Componente presente no motor 2.0 turbodiesel usado na picape Fiat Toro diesel, o filtro DPF é fundamental para o bom funcionamento do veículo.
O filtro DPF é um dos componentes presentes no motor 2.0 turbodiesel da Fiat Toro diesel que pode causar estranheza aos motoristas mais acostumados aos veículos a gasolina ou flex.
O seu nome é a sigla em inglês para Filtro de Partículas Diesel. A tecnologia chegou aos motores a partir da adoção do padrão de emissões Proconve P7 (equivalente ao Euro 5), que entrou em vigor em 2012.
É mais comum em modelos leves, onde é parte integrante do sistema de controle de emissões EGR; Nele, uma parte dos gases da combustão é misturado ao ar atmosférico e volta para a câmara de combustão.
Essa prática, combinada com um catalizador e o filtro DPF, ajuda os motores diesel atuais de modelos comerciais leves a se enquadrarem nas regras de emissões de poluentes.
Durante o uso normal da Fiat Toro, os sistemas eletrônicos fazem o monitoramento do DPF e determinam o momento em que é necessário fazer a limpeza (ou regeneração) do componente.
Filtro DPF na Fiat Toro
Mas não é necessário fazer a desmontagem desse filtro para limpeza. Todo o processo acontece de maneira automática. Caso o filtro DPF esteja saturado, uma luz-espia se acende no painel e a mensagem “Limpeza filtro de partículas, manter veículo em movimento” aparece na tela multifuncional.
O procedimento é seguir rodando com o veículo até o apagamento da luz de alerta e o aparecimento de uma mensagem indicando o término do procedimento no painel. Algo que acontece em cerca de 15 minutos.
A limpeza do filtro pode ser feita com o veículo estacionado. Mas o tempo do processo poderá se estender na comparação com o carro em movimento.
Vale destacar que é normal durante a regeneração do filtro DPF que a rotação da marcha lenta aumente, assim como o fluxo de gases e a ativação do eletroventilador do motor.
Manutenção
O filtro DPF é um componente de longa duração do veículo. Ao não se respeitar a rotina de limpeza, quem irá sentir o impacto diretamente é o óleo do motor. O lubrificante passará a ser contaminado, reduzindo assim o intervalo para troca.
Além do uso de óleo lubrificante fora das especificações, outro fator que ajuda a danificar o filtro DPF é utilizar diesel fora das especificações. A Fiat Toro é calibrada para rodar apenas com diesel S10.
Outros modelos
No Brasil, o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv da família Multijet II está presente também nos SUVs Jeep Renegade, Compass e Commander.
O processo de limpeza do filtro DPF deve ser realizado nos três modelos. Também seguindo os procedimentos indicados pela Fiat para a Toro.