Cadillac Celestiq tem visual futurista e extensa lista de itens de série, além do conforto ao condutor
A General Motors, empresa controladora da marca Cadillac, vem desde 2019 investindo grandes fichas no mais novo modelo elétrico do mercado: o Celestiq. No meio desse ano chegou à mídia especializada algumas imagens do veículo, que enfim ganhou vida oficialmente.
O automóvel chega para ocupar nos próximos anos o posto mais alto da marca estadunidense de carros de luxo. A produção do sedã de grande porte começará apenas no final de 2023 e promete ser capaz de alcançar grandes velocidades sem abrir mão do conforto.
Valores astronômicos
Sendo produção artesanal, o novo Cadillac Celestiq custará a partir de US$ 300 mil, o que convertido bate a casa dos R$ 1,6 milhão. Consagrada por entregar veículos únicos, a empresa destaca que a novidade, por conta do seu valor, dificilmente será encontrada trafegando pelas ruas afora, dando mais exclusividade ao modelo.
Motor feroz
Segundo as especificações já liberadas pela empresa, o Celestiq é baseado na plataforma Ultium, feita exclusivamente para carros elétricos da GM. O modelo carrega nada menos que dois motores elétricos, capazes de gerar em conjunto 600 cv de potência e 88.5 kgfm de torque. A Cadillac afirma que o sedã faz de 0 a 100 km/h em míseros 3,8 segundos.
Quanto a autonomia, o modelo premium carrega uma bateria de 111 quilowatts-hora, alcançando assim 483 quilômetros por carga. Segundo a montadora, o sistema do modelo possui carregamento rápido de 200 kW DC e é capaz de recuperar 126 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Quem escolher o Celestiq também contará com rodas de alumínio de 23 polegadas e pneus exclusivos Michelin Pilot Sport EV, com tecnologia autovedante e espuma antirruído.
Tecnologias
A GM se empenhou bastante para agradar o consumidor da Cadillac. Pensando da experiência mais relaxante possível, o Celestiq conta com uma suspensão composta por cinco braços na dianteira e na traseira, além de molas pneumáticas que absorvem solavancos.
Já quando falamos de assistência ao condutor, o modelo traz estacionamento remoto e suporte para o sistema de condução autônoma Ultra Cruise — tecnologia da GM que concorre com o Autopilot da Tesla.
Design a altura
O design externo do Celestiq une traços minimalistas e futuristas, trazendo basicamente o mesmo visual do conceito. Esses detalhes estão no friso que corta toda a dianteira e na grade parcialmente de LEDs nas extremidades. Nos cantos do para-choque, o conjunto de iluminação na vertical lembra modelos da marca, como o SUV Lyriq.
Focado no luxo, o veículo usa materiais especiais e com qualidade bem superior ao que vemos por aí. A Cadillac afirmou que foram 115 componentes feitos em impressoras 3D, entre eles os interruptores da janela e acabamentos do console.
Interior: telas e mais telas
Ao entrar no modelo, o destaque fica por conta da tela diagonal de 55 polegadas que pega o painel inteiro. Nela, o passageiro tem a sua disposição a possibilidade de reproduzir conteúdo ou navegar na Internet. Entre o motorista e o carona há uma tela muito parecida com um tablet de 11 polegadas.
Para cada passageiro que vai atrás, o modelo disponibiliza uma tela de 12,6 polegadas e outra central de 8 polegadas, responsável por ajustar funções como a posição e a temperatura do assento traseiro.
Já na parte superior há um teto de vidro inteligente com tecnologia Smart Glass Roff, que permite ajustar o grau de iluminação que vem de fora em quatro zonas diferentes do carro. Ainda no teto, o Celestiq traz revestimento para evitar que o sol aqueça seu interior. Segundo a marca, serão fabricadas seis unidades por ano no Centro Técnico Global da General Motors localizado em Warren, Michigan.