Entenda por que as fezes de pássaros estragam a pintura do carro e saiba como lidar com esse tipo de contratempo
Quem nunca parou o carro sob uma árvore e se deparou com uma surpresa deixada por algum ave na lataria do seu carro? Pois saiba que, infelizmente, as fezes de pássaros devem ser motivo de preocupação para qualquer um interessado em manter o seu automóvel conservado.
Isso acontece pois esse material orgânico pode danificar a pintura do seu carro. Quando os pássaros se alimentam, para o processamento dessa comida no estômago do animal é exigido muito ácido.
Este ácido, por sua vez, sai nas fezes e, ao entrar em contato com a lataria do veículo, é capaz de danificar a pintura. Se o dejeto grudado no carro ficar sob o sol, o estrago é ainda maior.
Por isso a importância de limpar imediatamente o cocô da lataria do seu carro. O ideal é usar água, um sabão neutro e esponja. Em seguida, passar um pano seco.
E se for tarde demais?
Caso você não consiga fazer a limpeza imediatamente do dejeto e depois notar que o verniz ficou com um aspecto estranho, um polimento da pintura deve ser capaz de resolver o problema.
Já quando a pintura em si foi afetada, a única solução será a repintura do local. De qualquer forma, não deixe de consultar a opinião de um especialista.
Se o local atingido foi o para-brisa, a boa notícia é que o vidro não terá problemas. Mas é preciso ter cuidado e fazer a limpeza manualmente, sem acionar os limpadores, pois o excremento pode danificar as borrachas das palhetas.
Danos grandes por um longo período
Se você é mais desatento (ou desleixado?) e largar as fezes de pássaros sobre a pintura por um bom tempo, a má notícia é que os problemas podem se tornar ainda maiores. Em casos extremos, até a lataria pode ser afetada.
O pH de cada ave pode variar, mas em todos os casos estamos falando de ácidos, ou seja, eles são capazes de se infiltrar na pintura.