> Dicas > O controle de estabilidade será obrigatório para todos os carros lançados no Brasil

O controle de estabilidade será obrigatório para todos os carros lançados no Brasil

O controle de estabilidade será obrigatório para todos os carros lançados no Brasil

É importantíssimo que o trânsito nas cidades e nas estradas sejam cada vez mais seguros e tranquilos para os motoristas trafegarem. Nesse sentido, alguns equipamentos e inovações tecnológicas vêm surgindo nos últimos anos para contribuir com isso. Um bom exemplo, com certeza, é o mecanismo que ajuda no controle de estabilidade.

Chamado de ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade, tradução livre de Eletronic Stability Program), o sistema auxilia o carro a não derrapar em situações de curvas ou desvios sinuosos durante o trânsito. Com isso, evita-se boa parte dos capotamentos, além de várias batidas e outros acidentes que poderiam não ter acontecido.

Confira o post abaixo para saber mais sobre a importância desse acessório!

Como funciona esse controle de estabilidade?

Propiciar segurança para os motoristas é um dever das montadoras ao projetar e lançar novos modelos de carros. Nesse sentido, renovar os equipamentos disponíveis a quem dirige o veículo é, sempre, necessário. Os freios ABS são um bom exemplo de mecanismo que ajudam os motoristas a se sentirem mais seguros no trânsito.

Inclusive, esse equipamento já é um ítem obrigatório em todos os carros novos do mercado nacional. Tão importante quanto o ABS é o controle eletrônico de estabilidade, que faz com que o veículo se mantenha firme em meio a situações que podem fazer com que ele saia da sua trilha — curvas sinuosas, por exemplo.

Sua forma de funcionamento pode parecer, para algumas pessoas, um tanto complicada. Porém, o sistema é todo eletrônico — a única tarefa do proprietário do veículo, então, é apertar um simples botão para o mecanismo funcionar.

O controle de estabilidade age de forma direta nos freios, impedindo que o condutor se descontrole na direção em situações instáveis, como curvas e desvios. Analisando a frequência de rotação juntamente à velocidade, o sistema busca identificar o disco que estiver perdendo aderência com o solo.

Então, o freio daquela roda é acionado, a fim de compensar a perda de estabilidade e, consequentemente, impedir que o carro derrape ou, até mesmo, capote. A diferença feita pelo controle de estabilidade é nítida, se comparada com um outro veículo que não possua o sistema.

Equipamento está cada vez mais popular mesmo antes da obrigatoriedade

Em 2014, os freios ABS e o airbag frontal se tornaram obrigatórios para todos os veículos vendidos no Brasil — que fossem fabricados a partir daquele ano. Desde então, alguns outros projetos visando a obrigatoriedade de mecanismos de segurança começaram a aparecer. O controle de estabilidade, inclusive, estará presente em todos os modelos a partir de 2022.

Sendo um sistema um pouco mais complexo e tecnológico de se implementar, o prazo limite para as montadoras se adaptarem à medida é, de certa forma, extenso. No entanto, mesmo com quatro anos pela frente até que se estabeleça a obrigatoriedade, diversos modelos já estão recebendo o ESP antes de serem vendidos.

O Ka, da Ford, é o carro mais barato do mercado que possui o sistema de controle de estabilidade em sua composição. Além dele, modelos mais intermediários, com o Fiat Argo e o Fit, da Honda, também são vendidos, em suas configurações mais caras, com o ESP. Acima disso, na faixa dos R$ 80 mil para mais, o mecanismo é quase um item padrão em todos os modelos.

Quer vender o seu carro para poder adquirir um que possua o sistema de controle de estabilidade como acessório? Fazendo o processo com a Instacarro, você recebe o dinheiro no mesmo dia sem passar por nenhuma dor de cabeça. Agende uma inspeção gratuita do seu veículo e venha nos conhecer!

Acesse nosso Guia Instacarro

Confira o preço do seu carro atualizado

Clique aqui

Posts relacionados

A imagem mostra uma pessoa PCD entrando em seu carro.
Dicas

Para pessoas com deficiência, carros PCD não são apenas uma escolha, mas muitas vezes uma necessidade

Comprar um carro zero quilômetro no Brasil se tornou uma tarefa difícil para muitos, fazendo com que o público em geral procure modelos seminovos ou usados. Porém, para uma parcela da sociedade como o público PcD, ter um carro novo é uma necessidade, já que estes não podem arriscar ter um veículo antigo. Imagine uma pessoa PcD tendo que lidar com um problema mecânico no meio da estrada?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *