O envelopamento de carros é uma boa ideia? Pintar ou envelopar?
envelopamento de carros

O envelopamento de carros é uma boa ideia? Pintar ou envelopar?

A prática do envelopamento de carros é uma boa ideia para quem deseja customizar o seu veículo e ainda preservar a pintura original

A prática de envelopamento se tornou moda entre os customizadores. Isso porque passou a ser uma solução mais barata para mudar o visual do veículo sem precisar repintar o veículo completamente.

cta blog venda seu carro

O envelopamento do carro é uma dica econômica se você quer mudar o visual do carro sem gastar tanto. A técnica é feita por meio de um processo de adesivagem, cobrindo a pintura externa do veículo. A técnica pode dar ao carro um ar mais esportivo ou até mesmo renovar o visual, dependendo da escolha de cores e acabamentos.

No entanto, mudar o estilo e a aparência do carro não é a única finalidade. Mais do que estética, a prática pode representar proteção para o seu veículo, pois a técnica preserva a pintura original e a carroceria contra arranhões e raios UV, por exemplo.

Devo realizar o envelopamento do meu carro?

A decisão vai muito além de escolher o tom de fosco característico de carros customizados. Existem muitas opções de cores no mercado e até aqueles que variam sua cor padrão de acordo a incidência de luz solar.

Há ainda opções transparentes, que servem apenas de criar uma película protetora contra danos à pintura, muito utilizada em carros esportivos do segmento premium.

Tipos de envelopamento de carros

  • PVC Vinil: Essa é a forma mais comum de envelopar um carro. Feito a partir de uma película em PVC, o material garante alta resistência contra riscos. Devido à diversa variedade de cores, é considerado o ideal para quem quer alterar o visual do veículo;
  • Poliuretano: O material é transparente, sendo assim, o envelopamento é apenas para a proteção da pintura do carro. A vantagem é ser mais resistente que o PVC;
  • Envelopamento líquido: É feita com uma tinta específica para esse tipo de situação. Com ela é possível corrigir riscos e bolhas relacionadas a um outra adesivagem feita no passado. Além disso, pode proporcionar proteção contra arranhões, bem como adesivar pequenas peças, como as rodas. Pode ser removido sem nenhum dano à peça.

Quanto custa envelopar ou plotagem de um carro?

É no financeiro, principalmente, que o envelopamento se torna uma opção interessante em relação à repintura. Normalmente, envelopar o veículo inteiro é 45% mais barato do que repintá-lo, isso quando falamos em carros populares.

Outras vantagens da técnica está na rapidez do processo — que pode ser concluído em algumas horas — e em poder reverter a customização, sem prejuízos à pintura original.

Duração do envelopamento

Apesar de não ter um tempo definido para a duração de um envelopamento, clientes afirmam que o material ficou em perfeito estado por um período de 7 a 10 anos. Mas esse tempo varia conforme os cuidados, como na limpeza do veículo e exposição ao sol.

Profissionais da área tem uma previsão mais “pessimista”, e consideram a duração entre 3 e 4 anos.

Como é feito o envelopamento de carros?

envelopamento de carros

O processo, de modo geral, é simples. Primeiro o veículo passa por uma lavagem especial para retirar qualquer resíduo de sujeira que pode estar presente na lataria. Além da sujeira em partículas, essa limpeza também tem função desengordurante.

Com o carro limpo e seco, é feita a colagem do material adesivo.

Cuidados e manutenção

O envelopamento automotivo funciona como uma película protetora da carroceria, protegendo-a de danos contra raios UV, contra riscos e sujeira.

Por isso, uma recomendação importante é que após a colagem o veículo não pode ser exposto ao sol intenso. Além disso, não pode ser lavado por três dias.

Mas após esse período, a limpeza deve ser feita apenas com água, pano de microfibra e sabão neutro. Evite produtos químicos como ceras, por exemplo.

O que a legislação diz sobre o envelopamento de carros?

O envelopamento pode ser uma saída estética de variação visual do seu carro, mas a legislação impõe limites sobre a prática de alterações na estética original do veículo.

A lei determina que é possível alterar até no máximo 50% da característica original do automóvel. Ultrapassado esse limite, é considerado uma mudança na coloração — o que resultaria na necessidade de alteração da documentação.

Mas se for mudar a cor por completo, é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) da sua cidade e solicitar a alteração do registro da cor predominante do veículo.

A mudança exigirá o pagamento de uma taxa, bem como uma vistoria do veículo. O não cumprimento dessa lei resulta em infração grave e 5 pontos na carteira

Como funciona a revenda?

Se você está pensando em envelopar o seu carro, mas considera vendê-lo em pouco tempo, é bom saber que nem todo tipo de modificação agrada na hora da revenda. Isso porque veículos 100% originais ou com pequenas melhorias em níveis de acessórios tendem a ter melhor aceitação se comparados aos modificados.

Por isso, para esse dilema tenha em mente duas coisas: primeiro que é completamente possível e comum a retirada do envelopamento na hora de vender o carro; segundo que, apesar de ter um custo para a remoção, a reversão do processo é bem mais barata que pintar o carro novamente.

Por que agendar uma avaliação na InstaCarro?

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

20 Comments

  1. Carlos

    Olá,
    Tenho um Astra 2001 com pintura bem queimada. O envelopamento seria uma boa saída para preservar e dar uma sobrevida sem precisar pintar inteiro?
    Quanto a desvalorização, acho que neste caso não seria ruim, pois com a pintura queimada o valor talvez caísse mais ainda, concorda?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem?

      É isso aí, o envelopamento te ajuda exatamente nestas situações. Só cuidado com alterações do padrão original (como envelopamentos foscos ou multicoloridos), pois isso pode atrapalhar ao invés de ajudar.

      1. Fabio

        *plotado

      2. Pardall

        Não entendi, o que o envelopamento fosco atrapalharia no caso do astra do amigo ali? Trabalho a quase 20 anos adesivando e envelopando veículos e essa sua informação não procede…

        1. Fernando Naccari

          Oi, Pardall. Acho que não fui claro na resposta, tem razão. Digo que, na hora da revenda, se ele usar um envelopamento no padrão fosco ou fantasia, a aceitação do veículo no mercado de usados é menor do que se ele usar um padrão original. Quanto à qualidade do serviço, ele pode ser excelente em todo tipo de padronagem do adesivo.

    2. Fabio

      Eu concordo. Penso igual. Mas afinal, vendeu o Astra piorado?

  2. ALYSSON GOLDBERG MOREIRA GOMES

    Pensando em mudar a cor do carro e ao mesmo tempo dar essa proteção. Minha duvida maior é se, quando eu for retirar esse envelopamento, existirão DANOS a pintura original. O que me diz a respeito ?? Obrigado.

    1. Fernando Naccari

      O envelopamento não estraga a pintura se a película escolhida for de boa qualidade e se um profissional capacitado faça a remoção do modo certo. Pode colocar tranquilo!

  3. Paulo Renato

    Tenho meu carro envelopado muita gente não gosta acham que estraga a pintura mais não me arrependo em nada foi a melhor coisa que eu fiz economizo até nas lavagem fica tudo mais simples.

  4. Abdo

    Boa noite, adquiri recentemente um Vectra, o antigo dono pintou de preto fosco mas eu quero envelopar o carro inteiro de balck piano em vez de pintar, qual a média de valor para envelopar o carro inteiro de Black Piano? Aguardo contato. Obrigado.

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Então, o preço varia muito de local para local, por isso o ideal seria pesquisar junto à profissionais da sua região. De um modo geral, tende a ser mais barato do que repintar o veículo.

  5. JACIRA

    quanto fica o envelopamento do ford K
    2012/2013

    1. Fernando Naccari

      Oi, Jacira. Os preços variam muito de região para região. Aconselho entrar em contato com especialistas nesse serviço em sua região e fazer as cotações devidas.

  6. Ageu Moisés

    Gostei!!!, Tenho um Clio campus 2010, gosto muito do carrinho, se puder me dar mais dicas agradeço

    1. Fernando Naccari

      É um ótimo carro! Para mais dicas, acompanhe o nosso blog 🙂

  7. Daniel

    Olá, tudo bem? Estive pesquisando sobre esse mercado de envolopamento de carros, gostaria de saber se vale a pena investir nesse ramo no Brasil, visto que existem diversas vantagens diante da pintura convencional e por ser mercado que parece crescer cada vez mais?(obs: focando no âmbito de São Paulo, capital)

    1. Fernando Naccari

      Oi, Daniel. Então, este mercado abre opções para trabalhar em vários meios, inclusive com serviços fora do âmbito automotivo. Como dica, converse com um profissional da área, ele poderá complementar com informações que deseja.

  8. José Hilton

    Tenho um Siena plotado de preto fosco, acho que ficou muito bonito. Muita gente não gosta pelo fato de ser fosco, mas acredito que temos que agradar é a nós primeiro. Abraços e obrigado pelas explicações que são muito bem colocadas, parabéns!

  9. Lucas terra

    Ola tudo bem. Gostaria de saber não tenho garagem e gostaria de envelopar meu carro, como ele fica todo o dia no sol gostaria de saber se tem algum problema ou iria estragar rapido o envelopamento?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Então, Lucas, o envelopamento também funciona como uma proteção para a carroceria do carro, portanto, o carro em si não iria ser prejudicado, mas a incidência constante de luz solar pode reduzir a vida útil do material do envelopamento. No entanto, seguindo à risca as orientações para limpeza e conservação, não é nada para se preocupar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *