Quer comprar um carro elétrico, mas ainda não tem ideia de como consultar os pontos de recarga disponíveis? Saiba como resolver essa questão.
O segmento de carros elétricos cresce no Brasil e prova disso é que a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) espera que a frota de automóveis eletrificados represente 60% do total de modelos rodando no Brasil até 2035.
Porém, uma dúvida persistente de quem já tem ou que planeja comprar um carro elétrico ou híbrido plug-in é sobre a disponibilidade dos pontos de recarga.
A parte boa é que alguns aplicativos e sites ajudam a localizar um ponto de recarga mais próximo. Confira a seguir.
Google Maps
O famoso app de mobilidade do Google é também muito útil para localizar pontos de recarga para carro elétrico. Basta usar a palavra-chave “Estações de carregamento EV“
O aplicativo apresenta então uma lista com informações sobre o eletroposto. Além do endereço, apresenta o tipo e a potência do carregador disponível.
Plugshare
É possível recorrer também a aplicativos especializados para encontrar pontos de recarga para carro elétrico. Um dos mais famosos é o Plugshare.
O app apresenta uma base de dados com mais de 440 mil estações de recarga na Europa, América do Norte e também no Brasil, podendo fazer a seleção dos locais, por exemplo, pelo tipo de carregador de carro elétrico oferecido.
Nele, é possível ainda ver fotos, as classificações da estação e disponibilidade em tempo real. Também é possível adicionar estações de recarga. O acesso à base de dados também pode ser feito pelo site.
Tupinambá Energia
A startup brasileira Tupinambá Energia tem operação focada em infraestrutura de eletroabastecimento no país, oferecendo um portfólio de soluções de recarga elétrica veicular para condomínios residenciais e/ou comerciais.
No aplicativo da empresa, disponível para Android e iOS, é possível consultar os pontos credenciados de recarga de carro elétrico e ainda fazer uma reserva de vaga e traçar a rota até o eletroposto.
Projetos de ampliação de eletropostos
Um dos principais projetos para a ampliação de eletropostos em execução no Brasil é o Ecovagas. A iniciativa é uma parceria entre a EnelX e a Estapar, rede de estacionamentos presente em todo o país.
No acordo, as empresas estão trabalhando juntas para criar uma rede semi-pública de recarga de carros elétricos.
Em sua primeira etapa, será construída uma rede integrada de 250 eletropostos em estacionamentos da Estapar nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal, como shopping centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino.
As chamadas “Ecovagas” serão exclusivas para elétricos e híbridos plug-in, e contarão com a segurança de profissionais para o gerenciamento das instalações, manutenção da rede, energia e gerenciamento por meio de tecnologia e software.
O outro projeto em andamento no Brasil é o Plug&Go, parceria entre a EDP e as montadoras Volkswagen, Audi e Porsche. Com um investimento de R$ 32,9 milhões, seu objetivo é se conectar com eletropostos de outras iniciativas.
A iniciativa busca formar um corredor elétrico com mais de 2.500 quilômetros de extensão que interliga São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis.
O primeiro posto do projeto foi inaugurado em Caraguatatuba (SP). Os postos não são e nem serão exclusivos para carros das marcas parceiras e, por enquanto, não haverá custo para a recarga.
A ideia inicial é avaliar qual o melhor modelo de negócio para uma posterior cobrança pelo serviço.