Todos os modelos de automóveis podem puxar um carreta? Entenda quais são as regras para o uso de reboque no carro
Se o seu carro está pequeno para levar a tralha da família nas viagens, uma opção é a instalação de um reboque para puxar uma carretinha.
Mas é preciso ter atenção. Apesar de ser um acessório permitido por lei, é necessário seguir algumas regras. O seu carro também precisa ser compatível, já que alguns modelos são proibidos pelos fabricantes de receber os engates. Saiba mais a seguir.
O que é o engate?
O engate é uma estrutura metálica feita para permitir a conexão do automóvel a uma carretinha ou outro tipo de reboque. Por esse motivo, essa estrutura precisa ser parafusada a pontos na estrutura da carroceria.
Embora muita gente faça a instalação por questões estéticas, com o objetivo de “proteger” o automóvel de pequenas colisões, o resultado em batidas maiores pode ser exatamente o contrário, fazendo com que um impacto de baixa velocidade e fácil reparo resulte até na perda total do carro.
Legislação
A resolução 197/2006, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estipula as regras de uso de reboques em automóveis com até 3.500 kg de PBT (Peso Bruto Total).
Os automóveis capazes de puxar reboques precisam trazer no manual do proprietário a CMT (Capacidade Máxima de Tração) e a indicação dos pontos de fixação do engate na carroceria.
Ao mesmo tempo, o acessório precisa ser feito por uma empresa certificada pelo Inmetro, trazendo em uma plaqueta os dados do fabricante, modelo de carro para o qual é destinado, capacidade máxima de tração e uma referência à resolução do Contran.
A instalação também precisa ser feita por empresa capacitada, assim como a nota de venda deverá trazer os dados de identificação do automóvel.
Carros que podem (e não podem) puxar reboques
Dentre os carros de passeio certificados para o uso de reboque no mercado automotivo brasileiro estão o Jeep Compass, Volkswagen T-Cross, Toyota Corolla (a partir de 2020), Renault Sandero e Hyundai HB20.
No sentido contrário, alguns fabricantes proíbem a instalação desses acessório nos veículos. Dentre os carros vetados para receber engate estão os Chevrolet Onix e Onix Plus, todos os modelos da Honda (incluindo os novos City e City Hatchback) e Nissan Versa.