Processo de transferência de carro no estado de São Paulo pode ser rastreado por meio do aplicativo Poupatempo Digital.
Quem comprar um carro usado no estado de São Paulo agora pode acompanhar o andamento do processo de transferência de carro pelo smartphone, por meio do aplicativo Poupatempo Digital.
Outra novidade é que o serviço disponibilizará menos etapas de digitação e mais agilidade no preenchimento e anexação dos documentos.
Informações na base de dados do Detran-SP serão reutilizadas. Caso já conste a comunicação de venda do veículo, com o CPF do comprador informado, as indicações para placa, Renavam e endereço residencial estarão automaticamente preenchidas.
Se o endereço estiver correto, deixa de ser necessário também o envio do comprovante de residência. Basta apenas confirmar e seguir adiante no processo.
A atualização do aplicativo incluiu também a adoção de uma lista de documentos dinâmica. Isso permite a inserção, exclusão ou modificação de itens durante a solicitação.
O rastreamento do processo de transferência de carro vale para mudanças de dono na mesma cidade ou entre municípios do estado de São Paulo.
Novos prazos de transferência de carro
O Detran-SP divulgou recentemente os novos prazos para a transferência de carro em São Paulo. Automóveis comprados entre entre 12 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021 precisam estar registrados no nome do novo dono até 31 de dezembro.
Lembrando que os veículos registrados desde 4 de janeiro de 2021 já não contam com o CRV (Certificado de Registro de Veículo) de papel, que foi substituído pelo ATPV-e (Autorização de Transferência de Propriedade de Veículo).
Este documento é impresso apenas no momento da efetivação da venda. A taxa de transferência com o licenciamento do ano pago em São Paulo é de R$ 223,90.
Vale ressaltar que eventuais débitos com multas, IPVA e DPVAT também deverão ser quitados antes da efetivação da transferência de propriedade.