Citroën C3 de nova geração será revelado em setembro
citroen c3 front 768x509

Citroën C3 de nova geração será revelado em setembro

Agora aventureiro e emergente, novo Citroën C3 será revelado em setembro e chega às concessionárias brasileiras em 2022

Em março, foi confirmado o término da produção do Citroën C3 de 2ª geração na fábrica de Porto Real (RJ). Mas isso não representou o fim da trajetória do modelo no Brasil, já que a marca francesa irá revelar em setembro um nova geração do compacto, que chega ao mercado brasileiro em 2022 e será marcada pela carroceria de visual aventureiro.

cta blog venda seu carro

Diferente do carro vendido atualmente na Europa, esse novo Citroën C3 é um projeto totalmente novo, desenvolvido da Índia para mercados em desenvolvimento. O hatch será baseado em uma versão simplificada da plataforma modular CMP, usada em sua especificação de topo no compacto Peugeot 208.

citroen c3 side 768x509

No lugar das formas arredondadas, o novo C3 terá uma carroceria mais alta, com linhas mais retas e elementos que remetem aos SUVs compactos, conforme imagens de uma miniatura do modelo que vazaram em maio na internet. Em tamanho, o novo C3 deve crescer alguns centímetros em relação ao modelo de 2ª geração. 

Mas não o suficiente para ultrapassar os 4,00 m de comprimento, já que a legislação indiana prevê que carros abaixo dessa medida estão sujeitos a uma tributação menor. Isso irá posicionar o novo Citroën na mesma faixa de tamanho do Fiat Argo Trekking, que mede 3,998 m. 

Para reduzir os impactos de um embate direto entre os dois produtos aventureiros de marcas da Stellantis, o novo C3 deverá começar de um patamar de preços abaixo do Argo aventureiro, que hoje parte de R$ 77.490 em sua configuração equipada com o motor 1.3 de 109 cv.

Motores

Para isso, de acordo com o site Autos Segredos, está prevista neste novo C3 uma versão de visual mais simples e equipada com o mesmo motor 1.0 Firefly de três cilindros e até 77 cv, que também está presente no Argo, mas apenas nas configurações mais acessíveis,

As versões mais caras vão contar com o conhecido propulsor 1.6 EC5 de até 118 cv, herdado do antigo C3 e que ainda é utilizado pelo Peugeot 208 de atual geração. Esse motor será combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Produção

citroen c3 rear 768x509

A publicação indiana Autocar Índia aponta que a produção do novo Citroën C3 irá começar em dezembro na fábrica brasileira de Porto Real (RJ) e também na unidade industrial indiana de Thiruvallur.

A reportagem acrescenta ainda que a Citroën pretende produzir na Índia 2.750 unidades/mês do novo modelo, enquanto no Brasil a expectativa é atingir a marca de 5.900 carros/mês. 

Além do compacto, o mesmo projeto dará origem também a um SUV, pensado para substituir o C3 Aircross, e também um sedã compacto.

Citroën C3 europeu

Citroen C3 Hatch

A chegada desse novo Citroën C3 vai marcar a ruptura entre as trajetórias do carro brasileiro e do modelo europeu. Lançado na Europa em 2002, o hatch começou a ser feito no ano seguinte no Brasil. Já a 2ª geração foi feita por lá entre 2009 e 2016. Por aqui, o mesmo carro foi comercializado entre 2012 e 2021.

Atualmente, os europeus podem adquirir o Citroën C3 de 3ª geração, que apesar da carroceria totalmente diferente do carro feito no Brasil, é baseado na mesma plataforma PF1 da 2ª geração.

Reestilizado no ano passado, o C3 europeu deve ganhar uma nova geração apenas em 2023, que deverá se destacar pela presença de uma versão elétrica.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *