A Citroën divulgou as fotos do seu SUV cupê Basalt Vision, que chega ao mercado ainda em 2024 com motor turbo de 130 cv
A Citroën apresentou nesta quarta-feira (27) o Basalt Vision, conceito de um SUV cupê que dará origem a um modelo de produção nacional ainda em 2024. O novo carro ampliará a família C-Cubed da marca, que já tem o hatch C3 e o SUV compacto Aircross.
Desenvolvido na América do Sul, segundo a montadora francesa, o Basalt terá como objetivo apoiar o crescimento internacional da Citroën.
“Estamos muito satisfeitos em apresentar o terceiro modelo do programa concebido para impulsionar o crescimento internacional da Citroën”, disse Thierry Koskas, CEO global da Citroën. “Nossas equipes estão fortemente empenhadas em entregar nos próximos meses esta visão inovadora do SUV Coupe que exala design arrojado, espaço interior e conforto a bordo único. Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados.”
Terceiro modelo do programa C-Cubed
O Basalt será o terceiro modelo do programa C-Cubed, implantado especificamente para garantir o crescimento da Citroën em regiões estratégicas, incluindo Ásia e América do Sul. Os três modelos – C3, Aircross e Basalt – são baseados na mesma plataforma.
O Basalt terá um design marcante, com capô alto, distância elevada do solo, dianteira vertical, para-lamas alargados e molduras das caixas de roda com formas geométricas. A dianteira será similar à dos outros modelos da família C3, com peças em comum, como as portas.
O grande destaque fica por conta da traseira, com caimento de teto estilo cupê e linhas mais fluidas e aerodinâmicas, o que resultará em porta-malas e lanternas com designs exclusivos.
Dimensões e motorização
Em termos de dimensões, a expectativa é que o Basalt tenha o mesmo entre-eixos do Aircross, de 2,67 metros. O conjunto mecânico também deverá ser compartilhado com o SUV, composto pelo motor 1.0 turboflex de 125 cv (gasolina) e 130 cv (etanol), além de 20,4 mkgf de torque. Esse propulsor está presente em diversos carros do grupo Stellantis, como Fiat Pulse e Peugeot 208. O câmbio será CVT que simula sete marchas.
Produção nacional
O Basalt será fabricado na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ), ao lado do C3 e do Aircross. A plataforma utilizada será a CMP (Common Modular Platform), o que contribui para a otimização da produção e dos custos.