Tirou a sua CNH? Confira dicas para dirigir pela 1ª vez
carro dirigir primeira vez

Tirou a sua CNH? Confira dicas para dirigir pela 1ª vez

Você irá dirigir pela 1ª vez após a obter a CNH? Confira algumas dicas para ter uma boa experiência ao volante

Parece assustador para muitos habilitados dirigir pela 1ª vez depois de tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mas não ache que isso só acontece com você. Pelo contrário. É normal sentir um certo temor. 

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Se você cumpriu todo o trajeto até a obtenção da permissão para dirigir, muito provavelmente trata-se da ansiedade comum a tudo o que se faz pela primeira vez. Separamos algumas dicas para ajudar você a superar o medo e ansiedade e se sair bem dirigindo. 

Vestir o automóvel

Antes de dar a partida, o importante é ajustar o banco da maneira correta, de modo que dirigir não se torne uma tarefa cansativa. O ideal é não posicionar o assento muito alto e deixar uma distância de três dedos entre o assento e a parte de trás do joelho.

Regule o banco de maneira que as pernas não fiquem totalmente estendidas ao acionar os pedais e que seja possível apoiar totalmente os pés no assoalho quando em repouso.

Já o encosto deve formar um ângulo entre 100 e 120 graus em relação ao assento. Em relação à direção, na posição correta é possível ver todos os instrumentos e é possível juntar as mãos no topo do volante sem precisar deslocar os ombros do encosto.

Ao regular os retrovisores, quando já estiver na posição de dirigir, ajuste os espelhos externos todos para um ângulo mais aberto. Depois, vá trazendo a lente lentamente para “dentro” da carroceria até aparecer uma parte do carro. O correto é que, sem deslocar a cabeça ou o pescoço, você consiga visualizar a parte traseira do seu carro.

O espelho interno deve estar posicionado de uma maneira em que o motorista, só com o movimento dos olhos, consiga visualizar a janela de trás como um todo.

Dirija de dia

Saiba que a luz diurna sempre será sua melhor amiga em sua primeira viagem. Opte por rodar em horários em que haja boa visibilidade, como o período da manhã e até mesmo, uma parcela da tarde.

Dirija com atenção plena. Além de cuidar de sua própria maneira de conduzir o veículo, o motorista deve estar atento ao comportamento dos outros condutores, de forma a reagir em tempo hábil em caso de necessidade. Trânsito é assunto sério, então esteja descansado e atento a tudo à sua volta.

Tenha prudência

Se você é daqueles fãs assíduos de jogos de carros, onde o importante é a velocidade e a direção arrojada, saiba que na vida real as coisas são diferentes.

Por ser sua primeira viagem, sempre dirija a uma boa distância do carro da frente para evitar riscos. Não fique colado na traseira de ninguém. Mesmo que você não erre, o condutor da frente pode fazer uma frenagem brusca.

Guiar é um ato de responsabilidade. Sempre se mantenha em sua faixa, respeite os limites impostos pela sinalização e siga em frente. Vale lembrar que a na fase da permissão de dirigir, que dura 12 meses, o condutor não pode registrar em seu prontuário infrações graves ou gravíssimas.

Leve uma companhia

Fazer algo que causa nervosismo sempre se torna mais fácil quando se tem a companhia de alguém compreensivo ao seu lado. Na sua primeira viagem, leve um parente, amigo ou parceiro para que essa pessoa ajude a lhe transmitir segurança.

Evite pegar o carro para chegar a um compromisso com hora marcada. Tudo o que você menos precisa é de pressão e estresse. Por isso mesmo, se você for enfrentar uma viagem rodoviária já na sua primeira vez como motorista habilitado, não hesite em dar algumas paradinhas periódicas para relaxar.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *