A montadora chinesa revelou o SUV premium BYD Yangwang U8 que promete andar de lado e tem mais de 1.000 cv de potência
A BYD apresentou o seu SUV concorrente da Land Rover Defender durante a Conferência de Tecnologia da BYD. O carro é grande: tem mais de cinco metros de comprimento e mais de três metros de entre-eixos.
O Yangwang U8 é um SUV elétrico equipado com quatro motores elétricos, um para cada roda, gerando 1.115 cv de potência. E promete fazer de 0 a 100 km/h em 3 segundos. A grande novidade fica para o comando indenpendente de cada roda, sem necessidade de engate de marcha para ré, isso só é possível por causa da plataforma e4 presente no SUV. A promessa é que o carro consiga ir de 100 km/h à parada total em apenas 40 metros.
A BYD afirma que o sistema de tração responde 100 vezes mais rápido que um de tração integral. O carro foi feito para dirigir em terrenos difíceis como neve, areia e terra. Além disso, é possível dirigir na água: o carro vem com o modo flutuar e flutua na água.
Mas a marca afirma que é para ser utilizado apenas em áreas alagadas e não em rios ou lagos.
Outro modo de direção que chama atenção é o de pneu furado, o carro permite que, mesmo com um pneu furado, consiga continuar andando sem perder estabilidade até 120 km/h, isso porque o veículo controla a pressão dos pneus e a suspensão para adaptar.
Design inspirado no espaço
A BYD afirma que o o design externo foi inspirado no cinturão de Kuiper, na borda do sistema solar, com pontos cromados cravejados e logo escrito “eletricidade” em chinês.
O destaque fica para a faixa de led em zigue-zague em volta dos faróis. O conjunto de iluminação é um fator que chama atenção no elétrico. Além dos microleds, pode ser adicionado dois holofotes no teto, na parte de cima do para-brisa. A coluna D também é iluminada com faixas de LED de efeito dinâmicos, dando informações para o motorista sobre o carro: carregando, destravado, travado, etc.
Interno BYD Yangwang U8
Na parte interna, a BYD trouxe um painel com três telas, sendo uma das com mais de 15”. Nas imagens reveladas é possível observar carregadores por indução no console central. Além do volante de quatro raios.
O esperado é que a BYD faça o lançamento do Yangwang U8 em agosto no mercado chinês, mas sem confirmação que chegará oficialmente ao mercado automotivo brasileiro.