Está pagando muito juros? Saiba que você pode fazer a portabilidade do financiamento do seu carro
Bem comum no Brasil, o financiamento é uma forma de se adquirir um bem de uma companhia privada ou pública a médio ou longo prazo com, claro, o acréscimo de juros e taxas.
Outra forma de se adquirir dinheiro de terceiro bem comum no Brasil é o empréstimo, que muitas vezes é confundido com o financiamento. O empréstimo é a contratação de determinada quantia em dinheiro que se paga em prestações mensais. Já o financiamento é uma compra de determinado bem de forma direta.
Na maioria das vezes, o financiamento é feito para se adquirir um bem mais valioso, como é o caso de uma casa ou um veículo.
Hoje, há uma dúvida bem comum para quem faz um financiamento, principalmente automotivo: é possível transferir a dívida para outro banco ou outra pessoa?
O que é e como funciona o financiamento?
Simplificando, o financiamento é uma forma de antecipar um crédito. Ou seja, um crédito maior, já que é concedido em prazos maiores, que normalmente demora anos para ser liquidado.
Essa forma de crédito pode ser concedida tanto por uma pessoa física como por uma pessoa jurídica, por meio de uma instituição financeira (bancos e cooperativas).
Transferência de um financiamento para outro banco
Igual acontece com os empréstimos, é possível transferir um financiamento, ato chamado de portabilidade. A transferência de financiamento para outra instituição financeira pode ser uma boa alternativa para driblar taxas de juros do contrato.
Caso queira realizar a portabilidade do financiamento, será necessário contatar uma instituição que trabalhe com essa modalidade de portabilidade de financiamento e, antes de tudo, pesquisar as melhores ofertas para seu contrato.
Transferência para terceiros
Se você vendeu seu carro e acordou que irá realizar a transferência do financiamento para o nome do comprador, saiba que também é possível, porém os procedimentos são diferentes da portabilidade entre instituições financeiras.
Para realizar a transferência do financiamento para outra pessoa física, será necessário os seguintes passos:
- Informar ao banco credor o desejo de transferir o financiamento para outra pessoa;
- Enviar a instituição financeira a documentação necessária para o processo de transferência de dívida;
- Aguardar a análise da instituição financeira sobre a pessoa que pretende assumir o financiamento;
- Em caso de aprovação, o novo comprador receberá uma proposta de financiamento para pagamento do remanescente da dívida;
- Após aprovada, todos os documentos enviados serão conferidos e o processo será finalizado.
- Por fim, lembre-se de se informar se a instituição financeira cobrará tarifas ou taxas em seu CPF pela transferência da documentação.
Evite acordos verbais
Como vimos, existem alguns métodos de transferência do seu financiamento. Tudo isso acontece para se evitar acordos verbais, onde muitas vezes alguma parte sempre sai lesada.
Para alguns, esses processos podem ser burocráticos demais, já que precisam de uma análise da documentação do comprador ou procurar e comparar muitos bancos para fazer a portabilidade. Porém, essas são as formas mais seguras para a negociação do seu veículo.
Conhecido como “contratos de gaveta”, acordar o pagamento da dívida apenas confiando na palavra do outro é muito perigoso, uma vez que para a instituição financeira o débito continua vinculado ao nome do comprador inicial.
Em caso de atraso ou falta de pagamento, se só houver um acordo verbal, fica muito difícil de comprovar judicialmente quem é o verdadeiro responsável pelo contrato. No final das contas, você ainda terá que arcar com o financiamento em caso de falta do comprador novo.