Implantação do CRLV digital permitiu fazer o licenciamento de veículos em poucos minutos e sem sair de casa; confira o procedimento.
Rodar com o licenciamento atrasado não é um bom negócio. Além do risco de tomar uma multa de R$ 293,47 e perder sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o proprietário irá ter que arcar com as consequências da apreensão do automóvel.
A parte boa dessa história toda é que, desde 2020, a versão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) está disponível em todo o Brasil.
Para o proprietário, o documento digital de licenciamento facilitou em muito o processo de regularização do veículo, já que todo o processo pode ser feito sem sair de casa e sem a necessidade de esperar a entrega do CRLV.
Documento digital
O CRLV digital pode ser acessado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para dispositivos Android e iOS, mesmo que o smartphone esteja sem acesso à internet.
O documento digital tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização, e é válido inclusive em outros países da America do Sul.
Pagamento
O pagamento do licenciamento pode ser feito diretamente no aplicativo do seu banco ou no internet banking, bastando para isso informar o Renavam do veículo.
Já aqueles que preferirem fazer o licenciamento presencial podem fazer o processo nos caixas eletrônicos e Lotéricas. Vale destacar que outros débitos do carro, como multas, também precisam ser quitados para permitir o licenciamento do mesmo.
Carros com recall pendente também podem ter o licenciamento bloqueado até que o proprietário leve o automóvel para a realização do reparo gratuito.
Poucos minutos após o pagamento da taxa, o documento já estará disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e também no site do Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br).
No caso dos veículos registrados em São Paulo, o CRLV fica disponível ainda para download nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e Detran.SP (www.detran.sp.gov.br).
Versão impressa
Desde a instituição do CRLV digital, a versão impressa deixou de existir. A opção agora é imprimir o documento digital, o que pode ser feito em uma impressora caseira e em papel sulfite comum. E tem o mesmo valor legal da versão eletrônica.
2 Comments
No meu caso o licenciamento do carro vence só em dezembro mas a pessoa que comprou meu carro disse que eu preciso pagar o valor referente a este ano para ele poder transferir o carro para ele e para outra jurisdição. Gostaria de saber se é isto mesmo. Porque ao meu ver, como o vencimento é só em dezembro seria de responsabilidade dele e o detran não poderia exigir este pagamento antes da data para transferir o carro para ele…
Você saberia me tirar esta dúvida?
Obrigada
Comprei um um carro no mes passado dia 27/03/no dia 27/04/fez um mes e nao consigo agenda pra fazer trasferencia para o meu nome e o dono do carro ta mim cobrando .mas eu nao sou culpada .ligo pra o detran eles nao atende .e nem tem vaga pra agendamento .e nem sei mais oque fazer .ja passou um mes e eu nao quero paga multa .estou fazendo oque e certo mas .esta complicado .com o atendimento e falta de informaçõa.do detran.esta muito dificil.