Cooperativas de seguro: vale a pena?
cooperativa de seguro - homem dentro de carro mexendo no celular e com expressão pensativa

Cooperativas de seguro: vale a pena?

Na hora de escolher um seguro para o seu carro, você já deve ter notado que as cooperativas de seguro oferecem planos mais baratos. Mas vale a pena?

Você já deve ter ouvido falar do seguro automotivo feito por cooperativas. Esse tipo de seguradora nasce da necessidade de ter seu carro protegido, porém fugir das seguradoras comuns, que muitas vezes apresentam preços altos para o bolso do consumidor. 

cta blog venda seu carro

Basicamente, a ideia desse tipo de associação é obter o bem-estar de seus membros e não visar o lucro. Porém, as seguradoras convencionais alegam que essas cooperativas não possuem a mesma regulamentação e garantias das empresas de seguro já conhecidas. 

Como funcionam as associações de proteção veicular?

Para entender melhor sobre as cooperativas e associações de seguro automotivo, precisamos entender como estas funcionam. As associações de proteção veicular se caracterizam como um grupo de pessoas, proprietárias de veículos, que rateiam as despesas, como um sinistro, que algum dos membros possa sofrer. 

cooperativa de seguro - homem debruçado com expressão sorridente no capô de um carro branco

Dessa forma, essas associações têm ação diferente das seguradoras, cujo objetivo, por serem empresas, será principalmente o lucro. Uma das principais vantagens decorrentes do seguro de cooperativa é o seu baixo custo, que pode ser até 70% menor.

Em casos onde o perfil do segurado é de alto risco, a opção de cooperativa será bem vantajosa. Isso por que nas cooperativas não é necessário uma análise completa do perfil do dono do veículo, como acontece no caso das seguradoras. 

Nas cooperativas de seguro automotivo é levado em conta apenas o modelo e ano de fabricação do veículo, para determinar o custo de sua reposição total ou parcial.

Mas por que as cooperativas não estabelecem  um perfil do associado? É simples: não é a cooperativa que arca por qualquer acidente, ela apenas antecipa o pagamento e depois divide o valor total entre os cooperados. Por tal motivo, o perfil do associado não importa no final das contas. 

Proteção Veicular x Seguro

Por serem modelos de negócio diferentes, é importante saber que as cooperativas oferecem, na verdade, uma proteção veicular e não um seguro. Há semelhanças entre os dois, como, por exemplo, a cobertura de casco, que é o que irá indenizar por roubo, furto, incêndio e acidentes.

sinistros não cobertos pelo seguro - homem falando ao celular com carro parado atrás quebrado e mulher encostada no carro cinza

Porém, ao contrário das seguradoras, as cooperativas que oferecem proteção veicular não são regulamentadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Logo, se você sofrer um sinistro, não tem um respaldo legal de que a indenização será realmente realizada. 

A falta de indenização pode ocorrer principalmente pela falta de dinheiro, proveniente da taxa que os cooperados pagam mensalmente. No entanto, isso não significa que as cooperativas sejam ilegais. Elas estão previstas pela lei, mas é necessário uma boa pesquisa antes de se filiar a uma delas. 

Cooperativas: prós e contras

Ao contrário das seguradoras, que cobram um valor anual, as cooperativas estipulam uma pequena taxa fixa mensal, mas emitem, também mensalmente, um boleto adicional  para gastos de reparo dos carros que se acidentaram, ou indenizá-los no caso de roubo, furto e perda total. O valor deste boleto não é pré-determinado e muda de acordo com as despesas contabilizadas no mês anterior. 

A escolha por uma cooperativa de seguro vai depender muito do seu estilo de vida junto ao carro. Caso você utilize muito o seu veículo ou seja responsável por uma frota com grande número de carros, provavelmente um seguro é a melhor escolha, pois oferece um serviço que resolve problemas de maneira mais ágil.

Já se você não tem muita necessidade ou dependência do automóvel ou não pode gastar muito no momento, uma proteção veicular pode ser suficiente para suprir suas necessidades.

O que avaliar na contratação de um seguro?

Seja na contratação de um seguro convencional ou de uma proteção veícular, saiba que a tarefa irá exigir muita reflexão e atenção. O seguro automotivo pode ter mais de 100% de diferença de preço entre diferentes seguradoras. Além disso, é importante entender o serviço que será contratado e quais são as coberturas.

A contratação através de uma seguradora pode ser mais burocrática, porém ela oferece mais segurança para seu dia a dia. Outra vantagem do seguro convencional é a praticidade de poder realizar o processo online, enquanto o seguro de cooperativa é preciso se dirigir até a loja física da cooperativa.

Posts relacionados

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…
Chuvas no RS causam R$ 1,3 bilhão em indenizações para seguradoras

Chuvas no RS causam R$ 1,3 bilhão em indenizações para seguradoras

Levantamento Confederação Nacional das Seguradoras mostra que por causa das chuvas no RS, o maior valor já pago no setor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *