> Documentação e Legislação Veicular > Suporte de bicicleta: como transportar sua bike do jeito certo

Suporte de bicicleta: como transportar sua bike do jeito certo

suporte bicicleta carro

Você sabe como escolher o suporte de bicicleta certo para o seu carro? Confira aqui como fazer a escolha correta

Se você é daqueles que ama uma aventura, seja em um carro ou em uma bicicleta, saber como unir essas duas paixões é essencial para tornar a experiência melhor ainda. Antes de transportar sua bike no seu veículo é necessário saber como realizar o trajeto com segurança e dentro da lei. 

Antes de qualquer coisa, saiba que transportar bicicletas no carro é uma atividade legal, segundo a Resolução 349/2010 do Código de Trânsito Brasileiro. Nela, uma das regulamentações é sobre o uso de suportes traseiros. 

Dentro da lei

Conforme a legislação, caso use um suporte que tampe a placa ou os faróis do veículo, é necessário colocar uma outra placa no carro, além de uma régua de sinalização. Este último precisa ter ao menos um metro de largura e, no máximo, o tamanho do automóvel.

Multa e punição

Assim como toda regulamentação, o seu não cumprimento é punido de alguma forma. No caso da régua de sinalização, caso não aplicada no caso descrito acima, o condutor estará cometendo infração gravíssima, levando 7 pontos na CNH e sendo obrigado a pagar uma multa de R$ 293,47. 

Caso arraste a bicicleta, a punição é certa também! Esse ato é configurado como infração grave, de acordo com o art.231 do CTB. Ainda nesse artigo, a lei prevê que é errado transportar cargas que sejam maiores do que os limites estabelecidos por meio de sinalização ou lei. Se a bicicleta for arrasada ou maior que o adequado, o motorista será punido com multa de R$ 195,23, desconto de cinco pontos na CNH e o carro é retido para ser regularizado. 

Bicicleta dentro do carro

Caso você ache ruim anexar a bicicleta na parte externa do veículo, uma opção é transportar o item na parte dentro do carro. Mas isso é possível dentro da lei? Sim, mas existem suas complicações. 

Se a sua bike não for daquelas dobráveis, vai ser necessário desmontá-la para colocá-la dentro do carro e montá-la novamente quando chegar ao seu destino. Em casos que você for levar mais alguém na aventura, essa proposta fica inviável, já que a bicicleta irá ocupar praticamente todo o espaço interno.

Tipos de suporte

A forma ideal de transportar sua bicicleta para a viagem é encontrar o melhor suporte para a sua demanda. Para isso, separamos alguns tipos de suporte que podem adequar corretamente sua bicicleta a sua aventura. 

Suporte de teto

suporte de bicicleta carro

Usar o suporte de teto é uma das maneiras mais seguras de levar a famosa magrela consigo. Esse tipo de dispositivo se destaca entre as outras opções por diversos motivos, entre eles porque não tampa a placa e nem tira o espaço interno do carro. Além disso, também não compromete o porta-malas.

Para a sorte dos ciclistas de plantão, apesar de existir um limite de 50 centímetros para transporte de objetos nessa parte do automóvel, a bicicleta é uma exceção. Segundo a resolução 349, para esse item não há limite de altura. Porém, é necessário ter cuidado com lugares mais baixos quando estiver transportando a bike. 

Suporte traseiro 

suporte de bicicleta carro

Normalmente, o suporte traseiro é mais barato que os demais e tem uma instalação mais simples, tanto para colocá-lo no carro como para colocar a bicicleta no suporte. E falando de instalação, esse componente deve ser colocado entre a lataria e o para-lama. Além disso, precisa ficar a uma altura que não permita que a bicicleta arraste no chão. A adequação da placa e da faixa da régua de sinalização é necessária. 

Suporte de engate 

Além das duas opções apresentadas acima, ainda há o suporte de engate. Este componente é mais alto que o suporte traseiro, fazendo com que a altura em relação ao chão não seja problema. Também deixa a bicicleta mais afastada da lataria, mas em compensação impede a abertura do porta-malas e se sobrepõe à placa e luzes do automóvel. Um detalhe sobre esse suporte é que apenas veículos com autorização do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) podem utilizá-lo. 

Qual o melhor suporte?

Na hora de saber qual é o melhor suporte para o seu uso é necessário se atentar em alguns detalhes, como a compatibilidade com o seu veículo, quantas bicicletas serão transportadas, qual é o peso máximo do suporte e qual será a frequência de uso. 

Depois de comparar esses itens, basta adquirir a opção que melhor cabe no seu bolso e atende a sua necessidade. Lembre-se de comprar suportes de qualidade, já que você não vai querer um item quebrado em meio a estrada. Como o ditado diz, o barato pode sair caro. 

Guia de Preços da InstaCarro

Veja o preço real do seu carro no mercado

Clique aqui

Agende uma Avaliação Gratuita

Posts relacionados

Fachada de uma unidade do Detran.SP com cadeiras enfileiradas no interior visível através de portas de vidro.
Documentação e Legislação Veicular

O que é e como funciona o Detran no Brasil

Entenda o papel essencial do Detran na habilitação de condutores, registro de veículos e segurança no trânsito O Departamento Estadual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *