Entenda como funciona o rodízio de carros em SP e em quais situações o motorista está isento de cumprir as restrições
Implementado em 1997, o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, mais conhecido como rodízio municipal de veículos, nasceu com intuito de ajudar a mobilidade da maior cidade do Brasil. Naquela época, o volume de veículos girava em torno de 4,7 milhões. Hoje em dia, esse número é maior que 24 milhões.
Antes de sancionado definitivamente, o plano recebeu várias alterações, como os horários de circulação, dias estipulados segundo a placa de cada veículo, além de ganhar multas e fiscalização específicas para garantir seu cumprimento.
Como funciona o rodízio em SP?
Para quem não é de São Paulo e não está acostumado, o rodízio pode parecer confuso à primeira vista, apesar de a regra para veículos em circulação ser bem simples.
A primeira norma gira em torno do final da placa do veículo e vale de segunda a sexta-feira. Sendo assim, durante um dia por semana, cada veículo é proibido de circular no centro expandido (confira o mapa acima) durante a manhã, das 7h às 10h, e da tarde e noite, das 17h às 20h. A divisão acontece de acordo com o número final da placa do carro.
A tabela funciona da seguinte forma:
Dia da semana | Finais de placa com circulação restrita |
Segunda-feira | 1 e 2 |
Terça-feira | 3 e 4 |
Quarta-feira | 5 e 6 |
Quinta-feira | 7 e 8 |
Sexta-feira | 9 e 0 |
Durante esse período, se você circular pelas vias que integram o rodízio, você levará uma multa.
Já quanto aos locais onde o rodízio é válido, os principais bairros são: Liberdade, Bela Vista, Moema, Mooca, Belém, Brás, Pinheiros, Perdizes e Tatuapé. Atende às principais vias do centro e do centro expandido da cidade, como é o caso das Marginais Tietê e Pinheiros e parte da Avenida Radial Leste.
Posso andar nos bairros no meu dia do rodízio?
A resposta é simples: o mais recomendável é não utilizar de jeito nenhum o seu carro durante o rodízio para evitar alguma multa ou infração. Se for circular nos extremos, fora do centro expandido, não tem problema.
Isenção do rodízio de carros em SP
As regras do rodízio incluem algumas categorias de veículos e profissionais que estão isentas das restrições de circulação. A lista completa, que pode ser vista no site da CET, inclui médicos, carros PCD, e automóveis de serviços públicos e/ou essenciais.
A legislação municipal isenta ainda do cumprimento do rodízio os carros elétricos ou carros híbridos.
Rodízio de carros em SP: carros de outras cidades
Veículos com placas de outras cidades não são isentos do rodízio na cidade de São Paulo. Independente da cidade de origem da placa, qualquer veículo que circular na cidade de São Paulo está sujeito ao rodízio, ou seja, caso seja pego cometendo a infração, será multado.
Rodízio em SP tem tolerância?
Não existe tolerância quanto ao rodízio. Assim que o motorista entrar em uma área de rodízio, no horário e dia estipulado para a placa do veículo, ele pode levar uma multa ao passar por algum fiscal ou, o mais comum, ao ser pego pelos radares.
Ignorar o rodízio é uma infração média, com multa de R$130,16 e soma de 4 pontos na CNH do motorista.
Quantas multas recebo se desrespeitar o rodízio?
Pouca gente sabe, mas é possível receber mais de uma multa por rodízio não respeitado em um dia só.
No entanto, essa multa se limita a uma por período, ou seja, mesmo que você seja flagrado infringindo o rodízio por, duas, três, ou mais vezes, de manhã, você só receberá uma multa.
O mesmo acontecerá no período da tarde/noite. Independente do número de vezes que você seja flagrado, apenas uma multa por período pode ser aplicada.
Vale lembrar que a aplicação de multa pode ser feita por diversos órgãos, especialmente por haver vias e áreas monitoradas por diferentes serviços.
10 Comments
Fui multado 04 vezes no Rodízio em São Paulo, sou do Interior de São Paulo Cidade de Sarapui.SP. acontece que meu carro é PCD. Como faço para receber as multas de volta, se tenho direito?
Olá! Você deve acessar o site do Detran SP e buscar sobre “DEFESA DA AUTUAÇÃO (DEFESA PRÉVIA)”. Lá você explicará o caso e recorrerá das multas aplicadas, ok?
Deu horário do rodízio e parar em um posto estou sujeito a multa
Não estou circulando com o veículo
Oi, Guilherme. Se no horário do rodízio o carro estiver estacionado, mesmo na rua, não tem multa. A multa é só se o carro estiver em circulação.
Bom dia! Os veículos elétricos tem que fazer algum cadastro para transitar nos dias de rodízio?
Olá, tudo bem?
Não é preciso. A isenção é automática.
Ola boa tarde sou do Rio de janeiro estou indo pra São Paulo moto tem rodízio tbm ? Estarei indo quinta feira final da placa 1
Olá, tudo bem? Fica tranquilo, motos não participam do rodízio veicular em SP.
Sou do interior de Minas Gerais e fui para São Paulo , fiquei em hotel bem proximo da av Paulista, mas para chegar até o hotel, tive a necessidade de passar pela av Paulista e depois disso deixei o carro parado ate o dia que voltei para MG, 05 dias com o carro parado, mas mesmo assim tomei multa bem no dia que eu cheguei … quer dizer que mesmo visitar a cidade de SP com placa de fora e ir para o hotel, sou multado? Teria de ir para SP em outra data que nao era o dia do rodizio?
Olá, tudo bem? Neste caso, mesmo com a placa sendo de outra cidade ou Estado a multa também é aplicada. Você só não receberia esta multa caso trafegasse fora dos horários do rodízio: das 7h às 10h e das 17h às 20h.