Confira como utilizar o sistema de tração 4×4 presente no Jeep Renegade e também em outros modelos da marca de utilitários da Stellantis.
Veículo lançado no Brasil em 2015, o Jeep Renegade é um dos poucos SUVs compactos com tração 4×4 oferecidos no mercado brasileiro.
Desde o lançamento, as quatro rodas motrizes estão presentes em todos os Renegade equipados com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e o câmbio automático de nove marchas.
Por padrão, o sistema faz a distribuição automática da tração entre os eixos dianteiro e traseiro. Mas é possível manter o eixo traseiro acoplado com a função “4WD Lock”.
O Renegade conta ainda com a função “4WD Low”. Trata-se da reduzida da tração 4×4. Voltada para uso em pisos irregulares e escorregadios.
Para fazer o acionamento, o veículo deve estar parado, com a chave de ignição ligada ou na posição “MAR”. Depois de deslocar a alavanca de câmbio para as posições “D”, “R” ou “N”, basta ativar a função no botão correspondente.
Se as condições para satisfazer o engate da reduzida não forem satisfeitas, o display multifuncional no quadro de instrumentos vai indicar instruções para a conclusão da tarefa.
Em algumas versões, o acionamento do “4WD Low” ativa automaticamente o “4WD Lock”. Um acionamento posterior do botão “4WD Low” leva à desativação da reduzida. Mas a pressão no botão “4WD Lock” desativa automaticamente ambas as funções.
Selec-Terrain
Quem preferir, pode deixar o controle dessas funções a cargo do Selec-Terrain. Trata-se de um seletor de modos de condução que ajusta os sistemas eletrônicos (como os controles de tração e estabilidade) para cada condição de solo.
Além da função padrão “Auto”, estão disponíveis ainda os acertos “Snow”, “Sand”, “Mud” e “Rock”. Confira a seguir quando cada um deles deve ser empregado
Snow: neve é uma ocorrência pouco comum no Brasil. Mas esse modo pode ser usado também para otimizar a direção fora de estrada, em pisos de baixa aderência.
Sand: voltada para uso do veículo em areia, ajusta o sistema de transmissão do veículo para oferecer tração máxima.
Mud: pensada para uso em piso com lama ou relva molhada.
Rock (apenas na versão Trailhawk): projetada para uso sobre rochas e outros pisos de alta aderência. Use para a travessia de aclives de grandes dimensões e sulcos profundos em baixa velocidade.
Ao acionar o modo escolhido, o LED correspondente pisca por cerca de cinco segundos e permanece aceso quando a seleção é ativada.
Caso a mudança de modo não seja possível, o LED também deixa de piscar. Mas permanecerá acesa a luz indicativa correspondende à seleção anterior. Vale destacar que essa alteração de acerto pode ser feita a até 120 km/h.
Outro modelos
O mesmo sistema de tração 4×4 está presente também nas versões diesel do Jeep Compass e do novo Jeep Commander.
O Compass faz uso do mesmo sistema de seletor giratório do Renegade. No Commander, a reduzida e o Selec-Terrain são operados por outro conjunto de botões, mostrados na imagem acima.
De qualquer maneira, as instruções de operação e as aplicações de cada um dos modos de condução são exatamente as mesmas nos dois modelos.
Já as versões diesel da Fiat Toro também utilizam o mesmo sistema de tração. Mas muda um pouco a descrição das funções no seletor rotativo.
O modo “Auto” fica acionado por padrão e faz a distribuição automática da tração entre os eixos Já a posição “4WD” deixa o eixo traseiro acionado de maneira permanente, enquanto “4WD Low” cumpre a mesma função dos Jeep.