Você sabe como escolher o suporte de bicicleta certo para o seu carro? Confira aqui como fazer a escolha correta
Se você é daqueles que ama uma aventura, seja em um carro ou em uma bicicleta, saber como unir essas duas paixões é essencial para tornar a experiência melhor ainda. Antes de transportar sua bike no seu veículo é necessário saber como realizar o trajeto com segurança e dentro da lei.
Antes de qualquer coisa, saiba que transportar bicicletas no carro é uma atividade legal, segundo a Resolução 349/2010 do Código de Trânsito Brasileiro. Nela, uma das regulamentações é sobre o uso de suportes traseiros.
Dentro da lei
Conforme a legislação, caso use um suporte que tampe a placa ou os faróis do veículo, é necessário colocar uma outra placa no carro, além de uma régua de sinalização. Este último precisa ter ao menos um metro de largura e, no máximo, o tamanho do automóvel.
Multa e punição
Assim como toda regulamentação, o seu não cumprimento é punido de alguma forma. No caso da régua de sinalização, caso não aplicada no caso descrito acima, o condutor estará cometendo infração gravíssima, levando 7 pontos na CNH e sendo obrigado a pagar uma multa de R$ 293,47.
Caso arraste a bicicleta, a punição é certa também! Esse ato é configurado como infração grave, de acordo com o art.231 do CTB. Ainda nesse artigo, a lei prevê que é errado transportar cargas que sejam maiores do que os limites estabelecidos por meio de sinalização ou lei. Se a bicicleta for arrasada ou maior que o adequado, o motorista será punido com multa de R$ 195,23, desconto de cinco pontos na CNH e o carro é retido para ser regularizado.
Bicicleta dentro do carro
Caso você ache ruim anexar a bicicleta na parte externa do veículo, uma opção é transportar o item na parte dentro do carro. Mas isso é possível dentro da lei? Sim, mas existem suas complicações.
Se a sua bike não for daquelas dobráveis, vai ser necessário desmontá-la para colocá-la dentro do carro e montá-la novamente quando chegar ao seu destino. Em casos que você for levar mais alguém na aventura, essa proposta fica inviável, já que a bicicleta irá ocupar praticamente todo o espaço interno.
Tipos de suporte
A forma ideal de transportar sua bicicleta para a viagem é encontrar o melhor suporte para a sua demanda. Para isso, separamos alguns tipos de suporte que podem adequar corretamente sua bicicleta a sua aventura.
Suporte de teto
Usar o suporte de teto é uma das maneiras mais seguras de levar a famosa magrela consigo. Esse tipo de dispositivo se destaca entre as outras opções por diversos motivos, entre eles porque não tampa a placa e nem tira o espaço interno do carro. Além disso, também não compromete o porta-malas.
Para a sorte dos ciclistas de plantão, apesar de existir um limite de 50 centímetros para transporte de objetos nessa parte do automóvel, a bicicleta é uma exceção. Segundo a resolução 349, para esse item não há limite de altura. Porém, é necessário ter cuidado com lugares mais baixos quando estiver transportando a bike.
Suporte traseiro
Normalmente, o suporte traseiro é mais barato que os demais e tem uma instalação mais simples, tanto para colocá-lo no carro como para colocar a bicicleta no suporte. E falando de instalação, esse componente deve ser colocado entre a lataria e o para-lama. Além disso, precisa ficar a uma altura que não permita que a bicicleta arraste no chão. A adequação da placa e da faixa da régua de sinalização é necessária.
Suporte de engate
Além das duas opções apresentadas acima, ainda há o suporte de engate. Este componente é mais alto que o suporte traseiro, fazendo com que a altura em relação ao chão não seja problema. Também deixa a bicicleta mais afastada da lataria, mas em compensação impede a abertura do porta-malas e se sobrepõe à placa e luzes do automóvel. Um detalhe sobre esse suporte é que apenas veículos com autorização do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) podem utilizá-lo.
Qual o melhor suporte?
Na hora de saber qual é o melhor suporte para o seu uso é necessário se atentar em alguns detalhes, como a compatibilidade com o seu veículo, quantas bicicletas serão transportadas, qual é o peso máximo do suporte e qual será a frequência de uso.
Depois de comparar esses itens, basta adquirir a opção que melhor cabe no seu bolso e atende a sua necessidade. Lembre-se de comprar suportes de qualidade, já que você não vai querer um item quebrado em meio a estrada. Como o ditado diz, o barato pode sair caro.