Chevrolet Monza ganha nova versão híbrida com visual sofisticado. O veículo foi lançado apenas para o mercado Chinês
Um dos principais nomes de sedans da década de 90 aqui no Brasil sem dúvidas foi o Chevrolet Monza. O modelo foi produzido em nossas terras de 1982 até 1996, deixando muitos fãs até hoje.
Em 2018, a empresa estadunidense decidiu voltar com o famoso nome da Monza, mas dessa vez no mercado chinês.
Agora, o icônico modelo ganha os holofotes novamente, já que sua versão 2023 trará uma opção híbrida e novo visual. Mas por equanto o lançamento do novo Monza está disponível apenas para os asiáticos.
Novo visual Chevrolet Monza
O visual do Monza chinês já era chamativo, mas melhorou ainda mais com os novos faróis que se tornaram mais estreitos e afilados, além da grade frontal que cresceu. Na parte traseira, o consumidor da China encontrará novas lanternas, que mudaram de arranjo interno.
Interior digital
Além das mudanças perceptíveis na parte externa do Chevrolet Monza, o que realmente chama atenção é sua atualização interna e parte mecânica. O modelo agora passa a ter um painel muito mais tecnológico, que integra os instrumentos, totalmente digitais, à tela da central multimídia. Seu console central também é novo, além do volante inédito, já usado em nosso Onix.
Mecânica melhorou
O novo Chevrolet Monza passa a disponibilizar nas versões mais caras o sistema híbrido-leve, de 48V, aliado ao propulsor 1.3 turbo de 163 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. As versões de entrada contam com o já conhecido motor 1.5 aspirado, com 114 cv de potência e 14,3 kgfm de torque. Independente da versão, o Monza usa a transmissão de seis marchas automática.
O consumidor chinês recebe um carro bem diferente em 2023, mas o projeto do Chevrolet Monza continua o mesmo quando falamos de tamanho, com um pequeno ajuste de 2,6 cm no comprimento, devido às mudanças em sua frontal. Os 2.640 mm de entre-eixos, 1.790 mm de largura e 1.460 mm de altura continuam os mesmos.
Chevrolet Monza no Brasil?
Para tristeza de muitos, o Chevrolet Monza não deve retornar ao nosso mercado tão cedo. Segundo a própria GM, esse veículo é um projeto focado apenas para a Ásia continental. Apesar de ser conhecido como um carro da Chevrolet, o Monza é um desenvolvimento conjunto com a empresa chinesa Saic.
Além de não ser um produto pensado para o nosso mercado, a GM brasileira não tem se movimentado para trazer modelos sedans para nossas terras, principalmente pela queda de vendas nesse segmento. Como prova disso é que o Cruze sairá de linha e não receberá substituto.
Apesar de usar o nome do modelo que foi febre em nosso país, o Monza chinês é para a outro público. Diferentemente do nosso Monza, que era de porte médio e simples, feito para agradar quem buscava um carro mais em conta. Contudo, o modelo chinês atua no segmento de médio-grande porte e traz muito mais sofisticação, alcançando um público pronto para desembolsar mais dinheiro por ele.
Para não deixar os fãs do lendário veículo brasileiro tão desamparados, a Chevrolet, apesar de não trazer o Monza para o Brasil, deverá disponibilizar algumas tecnologias do modelo sem carros vendidos por aqui. Como é o caso da Montana, que passará a ter também as telas interligadas no painel central.