Novo Citroën C3 é revelado e estreia no Brasil em 2022
novo citroen c3

Novo Citroën C3 é revelado e estreia no Brasil em 2022

Antes um compacto premium no estilo europeu, o novo Citroën C3 se tornou um modelo de baixo custo e com visual inspirado nos SUVs

Acabou o mistério: a Citroën revelou oficialmente nesta quinta-feira (16) a 3ª geração do C3. Desenvolvida em cooperação pelas equipes da Stellantis na Índia e no Brasil, o modelo se descola do carro europeu e passa a ser um compacto com visual e altura de rodagem vinda dos SUVs.

cta blog venda seu carro

Feito sobre a base modular CMP (a mesma do Peugeot 208), o novo Citroën C3 será produzido na fábrica de Porto Real (RJ). Com lançamento programado no mercado brasileiro para o 1º trimestre de 2022, trata-se do primeiro carro do projeto C-Cubed. Além do hatch, a família terá outros dois modelos até 2024.

Além do Brasil, a fábrica fluminense irá atender também à demanda de outros mercados latinos. Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Equador estão entre os países já confirmados para receber o modelo.

Carroceria

novo citroen c3

O novo C3 será pouco menor que o Peugeot 208. São 3,98 m de comprimento, entre-eixos de 2,54 m e a altura livre do solo de 18 cm.

Por outro lado, a Citroën promete “um dos melhores espaços para as pernas do segmento” no banco traseiro e um porta-malas com capacidade para bons 315 litros.

Visualmente, as linhas são exatamente as mesmas de uma miniatura do modelo que vazou na internet em maio deste ano.

O modelo traz o pacote visual que se espera de um hatch com elementos de SUV, com molduras plásticas na cor preta nas caixas de roda e na parte inferior das portas e para-choques e os pneus de perfil alto.

Já a dianteira alta segue o estilo típico dos modelos mais recentes da marca nos mercados mais desenvolvidos. O destaque vai para as luzes diurnas separadas em dois segmentos, formando um “Y” deitado.

Por dentro, as imagens revelam que o modelo irá seguir o padrão dos compactos dos países em desenvolvimento. O visual simples dos plásticos rígidos é incrementado com elementos coloridos e texturas variadas.

Por outro lado, se destaca pela central multimídia com tela de 10″, com pareamento sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. E também pelo curioso sistema de suporte de celular e do cabo USB.

De acordo com a Stellantis, o novo Citroën C3 terá como um dos destaques as possibilidades de personalização, com a opção de carroceria bicolor e uma lista de acessórios.

Versões e mecânica

A divulgação das versões e o conjunto mecânico do novo compacto irá acontecer apenas próximo da data de lançamento. Mecanicamente, o carro deve aproveitar o motor 1.6 16V EC5 de 118 cv do Peugeot 208, que pode ser acoplado com o câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco velocidades.

Por meio da Stellantis, outra possibilidade de motorização para o novo Citröen C3 são os propulsores 1.0 e 1.3 da família GSE/Firefly, utilizados atualmente no compacto Fiat Argo.

Galeria Novo Citroën C3

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *