Saiba como limpar banco de carro com produtos caseiros
banco do carro limpeza

Saiba como limpar banco de carro com produtos caseiros

Veja como limpar banco de carro usando apenas itens domésticos ou produtos que podem ser facilmente encontrados e aplicados sem muita prática.

Quem nunca passou por uma situação de desespero ao ver uma criança (e muitas vezes um adulto…) derrubando sorvete ou outro alimento no banco do carro? 

cta blog venda seu carro

Sujeiras e manchas são motivo de preocupação. Principalmente se você pensa em vender seu carro. Numa transação particular, certamente o possível comprador irá prestar atenção em cada detalhe para tentar abater algum valor na negociação. 

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível resolver o problema e limpar banco de carro com produtos caseiros e sem precisar recorrer a uma empresa especializada. Confira a seguir:

quanto vale o seu carro na instacarro

Aspirador de pó e toalhas úmidas

O aspirador de pó é um ótimo aliado para fazer a manutenção constante dos estofados todas as vezes em que for lavar o carro externamente.

Conforme vai se usando o automóvel, fios de cabelo, restos de alimentos e poeira vão se acumulando no interior até tornar mais difícil limpar banco de carro. Mas esmo antes de fazer uma limpeza mais pesada nos bancos, a recomendação é usar o aspirador para remover o grosso da sujeira.

Em caso de incidentes com alimentos e outros líquidos, o ideal é usar uma toalha úmida o mais breve possível. Para evitar que o tecido absorva o resíduo e fique com manchas.

Banco de tecido

Há diversos tipos de manchas e diferentes maneiras de tratar cada uma delas. Na maioria dos casos, é possível remover a sujeira usando uma solução de água e sabão neutro, que pode ser borrifada sobre os assentos tomando o cuidado para não encharcá-los. Caso necessário, faça o uso de uma escova.

Mas no caso de produtos ou alimentos gordurosos, uma recomendação é primeiro aplicar talco e depois proceder com a limpeza usando uma solução de água quente e sabão neutro.

Em manchas já fixadas ou mal cheiro, uma mistura caseira bem eficiente é usar um litro de água, meio copo de vinagre, ¼ de copo de álcool, uma colher de amaciante e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Após misturar todos esses ingredientes, coloque a solução em um borrifador e aplique no banco. Você pode aplicar a mistura também no teto, tirando aquele cheiro desagradável de alimentos ou até mesmo de cigarro.

Para facilitar na secagem, realize esse serviço em dias quentes e ensolarados. Use uma toalha seca para retirar o excesso do líquido usado na limpeza. Se possível, deixe portas e janelas abertas.

Banco de couro

Os bancos de couro são itens mais delicados de se cuidar. Apesar de serem mais difíceis de manchar quando comparamos com o tecido. Jamais use ceras, silicones e instrumentos que possam arranhar o material.

Use neles uma esponja macia pouco umedecida com detergente neutro e vá esfregando suavemente onde há sujeira. Depois disso, use uma flanela seca e macia para retirar o excesso. 

Para manter o banco hidratado, existem produtos no mercado que cumprem essa tarefa sem a necessidade de recorrer a um especialista.

Banco de material sintético

Assim como o couro natural, é necessário evitar produtos corrosivos ou molhar os bancos de material sintético. Na limpeza, use esponja macia e úmida com detergente ou sabão neutro. Esfregue o banco e finalize com a flanela retirando o excesso.

A dica acima serve para uma limpeza diária ou pequenas sujeiras. Já em casos onde haja manchas impregnadas ou difíceis de remover, o ideal é fazer uma solução de vinagre branco com bicarbonato de sódio. Depois de misturar, aplique exatamente onde está a mancha. Esfregue com uma escova e passe um pano para tirar as sobras da solução. 

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *