Veja como usar a tração 4×4 do Jeep Renegade

Veja como usar a tração 4×4 do Jeep Renegade

Confira como utilizar o sistema de tração 4×4 presente no Jeep Renegade e também em outros modelos da marca de utilitários da Stellantis.

Veículo lançado no Brasil em 2015, o Jeep Renegade é um dos poucos SUVs compactos com tração 4×4 oferecidos no mercado brasileiro.

cta blog venda seu carro

Desde o lançamento, as quatro rodas motrizes estão presentes em todos os Renegade equipados com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e o câmbio automático de nove marchas.

Por padrão, o sistema faz a distribuição automática da tração entre os eixos dianteiro e traseiro. Mas é possível manter o eixo traseiro acoplado com a função “4WD Lock”.

O Renegade conta ainda com a função “4WD Low”. Trata-se da reduzida da tração 4×4. Voltada para uso em pisos irregulares e escorregadios.

Para fazer o acionamento, o veículo deve estar parado, com a chave de ignição ligada ou na posição “MAR”. Depois de deslocar a alavanca de câmbio para as posições “D”, “R” ou “N”, basta ativar a função no botão correspondente.

Se as condições para satisfazer o engate da reduzida não forem satisfeitas, o display multifuncional no quadro de instrumentos vai indicar instruções para a conclusão da tarefa.

Em algumas versões, o acionamento do “4WD Low” ativa automaticamente o “4WD Lock”. Um acionamento posterior do botão “4WD Low” leva à desativação da reduzida. Mas a pressão no botão “4WD Lock” desativa automaticamente ambas as funções.

Selec-Terrain

jeep renegade traçao 4x4

Quem preferir, pode deixar o controle dessas funções a cargo do Selec-Terrain. Trata-se de um seletor de modos de condução que ajusta os sistemas eletrônicos (como os controles de tração e estabilidade) para cada condição de solo.

Além da função padrão “Auto”, estão disponíveis ainda os acertos “Snow”, “Sand”, “Mud” e “Rock”. Confira a seguir quando cada um deles deve ser empregado

Snow: neve é uma ocorrência pouco comum no Brasil. Mas esse modo pode ser usado também para otimizar a direção fora de estrada, em pisos de baixa aderência.

Sand: voltada para uso do veículo em areia, ajusta o sistema de transmissão do veículo para oferecer tração máxima.

Mud: pensada para uso em piso com lama ou relva molhada.

Rock (apenas na versão Trailhawk): projetada para uso sobre rochas e outros pisos de alta aderência. Use para a travessia de aclives de grandes dimensões e sulcos profundos em baixa velocidade.

Ao acionar o modo escolhido, o LED correspondente pisca por cerca de cinco segundos e permanece aceso quando a seleção é ativada.

Caso a mudança de modo não seja possível, o LED também deixa de piscar. Mas permanecerá acesa a luz indicativa correspondende à seleção anterior. Vale destacar que essa alteração de acerto pode ser feita a até 120 km/h.

Outro modelos

jeep commander features 2@3x renegade

O mesmo sistema de tração 4×4 está presente também nas versões diesel do Jeep Compass e do novo Jeep Commander.

O Compass faz uso do mesmo sistema de seletor giratório do Renegade. No Commander, a reduzida e o Selec-Terrain são operados por outro conjunto de botões, mostrados na imagem acima.

De qualquer maneira, as instruções de operação e as aplicações de cada um dos modos de condução são exatamente as mesmas nos dois modelos.

Já as versões diesel da Fiat Toro também utilizam o mesmo sistema de tração. Mas muda um pouco a descrição das funções no seletor rotativo.

O modo “Auto” fica acionado por padrão e faz a distribuição automática da tração entre os eixos Já a posição “4WD” deixa o eixo traseiro acionado de maneira permanente, enquanto “4WD Low” cumpre a mesma função dos Jeep.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *