A disputa online de carros na InstaCarro dura cerca de 30 minutos e mostra seu carro para mais de 4000 lojistas. Confira como vender
A cada ano o mercado de leilões online cresce, fica mais moderno e ganha mais credibilidade entre os brasileiros. As áreas mais tradicionais, que adotam os leilões como estratégia importante de venda, já começam a substituir o “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três” pelos cliques nas plataformas digitais.
São áreas como a de objetos raros para colecionadores, da venda de animais como gado e cavalo e do mercado das artes. A venda de obras de arte em leilões online, por exemplo, arrecadou 3,5 bilhões de dólares em 2014, número que já representa 6% do total movimentado no ano, de acordo com o relatório O Mercado da Arte.
Além disso, os leilões online abriram as portas para outros ramos investirem nesse segmento como, por exemplo, o da publicidade e o de carros usados. O Facebook e o Google já realizam leilões de anúncios; e a InstaCarro, startup que atua no setor de venda de automóveis usados e seminovos, nasceu com o objetivo de usar esse formato para uma disputa online para vender o seu carro de forma rápida, prática e segura.
Disputa online InstaCarro: Garantia de uma boa oferta
De acordo com Lucas Siqueira, supervisor de vendas da empresa, o formato de disputa online é uma ótima ferramenta para garantir sempre a melhor oferta por um produto.
“O brasileiro está se alimentando de conteúdo e tornando-se cada vez mais exigente. Por este motivo, a InstaCarro obteve sucesso. Quando há uma disputa online de carros, existe maior competição pelo veículo e o preço para o vendedor fica mais justo. Afinal, apenas clientes interessados participam, e na disputa por levar o automóvel sentem-se estimulados a serem o vencedor”, diz.
Como funciona a disputa online
A disputa online na InstaCarro dura cerca de 24 horas e funciona da seguinte maneira: após o veículo passar por uma inspeção rigorosa realizada pelos avaliadores, o carro fica disponível em uma plataforma para mais de 4.000 lojas e concessionárias.
Lá, os interessados conseguem ver as informações completas da inspeção, como Ano/Modelo/Versão, estado visual, estrutural e mecânico. Então, a equipe de vendedores da InstaCarro se conecta com os lojistas e os estimulam a acessarem o aplicativo da empresa e a participarem da disputa. Dessa forma, o proprietário recebe o melhor preço possível.
Com a disputa finalizada, a InstaCarro anuncia qual foi a oferta mais alta – o dono do veículo tem a opção de aceitar somente se achar interessante. Caso haja o sinal verde, a própria empresa consulta todos os dados de documentos do veículo e providencia o contrato para assinatura.
Depois, basta que o proprietário vá até o cartório com o documento de transferência do veículo e registre a venda. O automóvel então passa para o nome da própria InstaCarro para só então ser repassado para a concessionária, o que reduz a burocracia.
Feito isso, o departamento financeiro da empresa já providencia o pagamento, que cai direto na conta do cliente. Todo este processo leva em média apenas uma hora e meia.
Veja como funciona a venda de carros na InstaCarro:
“Garantimos que todos os veículos avaliados recebam uma oferta. O veículo só não é vendido quando o proprietário não aceitar a oferta ou se houver algum tipo de restrição/bloqueio para a venda como, por exemplo, nos documentos”, afirma o supervisor.
A ideia é que a InstaCarro seja um estoque online para concessionárias e lojas de veículos usados. “No caso dos lojistas, eles consideram o valor de mercado do veículo, seu tempo médio de venda, estado de conservação, quilometragem e a parte mecânica e estrutural para dar um lance. Esses pontos também ditam o valor final da venda”, finaliza Lucas.
Agora que você entendeu como funciona a disputa online de carros na InstaCarro, agende uma inspeção gratuita.