Documento atrasado: sabia que dá para parcelar os débitos do veículo?
parcelar documento atrasado - mulher sorridente segura um cartão de credito na mão esquerda dentro do carro

Documento atrasado: sabia que dá para parcelar os débitos do veículo?

Documento atrasado tem solução usando o cartão de crédito. Com ele é possível parcelar os débitos de um automóvel; veja como.

Nesses tempos de aperto no caixa das famílias, é comum que muita gente deixe de pagar em dia o licenciamento do carro na esperança da melhora na situação financeira. É um risco bem grande a se assumir, já que é rodar com a documentação irregular sujeita o condutor a uma multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além da possibilidade de apreensão do veículo.

cta blog venda seu carro

Sozinho, o valor de licenciamento em SP é de R$ 98,91. Valor que é mais baixo do que o da maioria das multas de trânsito. Mas o problema é que, mesmo com o pagamento desta taxa, todos os débitos do veículo, incluindo multas e IPVA, também precisam ser quitados para que seja liberada a emissão do novo CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Por sorte, atualmente a legislação de boa parte dos órgãos de trânsito e órgãos autuadores prevê o parcelamento de multas e outros débitos, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e taxas, para permitir a regularização do documento atrasado.

Para saber se este é o seu caso, basta consultar no site do órgão de trânsito do estado se o pagamento parcelado está disponível e quais são as companhias autorizadas a oferecê-lo. Em São Paulo, a lista de empresas cadastradas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para oferecer o pagamento parcelado de débitos pode ser consultada no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento.(https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Paginas/Parcelamento-no-Cart%C3%A3o.aspx)

Os interessados podem efetuar o pagamento do documento atrasado pelo site de uma das credenciadas, ou comparecendo presencialmente a um dos pontos de atendimento das credenciadas, com o número do Renavam. Nesta modalidade, o débito é pago à vista pela operadora para os departamentos de trânsito, ficando o dono do veículo atrelado a uma dívida com a operadora do cartão de crédito. Vale destacar que essas mesmas empresas oferecem a possibilidade de pagar a dívida no débito ou via boleto bancário.

Essas empresas estão livres para definir o parcelamento e também os juros e taxas a serem cobradas pela transação. Por conta disso, é importante fazer uma simulação antes para ver qual das companhias oferecem as melhores condições para a quitação. Após o pagamento, o tempo para a liberação da autorização para a emissão do CRLVe também varia de acordo com a operadora escolhida, assim como a possibilidade de uso de mais de um cartão de crédito para a quitação da dívida.

Documento atrasado: Restrições

Mas há situações em que não é possível fazer a quitação dos débitos por meio dessas empresas credenciadas. Uma delas, é se o órgão autuador não oferece a possibilidade de parcelamento.

Já a outra é caso as multas e taxas em aberto já tenham sido inscritas pelo departamento de trânsito em dívida ativa, situação que é uma execução fiscal e que pode fazer com que o proprietário perca inclusive o seu veículo.  Em São Paulo, a consulta dos débitos em dívida ativa por ser feita aqui (https://www.dividaativa.pge.sp.gov.br/sc/pages/consultas/consultarDebito.jsf?param=7748), bastando para isso informar o número do Renavam do automóvel.

Outra situação é quando já existem pagamentos parcelados inscritos em cobrança administrativa, situação em que não é possível novo parcelamento. Também não é possível parcelar multas registradas em estados diferentes daqueles em que o veículo é cadastrado, como no caso de um carro do estado de São Paulo que receba uma multa em Minas Gerais.

Documento atrasado: IPVA

Além da opção de pagamento via empresas credenciadas, algumas unidades da federação oferecem condições especiais por conta própria para a quitação do débito de IPVA, inclusive com a opção de pagamento parcelado. Para consultar se esse parcelamento é possível, basta consultar o site da secretaria da Fazenda do seu estado.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

2 Comments

  1. Alexanio batista

    Meu carro esta atrasado eu quero saber o valor do IPVA

    1. Fernando Naccari

      Oi, Alexanio. Essas informações você pode consultar no próprio site do Detran de sua cidade, inserindo os dados do veículo e consultando os débitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *