Citroën revela Basalt Vision, o novo SUV cupê nacional
Citroen Basalt Vision 2024

Citroën revela Basalt Vision, o novo SUV cupê nacional

A Citroën divulgou as fotos do seu SUV cupê Basalt Vision, que chega ao mercado ainda em 2024 com motor turbo de 130 cv

A Citroën apresentou nesta quarta-feira (27) o Basalt Vision, conceito de um SUV cupê que dará origem a um modelo de produção nacional ainda em 2024. O novo carro ampliará a família C-Cubed da marca, que já tem o hatch C3 e o SUV compacto Aircross.

cta blog venda seu carro

Desenvolvido na América do Sul, segundo a montadora francesa, o Basalt terá como objetivo apoiar o crescimento internacional da Citroën.

“Estamos muito satisfeitos em apresentar o terceiro modelo do programa concebido para impulsionar o crescimento internacional da Citroën”, disse Thierry Koskas, CEO global da Citroën. “Nossas equipes estão fortemente empenhadas em entregar nos próximos meses esta visão inovadora do SUV Coupe que exala design arrojado, espaço interior e conforto a bordo único. Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados.”

Citroen Basalt Vision 2024

Terceiro modelo do programa C-Cubed

O Basalt será o terceiro modelo do programa C-Cubed, implantado especificamente para garantir o crescimento da Citroën em regiões estratégicas, incluindo Ásia e América do Sul. Os três modelos – C3, Aircross e Basalt – são baseados na mesma plataforma.

O Basalt terá um design marcante, com capô alto, distância elevada do solo, dianteira vertical, para-lamas alargados e molduras das caixas de roda com formas geométricas. A dianteira será similar à dos outros modelos da família C3, com peças em comum, como as portas.

O grande destaque fica por conta da traseira, com caimento de teto estilo cupê e linhas mais fluidas e aerodinâmicas, o que resultará em porta-malas e lanternas com designs exclusivos.

Dimensões e motorização

Citroen Basalt Vision 2024

Em termos de dimensões, a expectativa é que o Basalt tenha o mesmo entre-eixos do Aircross, de 2,67 metros. O conjunto mecânico também deverá ser compartilhado com o SUV, composto pelo motor 1.0 turboflex de 125 cv (gasolina) e 130 cv (etanol), além de 20,4 mkgf de torque. Esse propulsor está presente em diversos carros do grupo Stellantis, como Fiat Pulse e Peugeot 208. O câmbio será CVT que simula sete marchas.

Produção nacional

Citroen Basalt Vision 2024

O Basalt será fabricado na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ), ao lado do C3 e do Aircross. A plataforma utilizada será a CMP (Common Modular Platform), o que contribui para a otimização da produção e dos custos.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *