As diferenças entre motor turbo e aspirado

As diferenças entre motor turbo e aspirado

Você sabe qual é a diferença entre um motor turbo e um aspirado? Entenda as diferenças e as vantagens de cada um na hora de comprar seu próximo carro

Quando decidimos comprar um veículo é necessário tirar um bom tempo para analisar todas as possibilidades. Além de avaliar o tipo de combustível, modelo e custo de manutenção, é importante saber se um modelo aspirado ou turbo será melhor para o que você precisa.

Quando olhamos para os tipos de motores, precisamos saber que as regulamentações ligadas a esses componentes estão cada vez mais exigentes, como é o caso dos termos de emissões de poluentes.

Por isso, as montadoras precisaram se adaptar e oferecer a mesma potência, mas com menos poluição. Diante desse cenário, muitos modelos têm substituído os motores aspirados por motores mais modernos e eficientes, conhecidos por serem turbo.

Apesar de estarem ganhando relevância nos dias atuais, a criação do motor turbo não é tão jovial quanto seu uso em larga escala. O primeiro motor turbo foi criado em 1905, na Suíça, por Alfred Büchi.

A tendência vem pegando a maioria dos veículos comercializados atualmente, chegando a esportivos ou utilitários. Além da questão de emissão de poluentes, há outras diferenças entre um motor aspirado e turbo.

Motor turbo x aspirado

No motor aspirado, o ar alcança os cilindros por meio da pressão atmosférica, enquanto nos propulsores turbo há uma turbina usada para fornecer o ar pressurizado, pegando os gases do escape. 

Se compararmos, nos motores turbo,a pressão cresce entre 0,5 e 1,5 bar em relação à pressão atmosférica.

Manutenção

carros com manutenção barata - carro com capo aberto enquanto mao masculina mexe no motor

A manutenção de motores turbo são mais complexas que em modelos aspirados, já que funcionam com temperaturas mais altas. Com isso, problemas nesse tipo de propulsor podem sair mais caros de consertar. 

É necessário uma atenção especial à manutenção dos lubrificantes de um motor turbo. Isso porque é necessário ter certeza que todos os setores do motor estão perfeitamente lubrificados e trabalharão sem nenhum problema. 

Quando falamos de manutenção como um todo os motores são bem parecidos. Exceto pelo fato que no aspirado há uma peça a menos, ou seja, um item a menos para dar defeito. Um pró para o turbo é que estes possuem reforço para suportar a alta pressão que necessita para seu funcionamento. 

Existe um mito que motores turbo duram menos que os aspirados. Apesar de exigir mais de seus componentes, os modelos que vem de fábrica com esse tipo de conjunto motriz são projetados justamente para aguentar o tranco. Inclusive, motores com turbina tem a missão de atender os mesmos requisitos de durabilidade de modelos aspirados. 

Desempenho motor turbo x aspirado

Um carro que carrega sob o capô um motor turbo terá um desempenho melhor que um aspirado. Isso acontece porque em baixas e médias rotações, um motor turbo se torna muito mais potente. No caso de modelos aspirados, a potência vem em baixas ou altas rotações, enquanto em termos médios esteja em desvantagem em relação ao seu concorrente. 

Em um motor turbo é necessário usar a mudança de marcha para chegar ao limite da aceleração, enquanto em um modelo aspirado é possível conduzir com folga suficiente em marchas longas.

No caso da direção, ao utilizar um modelo com motor turbo, o condutor terá em suas mãos uma direção mais enérgica e agressiva, enquanto os modelos aspirados oferecem uma maior suavidade ao motorista. 

Qual mais econômico?

Motores turbo trazem a promessa de serem mais econômicos que os aspirados. Porém, a economia só acontece se analisarmos o gasto na mesma potência e condições. Por exemplo, se o motorista colocar um motor turbo constantemente em altas velocidades, o gasto com combustível será maior. Motores aspirados não estão propensos à aceleração, o que reflete um consumo menor quando usado em potência máxima.

Motores turbo fixos ou variáveis

Por serem uma tendência de mercado, é importante lembrar que nem todos os motores turbo são iguais, existindo dois tipos deles: os fixos e os variáveis. Por exemplo, um modelo com um turbo compressor variável é  incumbido por mediar a quantidade de gases de escape que passam pela turbina, regulando assim a pressão do turbo. Esse sistema acaba influenciando de forma positiva o desempenho. 

Posts relacionados

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

O novo Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral, motor elétrico de 292 cv e autonomia de até…
Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Recuperar carros batidos para venda envolve analisar o custo-benefício da reparação. Para isso, é preciso avaliar danos, valores de mercado…
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Após sete anos de hiato, o retorno do icônico evento automotivo será entre 22 de novembro e 1° de dezembro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *