A película automotiva de vidro ainda é considerada um item de segurança
película automotiva

A película automotiva de vidro ainda é considerada um item de segurança

É comum que os donos de carro invistam em acessórios para agregar segurança e conforto. Um deles é a película automotiva de vidro, que aqui no Brasil faz bastante sucesso.

Além de dar mais segurança e privacidade para quem está no interior, o acessório também protege o interior dos raios solares.

cta blog venda seu carro

No entanto, para colocar uma película dessas nos vidros do carro é necessário se adequar aos termos da lei, que não permite qualquer tipo desse acessório.

Entenda neste post o que diz a lei sobre a película automotiva e quais os seus benefícios e limites.

Tipos de película automotiva 

Há diversos tipos para se colocar no seu carro. As variações vão desde transparência e espessura até mesmo a cor desejada. Com esse tanto de opção, é fato que até os mais variados gostos serão atendidos pela oferta do mercado.

No entanto, podemos afirmar que existem três tipos dessa película consideradas as mais comuns: a básica, a avançada e a de segurança.

A primeira opção é a película mais popular nas lojas. Possuindo uma transparência variada, essa versão costuma fazer efeito apenas na segurança — visto que a sua composição não surte muito efeito no conforto térmico.

quanto vale o seu carro na instacarro

A avançada, porém, ajuda a manter o interior do carro mais arejado quando o mesmo está parado em locais abertos. Sendo consideravelmente mais cara do que a película básica, essa versão tem como diferencial a proteção contra os raios UV.   

Por último, destaca-se a película de segurança. Há quem pense que essa segurança em questão é em relação a transparência do interior.

No entanto, o benefício é outro: tendo um filme mais espesso, essa película automotiva ajuda na contenção de cacos de vidro em caso de acidentes — além de dificultar a sua quebra.

Limite máximo da película automotiva nos vidros do carro

Antes de pensar em colocar uma película para vidro, saiba que há alguns limites impostos pela legislação de trânsito. A punição pelo desrespeito a esses critérios é a aplicação de uma multa, além dos pontos na CNH.

Os limites variam de vidro para vidro do carro. No para-brisa, a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% (vidros brancos) ou 70% (vidros coloridos).

O mesmo percentual se aplica a outros vidros fundamentais para a condução, como os da lateral dianteira do automóvel.

Já no vidro traseiro e laterais traseiros, a película automotiva precisa garantir uma visibilidade de, no mínimo, 28%. Vale destacar que as películas precisam trazer um selo padronizado que traga o índice de transparência.

O vidro do teto solar é o único que está isento de cumprir essas regras de transparência. Mas também é vetado o uso de películas refletivas. Assim como os outros vidros do carro.

Benefícios e utilidades da película para automóveis

É importante saber que os benefícios relacionados à película automotiva vão muito além do quesito segurança. Dependendo da película instalada, o conforto térmico de dentro do carro será maior do que sem o adesivo.

A proteção contra os raios UV ajuda a manter a temperatura da cabine em ordem, atenuando a sensação de estar dentro de um forno. Com isso, é também possível evitar o desgaste físico do motorista.

Além disso, muitos consumidores acham que a película automotiva deixa o carro muito mais bonito, devido ao escurecimento dos vidros. E, claro, é um item que ajuda — e muito — na segurança. Assaltos a carros são comuns em cidades grandes.

Nesse sentido, impedir que quem esteja do lado de fora do carro veja o conteúdo de dentro pode ajudar a evitar a ação de ladrões.

Desvantagens da película de vidros

Por mais que diversos benefícios estejam relacionados ao uso desse adesivo para vidro, há, sim, alguns pontos negativos que devem ser ponderados pelo proprietário do carro.

Durante a noite, dependendo da película utilizada, é capaz que o motorista tenha um pouco da sua visibilidade prejudicada.

Para evitar isso, reconsidere o escurecimento desejado nos vidros do seu carro — principalmente no para-brisa. O acessório também pode dificultar a visão do motorista durante chuvas fortes e de granizo.

Se o escurecimento dos vidros dificulta a visão de dentro do seu carro para ladrões, o mesmo acontece para a polícia. Caso esteja acontecendo algo no interior, a película automotiva pode dificultar a identificação do ato por parte dos policiais.

Insulfilm é a mesma coisa que película automotiva?

Muitas pessoas tem essa dúvida, já que é comum se ouvir por aí o termo Insufilm. Na verdade, Insulfilm é uma das marcas de película automotiva. Por isso a confusão.

Como foi uma marca que se popularizou no Brasil, as pessoas passaram a chamar todas as películas automotivas de Insufilme. Mas, na verdade, trata-se da mesma coisa. 

É possível vender carro com película?

Há quem pense que a película de proteção solar nos vidros do carro possa desvalorizar o carro na hora da venda.

Saiba que, tendo o comprovante e a nota fiscal — que dá direito a garantia —, não há em nenhum problema em colocar a película no seu automóvel. Inclusive, se o comprador também for fã deste item, poderá ser uma vantagem ter a película instalada.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *