SUV Haval H6 chega ao Brasil com autonomia elétrica de quase 200 km e pelo preço de um Jeep Compass
A empresa chinesa Great Wall Motors confirmou que o SUV Haval H6 será comercializado no Brasil a partir do primeiro semestre de 2023. Apesar de ser um lançamento em nosso país, o modelo já é vendido na China há 11 anos. A versão brasileira foi pensada exatamente para o nosso mercado automotivo e é bem diferente da vendida no país asiatico.
A unidade revelada que andará pelas ruas brasileiras traz uma carroceria em tom de azul com basicamente a mesma identidade visual do híbrido plug-in chinês, exceto as rodas, que por aqui terão 19 polegadas. A GWM afirma que estas rodas são exclusivas do modelo brasileiro e “não estão disponíveis em nenhum outro Haval H6 vendido no mundo”.
Além das rodas, o Haval H6 brasileiro terá pacote exclusivo de acabamentos em preto brilhante, que abrange as molduras das janelas, racks, spoiler traseiro e frisos.
A parte lateral do SUV tem acabamento no famoso “black piano” nas portas e para-lamas, enquanto que o logotipo “Haval” na grade frontal traz o novo grafismo global da empresa, que está menor e vai estrear no modelo brasileiro.
Potência lá nas alturas
Como já dito, a GWM confirmou que o novo Haval H6 será um híbrido plug-in, porém suas especificações não foram reveladas ainda. Lá fora, o SUV carrega o propulsor DHT-PHE, que deverá manter-se para o Brasil.
O conjunto motriz 1.5 turbo deve se aliar aos motores elétricos para, assim, gerar 326 cv de potência. Na configuração que mescla o modo elétrico e a combustão, o grande destaque é a autonomia, que deverá atingir a marca de 1.000 km, fora a autonomia de até 200 km usando apenas o motor elétrico.
Mudanças necessárias
Além da motorização brava, o SUV da GWM teve sua suspensão retrabalhada para suportar as condições das vias brasileiras, além de se adequar às preferências dos motoristas daqui.
Se comparado com o Haval H6 chinês, o daqui promete ter uma condução mais dura. Houve ajustes no nível da assistência elétrica da direção, além de calibração na relação do giro do volante. A empresa espera deixar as respostas de direção mais rápidas.
Por fim, falando de tecnologia, houve uma reprogramação dos recursos de assistência à condução e recursos de conectividade, como por exemplo os de voz em português. A central multimídia terá uma tela HD de 12,3 polegadas com antirreflexo e conexão wireless com Apple CarPlay e Android Auto.
O SUV tem porte médio, com 4,65 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,74 m de entre-eixos. Para comparação, seu tamanho é bem parecido com o já conhecido Chevrolet Equinox, que tem 4,65 m, 1,84 m e 2,72 m, respectivamente.
Se comparado com o Compass, o Haval é maior, já que o modelo da Jeep mede 4,40 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,63 m. O modelo da GWM entra no mercado para brigar diretamente com o BYD Song Plus, lançado aqui este ano com motorização híbrida plug-in. O Song Plus também promete autonomia acima dos 1.000 km. O preço do SUV deve variar entre R$ 112.899 e R$ 127.219.