nas cidades e nas estradas sejam cada vez mais seguros e tranquilos para os motoristas trafegarem. Nesse sentido, alguns equipamentos e inovações tecnológicas vêm surgindo nos últimos anos para contribuir com isso. Um bom exemplo, com certeza, é o mecanismo que ajuda no controle de estabilidade.

Chamado de ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade, tradução livre de Eletronic Stability Program), o sistema auxilia o carro a não derrapar em situações de curvas ou desvios sinuosos durante o trânsito. Com isso, evita-se boa parte dos capotamentos, além de várias batidas e outros acidentes que poderiam não ter acontecido.

cta blog venda seu carro

Confira o post abaixo para saber mais sobre a importância desse acessório!

Como funciona esse controle de estabilidade?

Propiciar segurança para os motoristas é um dever das montadoras ao projetar e lançar novos modelos de carros. Nesse sentido, renovar os equipamentos disponíveis a quem dirige o veículo é, sempre, necessário. Os freios ABS são um bom exemplo de mecanismo que ajudam os motoristas a se sentirem mais seguros no trânsito.

Inclusive, esse equipamento já é um ítem obrigatório em todos os carros novos do mercado nacional. Tão importante quanto o ABS é o controle eletrônico de estabilidade, que faz com que o veículo se mantenha firme em meio a situações que podem fazer com que ele saia da sua trilha — curvas sinuosas, por exemplo.

Sua forma de funcionamento pode parecer, para algumas pessoas, um tanto complicada. Porém, o sistema é todo eletrônico — a única tarefa do proprietário do veículo, então, é apertar um simples botão para o mecanismo funcionar.

O controle de estabilidade age de forma direta nos freios, impedindo que o condutor se descontrole na direção em situações instáveis, como curvas e desvios. Analisando a frequência de rotação juntamente à velocidade, o sistema busca identificar o disco que estiver perdendo aderência com o solo.

Então, o freio daquela roda é acionado, a fim de compensar a perda de estabilidade e, consequentemente, impedir que o carro derrape ou, até mesmo, capote. A diferença feita pelo controle de estabilidade é nítida, se comparada com um outro veículo que não possua o sistema.

Equipamento está cada vez mais popular mesmo antes da obrigatoriedade

Em 2014, os freios ABS e o airbag frontal se tornaram obrigatórios para todos os veículos vendidos no Brasil — que fossem fabricados a partir daquele ano. Desde então, alguns outros projetos visando a obrigatoriedade de mecanismos de segurança começaram a aparecer. O controle de estabilidade, inclusive, estará presente em todos os modelos a partir de 2022.

Sendo um sistema um pouco mais complexo e tecnológico de se implementar, o prazo limite para as montadoras se adaptarem à medida é, de certa forma, extenso. No entanto, mesmo com quatro anos pela frente até que se estabeleça a obrigatoriedade, diversos modelos já estão recebendo o ESP antes de serem vendidos.

O Ka, da Ford, é o carro mais barato do mercado que possui o sistema de controle de estabilidade em sua composição. Além dele, modelos mais intermediários, com o Fiat Argo e o Fit, da Honda, também são vendidos, em suas configurações mais caras, com o ESP. Acima disso, na faixa dos R$ 80 mil para mais, o mecanismo é quase um item padrão em todos os modelos.

Quer vender o seu carro para poder adquirir um que possua o sistema de controle de estabilidade como acessório? Fazendo o processo com a Instacarro, você recebe o dinheiro no mesmo dia sem passar por nenhuma dor de cabeça. Agende uma inspeção gratuita do seu veículo e venha nos conhecer!

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *