Higienização do carro: dicas para prevenir o Coronavírus
mão limpando painel do carro

Higienização do carro: dicas para prevenir o Coronavírus

Pensando na segurança dos nossos colaboradores e clientes, uma série de cuidados como assepsia e limpeza, contribuem para diminuição da transmissão do Coronavírus. 

Isso inclui a limpeza do seu carro também! Vale lembrar que o vírus é resistente ao tempo e que dependendo da superfície, ele pode sobreviver por até 9 dias. 

cta blog venda seu carro

Por isso, listamos algumas ações para minimizarmos a disseminação do COVID-19, principalmente quando falamos sobre veículos.

Limpeza é fundamental, deixe o seu carro limpo, não se esqueça do interior

De início, uma das medidas mais importantes é manter o seu veículo limpo, por fora e por dentro. Como ficamos a maior parte do tempo dentro do carro, é preciso redobrar a atenção na limpeza, como a poeira que fica nos bancos e estofados, carpetes e cantos que geralmente passam despercebidos no dia a dia.

Imagem de banco de couro

O aspirador de pó é um grande aliado, já que ele suga todo esse excesso de sujeiras que vai se acumulando com o passar dos dias. Outro ponto de atenção são os tapetes que ficam no assoalho do veículo, esses devem ser lavados com produtos de limpeza específicos ou com a tradicional mistura de sabão neutro e água. Capriche na lavagem, esfregue bem e depois deixe-os secar totalmente, pois a umidade favorece o proliferamento de fungos e bactérias.

Atenção aos pontos de contato

Locais de grande ponto de contato, precisam ser limpos com mais frequência com produtos de limpeza como álcool 70% ou produtos exclusivos de higiene automotiva. Alguns materiais no interior do veículo podem sofrer estragos com o uso do álcool. Portanto, tome cuidado na hora de fazer a limpeza.

Imagem de homem operando câmbio manual enquanto dirige

Os principais pontos de contato dos ocupantes do veículo são: volante, manopla de câmbio, maçanetas, botões dos vidros, sistemas de áudio e funções do veículo.

Caso for circular, mantenha as janelas abertas 

Na situação atual o mais recomendado é ficar em casa, evitando o contato com outras pessoas. Mas sabemos que em alguns casos precisamos nos locomover. 

Dentro da cabine do veículo os passageiros ficam confinados, favorecendo a circulação do Coronavírus. Sendo assim o mais recomendável é transportar o menor número de pessoas e deixar as janelas do carro totalmente abertas.

Verificar a limpeza do sistema de ar condicionado

O sistema de ar condicionado é propício para a multiplicação de bactérias e vírus. Por isso é essencial que ele esteja com as revisões em dia, garantindo a higienização correta.

Uma outra dica importante é trocar o filtro de ar, pois ele reduz os níveis de poeira, garantindo a qualidade do ar que circula dentro da cabine do veículo.

Compartilhe materiais de higiene como álcool gel com os ocupantes do veículo

Disponibilize para sua segurança e a dos demais passageiros um frasco de álcool gel 70%, para realizar a higienização contínua das mãos, caso não seja possível lavá-las com água e sabão. 

Outros itens também são bem-vindos como: lenços e toalhas descartáveis, que podem auxiliar a proteger o nariz e boca no caso de uma tosse ou de espirros. Lembrando que o Coronavírus têm um alto nível de contágio através do  contato físico, então se ficarmos atentos a higiene conseguiremos evitar a disseminação do vírus.

Manter o carro higienizado é importante, aproveite e adote outras práticas de prevenção e combate ao Coronavírus

A OMS (Organização Mundial de Saúde) fez algumas recomendações básicas como a principal maneira de prevenção ao COVID-19:

  • Lavar as mãos até o antebraço por mais de 20 segundos com água e sabão, depois secar com toalhas de papel descartáveis;
  • Higienizar as mãos com álcool em gel 70%, assim que for possível;
  • Manter a higiene nasal com lenços e toalhas descartáveis;
  • Sempre que tossir ou espirrar; cobrir a boca e o nariz com lenços de papel, ou com o antebraço;
  • Evitar lugares fechados sem circulação de ar;
  • Evitar aglomerações de pessoas;
  • Postergar viagens até que a pandemia esteja sob controle.

Todas essas recomendações são muito importantes diante do cenário global que estamos vivendo. O principal objetivo é evitar o crescimento de casos do Coronavírus no Brasil.

Empresas inovadoras como a InstaCarro estão adotando medidas de home-office para que seus colaboradores fiquem menos expostos ao vírus.  Quando não possível, recomenda-se evitar reuniões (com mais de 5 integrantes) e manter a distância mínima de 1,5 metros entre os colaboradores.

Juntos somos mais fortes. Com toda a população se dedicando a essa grande causa, conseguiremos passar mais rápido por essa pandemia. E precisamos lidar de uma forma inteligente, para que possamos aprender e crescer profissionalmente com as adversidades da situação atual. 

Estamos abertos a contribuições e dicas sobre a prevenção contra o COVID-19. Deixe seu comentário e apoio a essa grande causa mundial. Como cidadãos devemos compartilhar essas informações com todos os contatos para garantir o bem-estar de todos. 

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *