Saiba o que é o filtro DPF da Fiat Toro diesel
filtro dpf fiat toro ranch 1

Saiba o que é o filtro DPF da Fiat Toro diesel

Componente presente no motor 2.0 turbodiesel usado na picape Fiat Toro diesel, o filtro DPF é fundamental para o bom funcionamento do veículo.

O filtro DPF é um dos componentes presentes no motor 2.0 turbodiesel da Fiat Toro diesel que pode causar estranheza aos motoristas mais acostumados aos veículos a gasolina ou flex.

cta blog venda seu carro

O seu nome é a sigla em inglês para Filtro de Partículas Diesel. A tecnologia chegou aos motores a partir da adoção do padrão de emissões Proconve P7 (equivalente ao Euro 5), que entrou em vigor em 2012.

É mais comum em modelos leves, onde é parte integrante do sistema de controle de emissões EGR; Nele, uma parte dos gases da combustão é misturado ao ar atmosférico e volta para a câmara de combustão.

Essa prática, combinada com um catalizador e o filtro DPF, ajuda os motores diesel atuais de modelos comerciais leves a se enquadrarem nas regras de emissões de poluentes.

Durante o uso normal da Fiat Toro, os sistemas eletrônicos fazem o monitoramento do DPF e determinam o momento em que é necessário fazer a limpeza (ou regeneração) do componente.

Filtro DPF na Fiat Toro

filtro dpf fiat toro

Mas não é necessário fazer a desmontagem desse filtro para limpeza. Todo o processo acontece de maneira automática. Caso o filtro DPF esteja saturado, uma luz-espia se acende no painel e a mensagem “Limpeza filtro de partículas, manter veículo em movimento” aparece na tela multifuncional.

O procedimento é seguir rodando com o veículo até o apagamento da luz de alerta e o aparecimento de uma mensagem indicando o término do procedimento no painel. Algo que acontece em cerca de 15 minutos.

A limpeza do filtro pode ser feita com o veículo estacionado. Mas o tempo do processo poderá se estender na comparação com o carro em movimento.

Vale destacar que é normal durante a regeneração do filtro DPF que a rotação da marcha lenta aumente, assim como o fluxo de gases e a ativação do eletroventilador do motor.

Manutenção

O filtro DPF é um componente de longa duração do veículo. Ao não se respeitar a rotina de limpeza, quem irá sentir o impacto diretamente é o óleo do motor. O lubrificante passará a ser contaminado, reduzindo assim o intervalo para troca.

Além do uso de óleo lubrificante fora das especificações, outro fator que ajuda a danificar o filtro DPF é utilizar diesel fora das especificações. A Fiat Toro é calibrada para rodar apenas com diesel S10.

Outros modelos

filtro dpf Jeep Renegade Moab 0006

No Brasil, o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv da família Multijet II está presente também nos SUVs Jeep Renegade, Compass e Commander.

O processo de limpeza do filtro DPF deve ser realizado nos três modelos. Também seguindo os procedimentos indicados pela Fiat para a Toro.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *