> Dicas > Lavagem de carro — 6 dicas para deixar o seu carro como se fosse novo!

Lavagem de carro — 6 dicas para deixar o seu carro como se fosse novo!

lavagem ecológica de carro

Na correria do dia a dia, embaixo de sol e chuva, não há veículo que permaneça limpo. Ainda mais para quem mora em grandes cidades e não consegue tempo para realizar uma lavagem do carro.

Atualmente, existem muitas empresas se especializando para realizar esses serviços de maneira ecologicamente correta, sem prejudicar o abastecimento de água em sua cidade nem despejar resíduos tóxicos no meio ambiente.

Ainda assim, há quem prefira lavar o veículo no conforto da sua casa. Nesse caso, é importante tomar alguns cuidados no momento da lavagem para não danificar peças ou riscar a lataria, deixando sempre limpo e com aspecto de carro novo. E é disso que trataremos neste post! Confira:

1. Saiba por onde começar

Em muitas empresas, é notório que a primeira ação do funcionário que realizará a lavagem do carro seja jogar um jato de água por toda a superfície do veículo. Isso não quer dizer que a atitude seja errada, ao ponto de danificar seu carro — mas, será que é necessário usar tanta água?

Ao molhar todo o carro, sua sujeira tende a escorrer pelas superfícies e parar na parte baixa do veículo, obrigando o lavador a realizar a mesma ação mais tarde. Observando isso, indicamos que você comece a lavagem do carro pelas rodas. Além, é claro, de utilizar menos água.

Comece sempre retirando a sujeira mais grossa, que impregna nas rodas e nas caixas de rodas. Use uma esponja rígida, uma escova com cerdas macias ou um pano — que não deverá ser utilizado para lavagem da lataria, pois, mesmo que você o lave, ele poderá conter pequenos resíduos que causarão riscos na lataria de seu carro.

2. Confira a lataria do carro

Todo proprietário, ao ver seu veículo com cara de novo, fica feliz e satisfeito em poder desfilar nas ruas todo brilho e esplendor de seu veículo, certo? Pois é, a lataria é o “carro-chefe”, o que representa o resultado dos serviços prestados por uma empresa desse ramo.

Contudo, é importantíssimo verificar com quais produtos a empresa trabalha, e de que maneira ela devolve isso à natureza.

Sabemos que, para muitas pessoas, isso pouco importa. Mas para você, querido leitor, que se preocupa com o planeta, saiba que atitudes responsáveis geram consequências satisfatórias a todos. Por isso, procure por empresas que adotaram a lavagem ecológica como diferencial aos seus clientes.

Dessa forma, além de garantir bons serviços realizados por profissionais que passaram por treinamento específico, você também contribuirá para uma vida mais sustentável e ecologicamente correta. Além de deixar o seu veículo com cara de novo!

3. Tome cuidado com intempéries

Embora seja uma palavra pouco usada em nosso cotidiano, uma intempérie nada mais é do que a ação forte do tempo. Na maioria dos casos, para quem quer trocar ou vender o seu veículo, a ação do tempo acaba castigando a pintura nas partes superiores, deixando-o com aspecto pouco chamativo.

Nesse sentido, tome cuidado com as chuvas das grandes cidades ou serenos onde a poluição esteja mais concentrada, pois isso poderá queimar o verniz protetor devido à acidez contida nas nuvens.

É recomendado que, no fim do dia, ao estacionar o seu veículo em casa ou logo após a chuva, você despeje apenas uma vasilha com água limpa para retirar o excesso.

Lembrando que, caso você não tenha garagem coberta em sua residência ou condomínio, o sereno da madrugada também causa o mesmo efeito ácido. Então, realize o mesmo procedimento logo pela manhã, para evitar maiores problemas com a pintura do seu veículo.

4. Lave bem o carro

Muitas pessoas que desejam vender o seu carro procuram mantê-lo sempre limpo para não serem surpreendidos por um possível comprador. Afinal, imagine a reação desse comprador caso se depare com um carpete cheio de restos de alimentos ou a própria lataria toda suja.

Contudo, é preciso ter cuidado com os produtos a serem utilizados nessa lavagem. Muitas pessoas não se atentam ao uso de produtos químicos, e acabam causando um dano maior ao carro, deixando sua aparência pouco chamativa à negociação.

Utilize sempre xampu destinado a lavagem automotiva — evite usar o detergente de cozinha, por ser muito forte para a pintura do carro. Na falta de um produto adequado, utilize sabão neutro e lembre-se de secar bem a lataria para evitar manchas.

5. Cuide também da limpeza interna do veículo

Entrar no carro e poder sentir o cheirinho de limpo é muito bom, não é? Mas manter esse frescor exige um pouco mais de seus cuidados e atenção. Desde o painel até o carpete do assoalho, pode-se encontrar muita sujeira, até mesmo fungos e bactérias.

Procure utilizar produtos específicos destinados a essa limpeza. Algumas pessoas usam o silicone para dar um brilho maior ao plástico do painel, mas esse produto acelera o ressecamento do plástico, deixando-o com aspecto rústico e, posteriormente, sem brilho.

O sol também causa esse efeito, por isso, indicamos que se use sempre hidratante protetor de U.V. (Ultra Violeta), encontrado em supermercados ou lojas especialistas nesse ramo. E os bancos e carpetes devem ser aspirados e higienizados para eliminar bactérias que causam mau cheiro e doenças respiratórias.

6. Mantenha o carro sempre limpo

Assim como limpamos nossos lares todos os dias, não apenas para dar uma cara melhor, mas, principalmente, para evitar problemas com nossa saúde e de toda a família, também devemos nos preocupar com a limpeza do veículo.

Verifique sempre se os dutos de ar e todo canto esquecido entre os bancos e assoalho não se encontram muito empoeirados.

A lavagem externa do carro evita problemas em sua lataria e componentes. Mantê-lo assim exigirá muito de seus cuidados pessoais. Já a parte interna, como dita anteriormente, evitará problemas de saúde e deixará o ambiente sempre agradável a seus passageiros.

Com certeza, caso você decida vender ou trocar o seu veículo, esses cuidados ajudarão muito na hora da negociação. Afinal, o que o comprador terá como a primeira impressão será o visual de um veículo muito bem cuidado!

Enfim, esperamos que essas dicas auxiliem a você, caro leitor, a se atentar sempre nessas boas práticas de limpeza e lavagem do carro. Agora, se gostou deste post, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Acesse nosso Guia Instacarro

Confira o preço do seu carro atualizado

Clique aqui

Posts relacionados

A imagem mostra uma pessoa PCD entrando em seu carro.
Dicas

Para pessoas com deficiência, carros PCD não são apenas uma escolha, mas muitas vezes uma necessidade

Comprar um carro zero quilômetro no Brasil se tornou uma tarefa difícil para muitos, fazendo com que o público em geral procure modelos seminovos ou usados. Porém, para uma parcela da sociedade como o público PcD, ter um carro novo é uma necessidade, já que estes não podem arriscar ter um veículo antigo. Imagine uma pessoa PcD tendo que lidar com um problema mecânico no meio da estrada?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *