A versão esportiva do SUV da BMW X1 foi preparada pela Motorsport e deve chegar no mercado europeu em 2023
O menor SUV da BMW ganhou uma versão esportiva preparada pela divisão Motorsport. Com o nome de X1 M35i, o veículo chega ao mercado como o topo de linha do modelo, oferecendo um desempenho diferenciado e muita potência no motor.
Sob o capô, o X1 M35i mantém o motor quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina presente nas versões inferiores, porém, com diversas melhorias para elevar sua potência de 204 cv para impressionantes 317 cv. O torque máximo atinge 40,8 kgfm e está disponível entre 2.000 e 4.500 rpm. Uma novidade importante é que a nova versão do motor passa a operar em ciclo Miller. Com essas alterações, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos.
O câmbio é um DCT automatizado de sete marchas, presente no X1 M35i, e o sistema xDrive distribui a tração integralmente.
Uma das principais mudanças no X1 M35i pode ser observada em sua carroceria. Na dianteira, o para-choque foi redesenhado e agora possui entradas de ar mais robustas. Na traseira, destacam-se quatro saídas de escape e um novo difusor. Além disso, as saias laterais e um pequeno spoiler no teto são exclusivos desta nova versão topo de linha.
No interior do X1 M35i, a BMW utiliza materiais finos, como o Alcantara, para o acabamento, conferindo um toque de sofisticação. Os assentos esportivos são uma opção adicional.
O conjunto de telas é composto pelo quadro de instrumentos de 10,7″ e pela central multimídia de 10,25″. Por meio dessa central, é possível acessar o novo sistema iDrive9, que traz o sistema QuickSelect da marca alemã.
O lançamento do X1 M35i será feito primeiramente nos Estados Unidos, em outubro, e em seguida, em novembro, na Europa. A chegada do modelo ao Brasil ainda não possui uma confirmação oficial, mas a mídia especializada espra que seja em 2024. No Reino Unido, o SUV será comercializado por 45.995 libras, o que seria por volta de R$ 282.000.