Em 2024, os lançamentos de carros prometem para os entusiatas, tendo uma variade entre hatches, SUVs e novidades nos elétricos asiáticos
À medida que o ano de 2024 se aproxima, o cenário automotivo promete muitas novidades no mercado automotivo. Dos SUVs aos hatches, passando pelos esportivos, a lista de lançamentos promete atender a todos os gostos e estilos. Contudo, a grande expectativa gira em torno dos carros 100% elétricos asiáticos. Nomes como BYD Dolphin Mini, Renault Kardian, Toyota Yaris Cross, Chevrolet Blazer EV, Honda CR-V, Fiat Titano, Peugeot 2008, GWM Poer, Kia EV9, Amarok, Ford Mustang, JAC Yiuwuey 3 e a nova geração do Volkswagen T-Cross compõem uma lista.
Confira a lista com os principais lançamentos de carros para 2024
BMW i5 e BMW X2
A BMW anunciou que vai trazer 15 lançamentos para o Brasil em 2024, até agora os modelos já confirmados são o elétrico i5 e duas versões do X2, sendo uma elétrica. O i5 deve chegar ainda no primeiro trimestre de 2024, já os outros modelos durante o ano.
Renault Kardian
O veículo compacto estará equipado com um motor 1.0 turbo flex de injeção direta de combustível. A Renault divulgou as especificações, fornecendo detalhes exclusivamente com relação ao uso de etanol: a potência atinge 125 cavalos, acompanhados por um torque de 22,4 kgfm. O modelo chega ao mercado em março de 2024.
Toyota Yaris Cross
O Yaris Cross chega ao mercado como produção nacional, ainda sem muitas informações oficiais confirmadas pela Toyota, mas o carro já foi visto nas ruas do Brasil sendo testado. A montadora tem a intenção de produzir um veículo híbrido pleno, ou seja, que consiga se locomover apenas com o motor elétrico.
Chevrolet Blazer EV
O Chevrolet Blazer EV está programado para desembarcar no Brasil na versão RS, com tração integral. Nos Estados Unidos, esse modelo tem um preço inicial de $ 61.890 ( quase R$ 300 mil, em conversão para o real). Nesta configuração, o veículo tem uma autonomia de 449 km com uma carga completa, sem considerar a correção do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Honda CR-V
O CR-V chega ao Brasil em sua versão híbrida. O conjunto permanece com o motor 2.0 aspirado, que foi aprimorado com injeção direta de combustível e várias melhorias visando a eficiência, além de contar com dois motores elétricos. É importante destacar que esse sistema, denominado e:HEV, opera sem acionar simultaneamente os motores para impulsionar o veículo. O motor elétrico, o mais potente, entrega 184 cv e 34,1 kgfm de torque.
Fiat Titano
A picape Titano, com produção está programada para ocorrer no Uruguai, pode ser considerada uma “irmã” da Peugeot Landtrek. Além do mercado brasileiro, a Titano também será disponibilizada na África. Apesar da Stellantis, empresa responsável, ter confirmado o modelo, não anunciaram as configurações ou mais informações sobre a caminhonete. As primeiras imagens do veículo foram reveladas no início de dezembro.
Peugeot 2008
A nova geração do Peugeot 2008 já está em fase de testes no Brasil. A produção está prevista para a planta de El Palomar, na Argentina, marcando a transição para substituir a atual geração que é fabricada em Porto Real (RJ). Sob o capô, o SUV contará com um motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, o modelo ainda virá com um câmbio CVT de 7 marchas.
Kia EV9
A Kia trará em 2024 o EV9, marcando sua estreia no segmento de SUVs elétricos de sete lugares. A fabricante não havia divulgado planos para a introdução do modelo no mercado brasileiro. Contudo, recentemente, a empresa sul-coreana confirmou que o veículo, com uma impressionante autonomia de até 563 km segundo o padrão WLTP, estará disponível no Brasil a partir do primeiro semestre de 2024.
Ford Mustang
Ainda em novembro a Ford revelou detalhes sobre o lançamento da nova versão do Mustang GT 2024, que manterá o mesmo motor presente na atual versão Mach 1 disponível no Brasil. Equipado com o motor Coyote V8 5.0, o veículo oferecerá uma potência de 486 cv a 7.250 rpm e um torque de 56,7 kgfm a 4.900 rpm. A transmissão automática de dez marchas complementa o conjunto mecânico. As mudanças principais ficarão para o design interno e externo. Agora o cockpit tem inspiração em caças a jato.
JAC Yiwei 3
Entre os elétricos uma grande expectativa é o compacto da JAC, que promete chegar para brigar com os elétricos mais baratos do Brasil em preço. Na China, o veículo é equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv), a versão de entrada do veículo oferece uma bateria LFP que proporciona uma autonomia de 405 km. Além disso, uma opção mais potente está disponível, apresentando um motor de 100 kW (136 cv) e uma autonomia estendida de 505 km, conforme o ciclo chinês. A expectativa do mercado é que o modelo chegue ao Brasil ainda em 2024
Volswagen T-Cross
No início do mês, a Volkswagen anunciou que o novo VW T-Cross 2025 será lançado no próximo ano, trazendo a motorização 170 TSI. O veículo tem uma potência de 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, enquanto o torque permanecerá constante em 16,8 kgfm, ligado a um câmbio automático de 6 marchas. Ainda não se tem certo a data do lançamento do T-Cross.