A BYD relevelou detalhes e a ficha técnica do elétrico Seal que chega com preço agressivo e potência
O sedã elétrico BYD Seal foi revelado pela montadora ainda no Festival Interlagos, em junho. Mas nesta semana, a BYD trouxe o preço e a ficha técnica do elétrico que tem um design refinado, lembra até um Porsche, com potência de mais de 500 cv.
O sedã chega com o preço ótimo para a categoria: R$ 296.800. O veículo tem a potência de 531 cv e faz parte da família de modelos da BYD com temática ocêanica, como o Dolphin.
O BYD Seal é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo do veículo, oferecendo uma potência combinada de 531 cv e um torque de 68,3 kgfm. Essa motorização permite que o sedã esportivo, com um peso de 2.150 kg, acelere de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Este valor, inclusive, é exibido na tampa do porta-malas do veículo.
No quesito autonomia, o BYD Seal pode percorrer até 372 km com uma única recarga. Vale mencionar que, em termos internacionais, onde o ciclo de testes WLTP é adotado, a autonomia divulgada é de 520 km.
As baterias são de 82,5 kWh, segundo a BYD em um carregador de 150 kW, é possível recarregar de 30% a 80% da capacidade das baterias em apenas meia hora.
O design do Seal chama atenção, e sempre é comparado com o Porsche Taycan, os faróis são de LED e as maçanetas estão embutidas nas portas quando o veículo está em movimento. As rodas são de 19 polegadas. Na traseira, as lanternas são conectadas, e os para-choques imitam saída de escapamento.
A BYD oferece algumas opções de cores para o Seal: azul Glacial, cinza Atlantis, branco Bright, preto Cosmos, verde Courtyard e cinza acetinado.
No interior, o que chama mais atenção é a tela central de 15,6”, que controla o sistema de entretenimento e possui integração com o Android Auto e Apple CarPlay através de cabo. O painel de instrumentos tem uma tela de 10,2” e traz itens, como karaokê e até videogame. O banco do motorista oferece ainda ajustes elétricos em oito posições, enquanto o volante pode ser ajustado em quatro posições.
O veículo é equipado com dois carregadores de celular por indução e duas entradas USB, incluindo uma do tipo C. O sistema de áudio Dynaudio tem 12 alto-falantes. O Seal também tem teto solar panorâmico.
Quanto à segurança, o BYD Seal é equipado com oito airbags, sistema de aviso de colisão dianteira e traseira, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, assistência de manutenção em faixa, auxílio de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e uma câmera 360 graus.
Primeiras impressões ao rodar com o BYD Seal
A InstaCarro foi uma das mídias convidadas para o evento de lançamento do BYD Seal. O evento foi dividido em duas etapas: a primeira com a apresentação do produto, em uma noite, e a segunda, com o teste drive em trajeto pré-definido.
A primeira boa impressão ao entrar no carro foi com a qualidade do acabamento: materiais macios ao toque na porta, couro costurado e um material semelhante ao Alcantara.
O banco tem ótima ergonomia e o painel impressiona pelo visual moderno e também pelo acabamento.
Rodando com o carro, há grande diferença de comportamento entre os três modos de condução: Eco, Normal e Sport. No Eco, o BYD Seal se comporta como um “sedã comum”, com bom desempenho e ótimo conforto.
No modo Normal, o desempenho já é acima da média. Acelerações vigorosas, volante com calibração precisa e suspensão extremamente confortável e precisa.
O ponto interessante do BYD Seal é que ele conta com uma nova disposição das baterias, que agora fazem parte da estrutura do chassi. Isso deixa o Seal com pouquíssima torção do chassi em curvas e extremamente preciso em contorná-las.
Já no modo Sport, o sedã elétrico é absurdo. Os 68,3 kgfm ficam disponíveis desde o primeiro instante de aceleração. É um belo coice que o seu corpo e te gruda no banco. Em off, um piloto chegou a me confirmar: “já dirigi muitos carros elétricos em pista, meu preferido era o Volvo C40. Até andar com esse carro. O que ele anda e faz curva é descomunal”.
Preço e garantia do BYD Seal
O preço de venda do sedã esportivo é de R$ 296.800. A garantia cobre o BYD Seal pelos primeiros oito anos de uso ou até 200.000 quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro e com cobertura que se aplica aos motores elétricos e às baterias.
A marca também anunciou no evento a extensão da condição ofertada primeiramente para o BYD Dolphin: toda a linha de elétricos BYD contam com revisões gratuitas no período de 5 anos ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.