Dicas para se dar bem no exame psicotécnico do Detran
exame psicotécnico do detran - mão segurando caneta em cima de folha de questões

Dicas para se dar bem no exame psicotécnico do Detran

Está precisando fazer o exame psicotécnico no Detran mas está inseguro? Saiba como fazê-lo sem preocupações e se dar bem

Quando você está em busca de tirar sua Carteira de Habilitação pode ser que uma das etapas do processo que mais te assusta é justamente ele: o exame psicotécnico. 

O exame psicotécnico, usado também em processos seletivos para vagas de emprego, nada mais é do que um teste para estudar e entender melhor aquele candidato a motorista, que no caso é você!

Nele, é observado seu comportamento com questões de raciocínio lógico, velocidade no processamento de informações, tomadas de decisões, concentração e memória. Apesar de todos esses pontos, o exame psicotécnico não é longo, durando em média 30 minutos, mas é parte importante do processo de documentação e legislação veicular para motoristas profissionais.

Entendendo o exame psicotécnico

O exame psicotécnico é realizado seguindo algumas técnicas. Fazem parte dele a entrevista individual, testes psicológicos, atividades em grupo, escuta e intervenções verbais, além dos exames que vamos abordar abaixo, começando pelo teste de cálculo.

Esse exame, que pode parecer sem sentido, busca avaliar, dentro de um determinado tempo, sua atenção, para verificar se você não se confundiu com os sinais, como por exemplo trocar o símbolo de subtração por divisão em uma situação de estresse devido ao tempo curto. 

cta blog venda seu carro

Sua rapidez para resolução do cálculo também é levada em conta, já que raciocínio rápido é um ponto positivo no trânsito. 

Já no teste onde você é submetido a desenhar ou traçar linhas em uma folha em branco, o psicólogo está nada mais nada menos do que verificando sua coordenação motora diante de adversidades ou emergências. 

A maioria das pessoas tentam traçar ou desenhar perfeitamente o que foi pedido, porém poucos sabem que o ideal não é que você chegue à perfeição. 

Mostrar cuidado e empenho no que está fazendo já é o necessário para obter aprovação nesse teste, porém fazer tudo milimetricamente perfeito pode soar como um alerta para o psicólogo avaliador.

O teste palográfico busca ver seu limite justamente pela repetição dos movimentos. Exigindo o maior número de traços na vertical em fileiras em um tempo determinado, o seu objetivo é avaliar a expressividade, inteligência e instrução do futuro motorista. 

Já o teste de memória avalia, assim como o teste de cálculo, a concentração do candidato. Alguns avaliadores simulam, durante este exame, uma situação de desvio de atenção, como falar alto, puxar conversas paralelas, justamente para julgar seu foco. 

Posso reprovar no exame psicotécnico?

Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. 

Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste. Segundo artigo 9º da Resolução Nº425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o candidato pode estar:

  • Apto: quando você está autorizado a conduzir um automóvel, de acordo com o resultado do exame;
  • Inapto: quando não há, segundo o exame, equilíbrio físico ou mental por parte do candidato para dirigir;
  • Inapto temporário: Quando há necessidade de uma adequação do candidato para poder exercer a direção de um automóvel;

Se no seu caso o resultado mostrou que você está inapto temporariamente, será dado um prazo de inaptidão e assim que esse prazo acabar você poderá realizar novamente o exame psicotécnico.  

Como se preparar

Com as dicas acima você já sabe como funciona cada etapa do teste, então facilitará a resolução do mesmo.

Porém, o candidato precisa se preparar, dentro do possível, para que tenha um bom desempenho na prova. Uma boa prática é ter uma noite boa de sono antes do dia do exame.

Como todos sabem, dormir bem ou mal afeta diretamente nosso desempenho durante o dia, e nessa situação, onde você vai ser avaliado principalmente mentalmente, é importante estar com a cabeça bem descansada.  

Dependendo de que horas será o seu exame, evite ficar muito conectado horas antes. Aparelhos eletrônicos, como computador e celular, podem ser fonte de um estresse psicológico inconsciente.

Não se esqueça de se alimentar bem antes do teste. Não significa que você deva comer muito para não ter fome, pelo contrário, se você se sentir pesado provavelmente terá um desempenho abaixo do normal. 

Indicamos que faça um lanche leve, talvez um sanduíche, ou então um café da manhã reforçado já seja uma boa forma de se manter firme e forte. 

Na hora do exame fique atento e preste bastante atenção em exatamente tudo que o avaliador disser. 

Se você não entender bem as instruções do que deve ser feito, provavelmente terá um desempenho ruim, por isso cada palavra de orientação é extremamente necessária e importante. 

Além de conseguir resolver de forma mais fácil as tarefas, a atenção e o foco são pontos que o avaliador fica de olho durante o exame psicotécnico. 

Na internet é possível encontrar alguns sites e vídeos que falam sobre cada etapa do exame, que não costumam variar muito, então seria interessante dar uma olhada visualmente nos exames de outras pessoas para se preparar para o seu.

Posts relacionados

Fiat Strada modelos: comparativo completo das versões disponíveis

Fiat Strada modelos: comparativo completo das versões disponíveis

A Fiat Strada se consolidou como a picape mais vendida do Brasil, graças à sua robustez, versatilidade e versões para…
Carros mais vendidos em setembro: Hyundai Creta é líder

Carros mais vendidos em setembro: Hyundai Creta é líder

Setembro de 2024 foi um mês marcado por um crescimento de 18% de vendas no setor automotivo, com o Hyundai…
Hyundai Creta 2025: SUV chega com motor 1.6 turbo

Hyundai Creta 2025: SUV chega com motor 1.6 turbo

Hyundai apresenta o facelift do Creta, agora com motor de 193 cv e design renovado. Os preços que variam de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *