A CNH digital revolucionou e desburocratizou o acesso ao documento, mas o que é a CNH digital e eletrônica?
Se você já esqueceu sua CNH em casa e só percebeu quando já estava longe, com certeza viveu momentos de tensão por medo de ser parado numa blitz.
E uma das alternativas para evitar este problemão (além de não tirar a CNH da carteira), é usar a CNH eletrônica, que pode ser baixada através de um aplicativo em seu smartphone e que substitui o documento físico.
Apesar da clara vantagem, ainda há uma baixa adesão por parte dos motoristas de alguns estados. A explicação para isso é simples: muitos ficam de fora por simples falta de informação.
Assim, para te ajudar a não ter mais dúvidas sobre o tema, preparamos este conteúdo para explicar tudo sobre a CNH eletrônica.
O que é a CNH digital e eletrônica?
A CNH eletrônica, CNH Digital ou até mesmo eCNH, é um aplicativo criado pelo SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – para o DENATRAN com a finalidade de armazenar todos os dados contidos na CNH física, como foto, número de registro, validade e categoria, por exemplo.
Quem pode ter CNH digital?
A CNH digital está disponível para motoristas que, na versão impressa do documento, tem QR Code no verso. Esse código escaneável é encontrado nos documentos que foram emitidos a partir do mês de março de 2017.
É importante ressaltar que quem não tiver esse modelo tem duas alternativas: pagar para ter uma segunda via (que virá com o QR Code) ou aguardar até a próxima renovação de seu documento de habilitação.
Agora, se o motorista já tem cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica, não precisa se recadastrar. Nesse caso, basta pedir a CNH digital por meio do portal do Denatran e utilizar o usuário e senha que já possui.
Como faço para tirar a CNH digital?
O processo é bastante simples e gratuito, mas em alguns Estados há uma cobrança pela emissão:
- Tenha a versão impressa da CNH, ou seja, aquela com QR Code;
- Efetue o cadastramento no Portal do Denatran ou se dirija até um posto de atendimento do Detran (esse caso se aplica às pessoas que não tem o certificado digital;
- Baixe o app da CNH eletrônica disponível para celulares Android ou iOS;
- Para ter acesso ao aplicativo, será requerido o código de ativação. Esse dado é enviado pelo Denatran para o e-mail do condutor;
- Crie uma senha de quatro dígitos para utilizar o aplicativo da CNH Digital. Essa senha de quatro dígitos sempre será requerida para a visualização da CNH digital.
A CNH eletrônica é segura?
Sim. Isso quem afirma é o próprio Ministério das Cidades. Segundo o órgão há uma série de padrões técnicos que foram desenvolvidos com o objetivo de permitir o funcionamento de um sistema de criptografia, o que garantiria a validade e a segurança da CNH eletrônica.
Aliás, a autenticidade dessa versão da CNH pode ser feita por meio de duas formas já apontadas: leitura do QR Code e pela assinatura do certificado digital.
Se parar em uma blitz e não tiver internet?
Esse é um dos pontos mais legais sobre a versão digital da CNH: se não tiver sinal ela poderá ser usada off-line, sem nenhum problema. Na realidade, a internet somente é necessária no primeiro acesso.
Agora, se a situação for o celular sem bateria não tem jeito. A versão impressa deverá ser apresentada.
Se roubarem o meu smartphone?
Caso o celular com a CNH eletrônica for roubado, o usuário deverá efetuar o bloqueio do documento o mais rápido possível.
Para os condutores com o certificado digital esse procedimento poderá ser feito no site do Denatran.
Para quem não conta com esse documento, é necessário dirigir-se a um posto de atendimento do Detran para efetuar o bloqueio.
É obrigatório o uso da CNH digital?
Não é obrigatório. Como apontamos a CNH digital foi desenvolvida para facilitar a vida dos motoristas e dos próprios serviços de trânsito. Ela funciona como substituta do documento físico.
Quais as principais vantagens da CNH eletrônica?
Existem várias vantagens de se adotar esse modelo de habilitação. Entre os mais evidentes está a possibilidade de “emitir” o documento em qualquer lugar. Ou seja, não há a necessidade de agendamentos ou perda de tempo enfrentando filas.
Além disso, o pedido pode ser feito com o certificado digital que funciona como uma assinatura virtual que garante a segurança no processo.
No mais, temos tudo aquilo que já citamos até o momento: segurança, mobilidade, praticidade, rapidez e tecnologia de última geração.
O que acontece com quem esquece a CNH?
Embora dirigir sem a habilitação (no caso de esquecimento) seja uma infração considerada leve (menos três pontos na carteira) e a multa tenha um valor baixo (R$ 88,38), o agente de trânsito pode exigir a retenção do veículo até que o documento seja apresentado.
A CNH impressa vai acabar?
Não. Como observamos a CNH digital foi criado para substituir a versão impressa em situações específicas. Sendo assim, a impressa continua valendo e segue os padrões de emissão atuais do Detran.
A versão digital é um documento oficial, da mesma forma que a versão física. Logo, em qualquer parte do país que o motorista estiver ele poderá fazer uso desse documento de identificação sem nenhum tipo de problema.
3 Comments
Que artigo completo o de vocês, a CNH Eletrônica é realmente uma inovação e tanto, nós precisamos de mais praticidade no processo burocrático Brasileiro.
Muito obrigado! 🙂 Ficamos felizes que tenha gostado. E aproveite para conhecer um pouco mais sobre a InstaCarro. Acesse instacarro.com
Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos