Toyota bZ3 é outra aposta da marca japonesa no mercado de veículos eletrificados
A Toyota, apesar de ainda não ter um portfólio extenso de veículos totalmente elétricos ou híbridos, sempre foi vista como uma das marcas que mais impulsionam a onda de eletrificação. Grande parte dessa ideia começou com o lançamento do Prius em 1997.
Assim como a maioria das montadoras, a japonesa está começando a dar passos mais largos para a produção de veículos elétricos e o seu mais novo representante no mercado automotivo é o sedã Toyota bZ3, que terá fabricação na China.
Os responsáveis por produzir o veículo serão a BYD e a FAW. De acordo com a Toyota, apesar da parceria com essas empresas, o veículo usa a plataforma e-TNGA da marca nipônica. Ou seja, a mesma do SUV bZ4x, que acabou de ser lançado.
O Toyota bZ3 irá carregar baterias de íons de lítio da BYD, porém seu DNA continuará da Toyota, já que haverá diversas tecnologias da empresa. Por enquanto, não se sabe a capacidade do pacote de baterias, porém se espera que a autonomia passe de 600 km.
O modelo ainda promete muitas soluções exclusivas, que irão abranger a estrutura, os sistemas de refrigeração e o controle e monitoramento de segurança. Segundo a Toyota, haverá também inovações específicas nas baterias.
A montadora garante que, mesmo depois do período de garantia de dez anos de uso, o pacote de baterias manterá os 90% da capacidade, porém ainda não há dados de desempenho.
Quando falamos de motorização, se espera que o Toyota bZ3 seja capaz de fazer entre 184 cv e 245 cv de potência. A tração ou será traseira ou nas quatro rodas. Já sobre a velocidade máxima, se espera que chegue a 150 km/h. Seu peso deve ficar entre 1.710 kg a 1.835 kg.
Design atual
Como a Toyota já está comercializando o SUV elétrico bZ4x nos Estados Unidos, podemos comparar e ver que, em tamanho, o sedã bZ3 será maior. Serão 4,72 m de comprimento e 2,86 m de distância entre os eixos. Além de bater o SUV elétrico com suas medidas, a novidade também é maior que o Corolla vendido em terras brasileiras.
Conforme algumas imagens que vazaram na internet, o bZ3 segue o estilo denominado “tubarão martelo”. Independente de como for, o destaque será os para-choques proeminentes e os faróis que se interligam por uma linha de LED. O coeficiente aerodinâmico será de apenas 0,218.
Interior inovador
Internamente, o modelo eletrificado carrega o sistema da Toyota chamado de Digital Island. A tecnologia vai em uma grande tela central em posição vertical que permite acionar os principais comandos do carro em um mesmo lugar.
Além da “telona”, o Toyota bZ3 terá um painel de instrumentos digital e recursos de assistência, como os comandos por voz, carregador por indução e entradas USB-C. O acionamento da marcha será feito via botão giratório.
Somente na China
Com fabricação na China, o sedã deverá ficar por lá mesmo, por enquanto. A empresa japonesa anunciou que o bZ3 será oferecido nas lojas da FAW Toyota do país oriental. Apesar de não ter uma data oficial de lançamento, a novidade chegará em breve.
Os valores devem partir de US$ 28 mil, que se convertido para real, sairia por R$ 148 mil, sem impostos. Há uma expectativa do mercado que o sedã da Toyota seja comercializado na Europa, posteriormente.