Fiat lança Topolino, um minicarro elétrico sem portas e promete ser o carro elétrico mais barato da montadora na Europa
A Fiat anunciou o lançamento do Topolino, um antigo querido das garagens europeias na década de 1930, o Topolino surge agora totalmente repensado e sendo uma releitura do Citroën Ami, o mini carro elétrico que custa 8,9 mil euros na Europa.
A montadora italiana ainda não revelou detalhes da motorização do Topolino, mas o esperado é que seja similar ao do Ami, é equipado com um motor 6 kW com velocidade máxima de 45 km/h. O carro é vendido na europa como um quadriciclo, por isso, é permitido que adolescentes de 14 anos ou mais dirijam o minicarro. O Ami tem a autonomia de 75 km por recarga, que pode durar quatro horas em uma recarga completa.
O Topolino não terá portas, no lugar terá uma prossaica de corda. Assim, como os veículos antigos que inspiraram o novo design do novo Topolino, o teto solar é de lona. A pintura é verde-menta, os fárois, retrovisores, e equipamentos de design do carro trazem um estilo retrô somado a modernidade da eletricidade do carro.
O veículo foi criado para trazer soluções de mobilidade urbana na Europa, somado a necessidade de eletrificação e sustentabilidade da indústria automotiva.
Atualmente, o Ami é o veículo elétrico mais barato, e é um sucesso de vendas na Europa. A expectativa é que o Fiat Topolino chegue ao mercado europeu um pouco mais caro que o Ami, mas sem desviar muito, já que foi anunciado como o elétrico mais barato da montadora no continente.
Ainda não foi revelado mais detalhes, como data de lançamento ou especificações do veículo.