Controle de tração: entenda como funciona
honda wr-v exl 2021 botões da regulagem dos faróis pressão de pneus e controle de tração

Controle de tração: entenda como funciona

O controle de tração ainda pode ser uma dúvida para muita gente, veja sua importância na segurança da condução

Já no mercado há um bom tempo, muita gente ainda não sabe muito bem para que serve o controle de tração. Este é um sistema eletrônico que traz maior segurança no trânsito, já que possui como objetivo controlar a aderência das rodas com o piso e pode ser conhecido também pela sigla em inglês TCS (Traction Control System). 

cta blog venda seu carro

Com a evolução da indústria automotiva, o controle de tração também foi se modificando e melhorando, porém, ainda é comum encontrar pessoas que não sabem para que serve e como funciona o componente e pensarem que ele é desnecessário. 

Afinal, como funciona o Controle de Tração?

botão Sport e controle de tração do Peugeot 208 turbo Griffe

Para entender seu funcionamento, é necessário ter muito claro do que se trata o Controle de Tração. Este é um mecanismo eletrônico gerenciado por um processador central no carro, que monitora o tempo todo durante uma viagem a aderência dos pneus.

Seu trabalho ocorre em conjunto com outro sistema de segurança, os freios ABS, que garantem juntos maior segurança durante a condução. Para que seu trabalho seja realizado, o Controle de Tração possui sensores presentes nos freios ABS. 

Esses sensores indicam se há possíveis riscos dos pneus perderem aderência, como, por exemplo, a roda está girando em falso. Se alguma anormalidade for diagnosticada por esses sensores, um sinal chega até a central eletrônica do carro com a informação que é necessário diminuir o fornecimento de energia do motor e acionar os freios na roda que patinou.

Isso tudo acontece de forma muito sutil e rápida, fazendo com que todo o processo seja praticamente imperceptível ao condutor. 

O Controle de Tração também é acionado em situações de aquaplanagem na estrada ou em terrenos com presença de neve, ou gelo, já que nesses cenários o carro fica mais propenso a ter uma roda girando em falso. Quando o controle é acionado, uma luz que indica o seu funcionamento aparece no painel de controle para avisar o motorista.

Mas, o que é a tração?

Agora que já sabemos como funciona o Controle de Tração, pode ser que você esteja se perguntando: “Afinal, o que é essa tal de tração?”. A tração, explicando de forma simples, é a força que o motor manda para os pneus para dizer onde estes devem ir.

Mito: Controle de Tração aumenta o consumo de combustível

combustível na reserva controle de tração

Alguns dizem que o Controle de Tração aumenta o consumo de combustível, o que é uma mentira. O pensamento é simples: se o sistema, quando ativado, tem como um de seus objetivos diminuir a potência enviada do motor, logo, a necessidade de combustível também será menor. 

Posso desligar o Controle de Tração?

Há situações bem específicas que o Controle de Tração pode mais atrapalhar do que ajudar, como é o caso daqueles que gostam de praticar rally. 

Em um cenário que o veículo esteja preso na lama, onde as rodas estão girando sem atrito, deixar o controle de tração ativo pode ser um problema, pois este irá diminuir a velocidade de giro das rodas, imaginando que a alta velocidade represente uma perda de controle. Por isso, nestes casos desativá-lo é uma boa solução. 

Aliado: Controle de Estabilidade

Um aliado importante do Controle de Tração é o Controle de Estabilidade. Antes de entender sua importância, é necessário saber sua função no sistema veicular. Basicamente, o Controle de Estabilidade é um conglomerado de tecnologias que envolvem o Controle de  Tração e outros mecanismos para manter o veículo sob controle e estável, independente das condições que este enfrenta. 

O Controle de Estabilidade tem como principal objetivo manter o carro sob tração o tempo todo para que assim o veículo sempre obedeça os comandos do condutor. 

ECU (Unidade de Controle Eletrônica)

O sistema de segurança automotivo tem como coração a ECU (Unidade de Controle Eletrônica), além de sensores em várias partes do veículo que mensuram vários dados. Entre essas informações, são processadas o quão rápido as rodas estão girando, quão rápido você está indo e o quanto o carro está girando ao redor do seu eixo principal.

Se houver algum desvio de qualquer um desses dados, a ECU entra em ação para que o carro não saia de onde deveria estar naquele momento. Inclusive, o sistema normalmente começa a agir muito antes de você saber que há um problema. 

Como saber se o carro possui Controle de Tração?

É simples achar essa informação. Obviamente, uma das maneiras de se informar é consultando o manual ou a ficha técnica do modelo. 

Além disso, também é possível obter a informação procurando a existência de um botão no console ou painel central com o ícone do sistema, já que este é um dos indicativos mais fáceis de achar.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *