A FIAT é uma marca renomada que fabrica carros desde 1899, quando lançou o primeiro carro. FIAT significa Fábrica Italiana Automobilística de Turim. A montadora já emplacou alguns modelos que fizeram sucesso por aqui, como: Palio, Siena, Strada, Uno, Argo, Toro, Doblò, Punto, Bravo e Cronos.
Em nosso país, os veículos da fábrica italiana são muito procurados e comprados pelos consumidores, sejam novos ou usados.
Vender FIAT usado é fácil?
Se você tem um carro da Fiat na garagem pode bater a preocupação: e na hora de revender o veículo, será que terei dificuldades? Bem, essa pergunta vai depender de vários fatores.
É necessário avaliar fatores como, por exemplo, o modelo que você tem, o estado de conservação do carro, se as manutenções estão em dia e outros fatores que interferem na decisão de compra de um possível interessado.
Para te ajudar, separamos alguns pontos que podem te ajudar a vender seu Fiat usado. Confira:
1. Cuide bem de seu carro FIAT
A primeira recomendação que você deve seguir é cuidar bem de seu carro. Quanto mais conservado ele estiver, mais fácil será vendê-lo e conseguir um bom preço por ele. Muitas imperfeições no carro certamente contribuirão para a sua desvalorização. Ninguém quer pagar um preço alto por um produto muito desgastado.
A depreciação de um carro usado é menor que a de um carro novo, o que é uma vantagem para a sua revenda. Mas, de qualquer modo, manter o veículo em boas condições é fundamental para realizar um bom negócio.
É importante que sua aparência (pintura, vidros, parachoques), sua parte mecânica e sua parte elétrica estejam em boas condições. Os itens de segurança, principalmente o cinto de segurança, também devem estar em ordem.
Para evitar que o carro fique em mau estado, é importante recorrer à manutenção preventiva, ou seja, aquela manutenção que identifica a necessidade de pequenas correções e evita que surjam problemas piores.
2. Conheça o suficiente sobre a marca e o modelo
Na hora de vender um carro FIAT, também é importante conhecer o suficiente sobre a marca e o modelo. A marca FIAT dispensa apresentações, mas é sempre bom lembrar ao potencial cliente as vantagens da marca, os diferenciais de um carro FIAT em relação a outras marcas.
Carros como Uno e Palio, por exemplo, são conhecidos por serem populares, isto é, oferecem preços mais acessíveis, são eficientes (bom desempenho) e econômicos.
É importante conhecer as atualizações que um determinado modelo passou em relação ao ano anterior. Essas mudanças, mesmo sendo pequenas, já fazem alguma diferença. E o consumidor pode gostar de algumas dessas melhorias.
Conhecendo bem sobre a marca e o modelo que está vendendo, você estará preparado para responder às dúvidas que aparecerem. Se não tiver esses conhecimentos, talvez fique mais difícil convencer alguém a comprar o seu carro.
3. Mantenha as peças e os equipamentos originais
Embora a customização, em geral, aconteça para atender às necessidades pessoais de cada proprietário, manter o carro com peças e equipamentos originais ajuda a vendê-lo mais rápido na maioria das vezes. Isso porque nem sempre as necessidades do outro são iguais às suas, não é mesmo?
Quando carros FIAT são vendidos com peças e equipamentos originais, o próprio comprador se encarrega de fazer as modificações que achar necessárias para deixar o veículo ao seu gosto.
Mudanças drásticas no modelo original tendem a baixar o valor do carro.
4. Passe toda a informação sobre os documentos
É fundamental agir com honestidade e informar o potencial comprador sobre toda a documentação do veículo. O carro precisa estar em seu próprio nome, como vendedor, mas, caso não esteja, é importante que a outra pessoa assine os documentos necessários para garantir a efetiva transferência de propriedade.
Também é importante esclarecer se existe alguma multa ou outra dívida a ser paga. Os impostos estão em dia ou não? Como estão o seguro e o licenciamento? A vistoria foi feita conforme manda a legislação?
Muitas vezes, o comprador se compromete ao pagamento das dívidas ganhando desconto no preço de venda. Mas o ideal é que o vendedor, caso o veículo tenha dívidas, já coloque o preço do carro com desconto sobre esses valores e explique tudo à pessoa interessada, que certamente ficará satisfeita com sua idoneidade.
5. Anuncie a venda
É importante colocar um anúncio sobre a venda do seu carro. Existem diversas formas de anunciar sua venda: jornal, rádio, internet. Hoje, com a divulgação massiva que a internet apresenta, vale a pena utilizar os recursos digitais para fazer sua propaganda.
Geralmente, com a ajuda da internet, você consegue anunciar a menores custos e até com maior eficiência do que usando os métodos mais tradicionais.
6. Use fotos cativantes
Na hora de apresentar seu FIAT nos anúncios, escolha boas imagens, que chamem a atenção do leitor. Procure mostrar todos os detalhes, aproveitando diferentes posições do veículo e envolvendo a área externa e interna dele.
Mostre a frente, a traseira, as laterais. Fotografe partes mais de perto, como os vidros e os pneus. Exponha também a parte interna do veículo, mostrando o estado dos assentos e a Utilize fotos reais e que chamem a atenção das pessoas que estão interessadas em comprar carros FIAT.
7. Anuncie seu carro FIAT na InstaCarro
A InstaCarro é uma empresa especializada no anúncio de venda de veículos. Ela anuncia por meio de sua plataforma digital na internet, facilitando a vida do vendedor.
Antes de tudo, a empresa faz uma avaliação do carro para saber qual o preço efetivo de mercado que ele vale. Assim, você poderá vender com mais rapidez. Não adianta supervalorizar seu veículo e querer uma fortuna por ele — se fizer desse modo, não conseguirá vendê-lo nunca.
O valor de mercado determinado pela InstaCarro baseia-se em seu próprio histórico de preços, que ela mantém em seu banco de dados pessoal.
Depois que for corretamente avaliado, o carro será encaminhado para a vitrine virtual da loja, acessada por inúmeras concessionárias do Brasil. Se uma ou mais concessionárias tiverem interesse no produto, você poderá vender seu carro à concessionária que oferecer o preço mais vantajoso. O pagamento de seu carro será feito à vista.
O melhor de tudo é que a própria empresa cuida de toda a parte burocrática do processo, que costuma ser a mais complicada para quem vende e para quem compra.
Você terá à sua disposição os melhores recursos sem precisar se deslocar em seu veículo nem ter muito trabalho.
Os carro FIAT estão entre os melhores do Brasil. Basta aplicar as estratégias certas e você conseguirá vender o seu carro em pouco tempo!