Renault Kardian chega ao mercado em março de 2024, com um motor turbo 1.0 e 125 cv de potência
A Renault anunciou na manhã desta quarta (25) o lançamento do aguardado Renault Kardian. Um SUV que chega ao mercado para concorrer com o Fiat Pulse. O modelo tem previsão para chegar às ruas brasileiras em março de 2024.
Uma das principais inovações que chegam com o Kardian é a adoção da plataforma modular CMF-B no Brasil, essa plataforma é flexível, comportando modelos com dimensões entre 4 e 5 metros, prometendo versatilidade e adaptabilidade a diferentes necessidades de mercado.
O Kardian também traz a novidade do novo motor 1.0 turbo em conjunto com um câmbio de dupla embreagem. Este conjunto entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque. Apesar de alguns detalhes terem sido revelados, a Renautl decidiu manter em segredo ainda algumas informações como aceleração, velocidade máxima e preço do modelo.
A Renault mantém um certo suspense sobre as versões do Kardian, bem como sobre a possibilidade de disponibilizar outras motorizações além do 1.0 turbo. Entretanto, a expectativa é que possa chegar uma versão com motor 1.6, disponível com câmbio manual e automático nas versões de entrada, e até mesmo uma versão mais potente com motor 1.3 turbo, para competir com rivais como o Fiat Fastback.
Em termos de design, o Renault Kardian é baseado na terceira geração do Dacia Sandero, amplamente comercializado na Europa. No entanto, o Kardian passou por várias alterações estéticas para reforçar sua identidade como um SUV.
O conjunto de iluminação do Kardian é completamente composto por tecnologia LED, com faróis interligados à grade dianteira, que possui um design de pequenos losangos e acabamento preto brilhante. As rodas de aro 17 complementam o visual, enquanto as linhas arredondadas, uma característica da Renault, estão mais proeminentes no Kardian. A traseira do veículo reflete a mesma robustez da dianteira, com lanternas em forma de “C” e também iluminação em LED.
O Kardian tem a possibilidade de instalação de barras de teto modulares, que podem ser montadas longitudinalmente ou transversalmente e suportam até 80 kg. O veículo estará disponível em cinco opções de cores: Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré, além da inédita cor Laranja Energie, que pode ser combinada com um teto preto.
Em termos de dimensões, o Kardian mede 4,12 metros de comprimento, com um entre-eixos de 2,69 metros, largura de 1,75 metros, altura de 1,54 metros e um porta-malas com capacidade de 410 litros. Além disso, o veículo apresenta excelentes ângulos de entrada (20°) e saída (36°), juntamente com um vão livre de 210 mm, tornando-o adequado para aventuras tanto na cidade quanto fora dela.
O interior do Kardian trouxe uma proposta mais premium da Renault, com uma tela de instrumentos de 7 polegadas e uma central multimídia de 8 polegadas no painel. O console elevado e as oito opções de iluminação interna adicionam um toque de sofisticação ao ambiente. Os bancos, embora não sejam de couro, exibem um acabamento em tecido de alta qualidade.
Para manter todos os ocupantes conectados, o Kardian oferece um carregador por indução, três entradas USB-C e uma entrada USB. O acabamento interno varia entre plástico, couro e black piano.
A Renault deve divulgar nas próximas semanas mais detalhes do novo Renault Kardian. O veículo estará disponível em março de 2024.