Haval H6 GT é SUV híbrido esportivo que você nunca imaginou que precisaria, até dar uma volta
Haval H6 GT PHEV 2024 com Senna do Kobra em Interlagos

Haval H6 GT é SUV híbrido esportivo que você nunca imaginou que precisaria, até dar uma volta

SUV esportivo da GWM no Brasil, Haval H6 GT faz de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e roda mais de 1.000 km com um tanque de combustível.

Segundo modelo apresentado pela Great Wall Motors (GWM) no Brasil, o primeiro deles foi o SUV Haval H6, o esportivo Haval H6 GT desembarca no Brasil com características que o tornam único no mercado automotivo nacional.

cta blog venda seu carro

Versão exclusiva desenvolvida por uma equipe de engenharia brasileira, o Haval H6 GT surpreende de várias formas. Tive uma experiência única de testar um carro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Haval H6 GT PHEV 2024 em Interlagos

Só isso já seria um desafio e tanto para qualquer carro, mas ainda maior para um modelo com aspirações esportivas de uma marca estreante. Isso já elevou o sarrafo da expectativa e antes mesmo de dar a primeira volta, o impacto visual foi inegável.

Com porte semelhante ao do Audi Q5 Sportback (o H6 GT é 38 mm mais comprido e 47 mm mais largo), a dianteira agrada pelo design arrojado do para-choque, dotado de linhas e recortes retos e uma faixa que imita fibra de carbono. Os faróis são 100% em LED e dão aspecto de modernidade ao conjunto.

Haval H6 GT PHEV 2024

De lado, as rodas de 19 polegadas pintadas em preto brilhante (com pinças de freio em vermelho) se destacam junto ao flap lateral do efeito aerodinâmico. Atrás, a traseira alta, mais comprida na parte superior do que na inferior, a ausência de cromados (exceto pela dupla saída de escape) e os dois spoilers (um sobre o vidro e outro menor na curva da tampa) mostram que este SUV tem um temperinho diferenciado.

Traseira do Haval H6 GT PHEV 2024 com Senna do Kobra em Interlagos

Por dentro, o acabamento é primoroso e há mescla de plástico, emborrachado, couro e Alcantara de forma elegante. Parece realmente que estamos em um carro de segmento premium, mas estamos falando de um modelo que ficará com precificação abaixo disso.

interior do Haval H6 GT PHEV 2024

Como anda o Haval H6 GT?

Além de bonito, o Haval H6 GT anda muito. São nada menos do que 393 cv de potência, 77,7 kgfm de torque e três motores: um 1.5 turbo a gasolina e dois elétricos, um em cada eixo, conferindo ainda ao modelo uma tração integral inteligente com 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

Haval H6 GT PHEV 2024 em Interlagos

Com isso, ele tem sistema de tração integral All Wheel Drive (AWD) com distribuição inteligente de torque, desde 100% no eixo dianteiro até 100% no eixo traseiro, oferecendo melhor condição de rodagem de acordo com a melhor aderência possível.

Tive a oportunidade de testar este conjunto no Autódromo de Interlagos em dia ensolarado e proprício para quem gosta de pisar fundo.

Haval H6 GT PHEV 2024

Entrei no carro, me ajustei ao banco semiconcha com ajustes elétricos e vejo na minha frente um pequeno painel de instrumentos digital e um head up display. O painel tem ótima resolução e informações de consumo, pressão de pneus e até comportamento do conjunto hírido.

painel de instrumentos do Haval H6 GT PHEV 2024

Ao lado, na central multimídia (já toda em português), foi possível ajustar os modos de condução, variando desde o 100% elétrico até o conjunto gasolina + eletricidade.

Central multimídia do Haval H6 GT PHEV 2024

Saída dos boxes o instrutor da Great Wall pediu para parar o carro e fazer uma simulação de largada. Conjunto calibrado no “Esporte”, pé esquerdo cravado no freio e direito até o final no acelerador.

Haval H6 GT PHEV 2024

Quando o conjunto encheu o motor, soltei o freio e fui. Os 77,7 kgfm mostraram-se em cada instante ali, realçados pelo torque instantâneo do conjunto elétrico e pelo conjunto de suspensão perfeitamente calibrados.

Fim da reta oposta, e entrada da Subida do Lago e pé no freio fundo: o conjunto de freios a disco nas quatro rodas seguraram o SUV com eficiência e contorno para a esquerda esperando alguma saída de frente ou traseira que me mostrassem que errei a tomada (ou que a calibração do conjunto não fosse a ideal). Nada.

Indo para o miolo, trecho mais travado do circuito, passei pela Ferradura, Laranjinha, pelo “Esse”, Pinheirinho, Bico de Pato, Mergulho e Junção e o Haval H6 GT se comportando como se eu fosse um mero convidado em sua casa. E mais, nada de acionar o motor a combustão.

O modelo é calibrado para atuar a maior parte do tempo com os motores elétricos combinados e com o motor a combustão apenas como um suporte. Ou carregando as baterias de 34 kWh ou, em último caso, oferecendo desempenho.

Em nenhum momento senti que “faltou motor”, pelo contrário, até ali o desempenho era surpreendente e eu já nem lembrava que falávamos de um carro sino-brasileiro.

Da saída da junção para a subida da Reta dos Boxes foi quando deu para cravar o pé direito mesmo e sentir o motor a combustão entrar.

Ali foi instalada pela equipe uma chicane para reduzir o ímpeto dos jornalistas menos habilidosos (e com menos noção também), mas mesmo assim, na chegada da Curva 1 o Haval H6 GT registrava em torno de 170 km/h.

Tive a chance de dar uma segunda volta no Autódromo e perceber coisas que eu não havia percebido antes, ou mesmo forçar um pouco mais para ver como o conjunto se comportaria.

A boa percepção se manteve. Excelência no contorno de curvas, nas frenagens e acelerações. Retornei aos boxes com gostinho de quero mais.

Qual é o consumo do Haval H6 GT?

O Haval H6 GT é um híbrido plug-in (PHEV) que, segundo o Inmetro, faz nada menos do que 27,4 km/l no ciclo urbano e 25,2 km/l no rodoviário. No modo 100% elétrico, pode rodar até 170 km (ciclo NBR).

“O Haval H6 GT é um híbrido plug-in único no mercado. Ele alia design esportivo exclusivo, performance surpreendente e um modo de condução elétrica de 170 km, sem igual no mercado brasileiro. Nenhum outro oferece a real experiência de um carro elétrico com a liberdade de um modelo híbrido”,

explica Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil.

Qual é autonomia do Haval H6 GT?

Segundo divulgado pela marca, o Haval H6 GT tem autonomia combinada de até 1.052 km, tornando-se assim um dos SUVs mais econômicos comercializados no Brasil.

Qual o tempo de recarga do Haval H6 GT?

Como um veículo híbrido plug-in, o H6 GT pode ter sua bateria recarregada pelo próprio motor a combustão, ou então ser recarregado em tomada.

Tomada para recarregamento do Haval H6 GT PHEV 2024

Diferente da maioria dos híbridos plug-in, o Haval H6 GT pode ser recarregado em tomadas com corrente alternada (AC) ou contínua, mais comum em carros elétricos, e com isso tem tempo de recarga mínimo de 5 horas em tomadas AC de até 6,6 kWh, ou de 29 minutos, saindo de 10 para 80% de carga, em tomadas do tipo DC e taxa máxima de 48 kWh.

Quais são os itens de série do Haval H6 GT?

Como um SUV que busca oferecer uma experiência Premium em um veículo de segmento anterior, ele é muito bem equipado. Seus principais itens de série e segurança são: o piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas, motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360º, Desvio Inteligente ou Smart Dodge, que faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões, e o Smart Cornering, uma função do ACC que identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

Volante multifuncional do Haval H6 GT PHEV 2024

Além destes, o SUV possui:

  • Update de software pela nuvem (Over The Air);
  • Câmera de reconhecimento facial com personalização de preferências para até 5 motoristas diferentes;
  • Detector de distração;
  • Detector de fadiga;
  • Comando do veículo pelo celular;
  • Tteto solar elétrico panorâmico;
  • Ar-condicionado de duas zonas;
  • Bancos dianteiros elétricos com ventilação;
  • Seis airbags;
  • Tampa do porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença;
  • Head-up display de alta definição;
  • Cinco entradas USB;
  • Carregador de celular por indução (wireless) de 15 W;
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold;
  • Sistema de som equipado com um subwoofer de 100 W fornecido pela JBL.

Qual o preço do Haval H6 GT?

O Haval H6 GT PHEV tem preço definido de R$ 299 mil e, até então, é o modelos mais caro da GWM no Brasil e visa rivalizar com as versões top de linha do Jeep Compass e VW Taos, por exemplo.

Haval H6 GT PHEV 2024 com Senna do Kobra em Interlagos

O modelo também pode ser comprado dentro da loja virtual da marca no Mercado Livre com data de chegada ao Brasil programada para o mês de abril, quando serão entregues aos clientes. Assim, os interessados poderão fazer um adiantamento no valor de R$ 9 mil que poderá ser pago por Pix ou boleto.

O Haval H6 GT PHEV pode ser comprado nas cores Preto Hematita, Cinza Diamante, Azul Cianita (cor de lançamento), Branco Ágata, Vermelho Granada e Cinza Amazonita.

Concessionárias GWM

Além da loja oficial no Mercado Livre, a GWM abrirá 50 concessionária em todo o Brasil até o fim do primeiro semestre que, segundo a marca, deverão ser suficientes para cobrir 100% dos modelos comercializados no País.

Todos os veículos adquiridos via Mercado Livre ou concessionárias será entregues na casa do cliente, com data e horário previamente agendados, ou então poderão ser entregues em uma das concessionárias, caso o comprador prefira.

Ficha Técnica do Haval H6 GT PHEV 2024

MotorDianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, turbo e injeção direta / Dois motores síncronos de ímã permanente, um dianteiro e um traseiro
Cilindrada1.499 cm3
Combustívelgasolina / elétrico
Potência combinada393 cv
Torque combinado77,7 kgfm
CâmbioSistema DHT: duas marchas com embreagem (motor a combustão), uma marcha com redução (motores elétricos)
BateriaÍons de lítio de 34 kWh
Tipo de conectorCCS Tipo 2
Tempo mínimo de recarga AC(0 a 100%) aprox. 5 horas
Tempo mínimo de recarga DC(10 a 80%) aprox. 29 minutos
Direçãoeletroassistida
SuspensõesMcPherson com barra estabilizadora (dianteira), Suspensão independente multilink com barra estabilizadora (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira) e dicos sólidos (traseira)
TraçãoTração permanente nas 4 rodas eletronicamente variável
Dimensões4.727 mm (comprimento), 1.940 mm (largura), 1.729 mm (altura)
Entre-eixos2.738 mm
Pneus235/55 R19
Porta-malas515 litros
Tanque55 litros
0-100 km/h4,8s
Vel. máxima180 km/h
Consumo cidade (Inmetro)27,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada (Inmetro)25,2 km/ (gasolina)

Foto do H6 GT 2024

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *