Novo Caoa Chery Tiggo 7 Pro substitui o antigo Tiggo 7 TXS e chega com nova mecânica turbo de 187 cv, suspensão nova e acabamento interno elogiável.
Eles chegaram lá! Sim, não há mais como negar que os carros chineses da CAOA Chery evoluíram muito ao longo dos anos, mas agora é possível afirmar que eles foram além: conseguiram superar a concorrência.
Com o lançamento do SUV de cinco lugares CAOA Chery Tiggo 7 Pro, a marca conseguiu trazer ao mercado um veículo que consegue ser melhor que dois dos seus principais rivais, como o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross (as avaliações de ambos estarão disponíveis, em breve, aqui no Blog da InstaCarro).
Outro rival declarado do Tiggo 7 Pro, o Volkswagen Taos, ainda não conseguimos fazer esse paralelo, pois não tivemos a oportunidade de testá-lo.
Mercado da CAOA Chery
A CAOA Chery atingiu dois objetivos importantíssimos para uma marca relativamente nova no mercado automotivo. Dobrou o número de unidades emplacadas de 2020 para 2021 (20 mil unidades para 40 mil unidades) e cravou 2% de participação de mercado.
Como um símbolo do seu crescimento, a chegou a 137 concessionárias em atividade no País e contratou 820 novos funcionários para a sua fábrica em Anapólis/GO e 214 novos colaboradores para a unidade fabril de Jacareí/SP. Para quem quer ser ainda maior, a CAOA Chery está traçando os planos diretinho.
Novo Tiggo 7 Pro
O Novo CAOA Chery Tiggo 7 Pro foi apresentado em evento exclusivo para a imprensa especializada, no qual tive a oportunidade de participar e receber as informações da novidade em primeiro mão.
O modelo chega para substituir o antigo CAOA Chery Tiggo 7 TXS, mas pouco lembra o antigo SUV.
A começar pela dianteira, completamente renovada, com destaque para a nova grade com desenho pontilhado, os novos para-choques e para todo o conjunto de iluminação em LED: faróis principais, setas (que são dinâmicas) e faróis de neblina, compreendem ainda a função de iluminar o lado de dentro de uma curva.
De lado, o Tiggo 7 Pro tem linha de cintura alta, capô mais paralelo ao chão e vidro traseiro que invade a coluna C até se encontrar com o porta-malas. As rodas de 18 polegadas também são novas.
Já, na traseira, o Tiggo 7 Pro tem as lanternas em LED inteiriças e realçam o estilo único do SUV.
Dentro do habitáculo, destaque para o painel de instrumentos digital de 12,3″ colorido e com layout que varia de acordo com os modos de condução selecionados: Eco ou Sport.
A central multimídia de 10,25″ tem conectividade nativa via Apple CarPlay ou Android Auto e traz funções interessantes, como controle de quantos porcento a tampa do porta-malas vai abrir, câmera 360º 3D e controle de luz ambiente (que pode pulsar de acordo com o ritmo da música).
O SUV possui ar-condicionado de duas zonas com saída para os passageiros traseiros, painel com acabamento parcial em couro e borracha, todo soft-touch, teto solar panorâmico e ajuste elétricos dos bancos dianteiros, com o do motorista tendo o adicional de regulagem elétrica da lombar.
Destaque também para a nova alavanca de câmbio, do tipo joystick, menor e com design que casa bem com o restante do veículo.
Como anda o Novo CAOA Tiggo 7 Pro?
Foi disponibilizado para mim um test drive com o SUV em um trajeto de cerca de 200 km, com a maior parte dele em estrada.
E foi bom poder experimentar como anda o Tiggo 7 Pro, já que agora ele abandonou o antigo motor 1.5 turbo de 150 cv e e 21,4 kgfm de torque pelo ótimo 1.6 turbo GDi a gasolina de 187 cv (a 5.500 rpm) e 28 kgfm de torque, disponíveis já aos 2 mil rpm até os 4 mil rpm.
O câmbio também é novo. Sai o antigo automatizado de seis marchas com embreagem “seca” e entra o novo automatizado de dupla embreagem com embreagem banhada a óleo.
Na cidade, mesmo no modo ECO, o Tiggo 7 Pro tem bom desempenho e não faz feio, fazendo ultrapassagens com vigor.
Com o modo Sport acionado, a troca de marchas torna-se perceptível (algo quase inexistente no modo ECO) e as sete marchas são trocadas em rotações mais altas.
Com isso, o comportamento é realmente de um SUV digno do seu porte. Melhor que o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
Para se ter noção, o Tiggo 7 Pro acelera de 0-100 km/h em 8,09 segundos, enquanto o Jeep cumpre a mesma tarefa em 9,4 segundos e o Toyota o faz em 9,8 segundos.
Não só desempenho, mas o conforto de suspensão do CAOA Chery Tiggo 7 Pro é exemplar, filtrando bem as irregularidades das vias e sendo firme o suficiente para superar curvas em alta velocidade sem dar sustos.
Outro ponto elogiável é o consumo de combustível: o Inmetro aferiu 9,9 km/l na cidade, com gasolina (o Tiggo 7 Pro não é Flex) e 11,7 km/l na estrada.
Mas em nossos testes, os números foram ainda melhores: 12 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, isso utilizando o modo Sport algumas vezes.
Itens de série do CAOA Chery Tiggo 7 Pro
Bem equipado assim como os concorrentes, o CAOA Chery Tiggo 7 Pro vem de fábrica completo, sem pacotes de opcionais vendidos a parte.
Destaque para os itens de segurança ativa: alarme de ponto cego, alerta de tráfego lateral e alerta de tráfego traseiro. Já os itens de segurança passiva, são: 6 airbags, aviso de cintos afivelados (todos) e Isofix.
Como itens de série, o SUV conta com carregador de celular wireless, chave presencial, teto solar panorâmico, bancos revestidos em couro e chave presencial, por exemplo.
Conclusão
Vendido em cinco cores (Midnight Blue Metálico, Branco Perolizado, Cinza Metálico, Preto Metálico e Prata Metálico), o Tiggo 7 Pro tem 5 anos de garantia e consegue reunir atributos melhores que os concorrentes, como melhor desempenho, menor consumo, melhor dirigibilidade e preço competitivo: R$ 179.990.
Antes de comprar seu SUV médio, recomendo fazer um test drive no Tiggo 7 Pro. Você pode mudar de opinião na hora certa.