Megane E-Tech tem 220 cv, autonomia de até 495 km no uso urbano e 463 km no rodoviário e é a aposta da marca para roubar clientes do BYD Yuan e do Volvo EX30
Um dos lançamentos mais esperados do mercado automotivo brasileiro finalmente chegou: a Renault anunciou todos os detalhes e preços do Novo Megane E-Tech, SUV 100% elétrico e que chega ao Brasil por R$ 279.900.
Importado da França em um lote inicial de 220 unidades, o Megane E-Tech chega para ser um rival de peso para os atuais queridinhos do mercado, como o BYD Yuan Plus EV, Volvo XC40 Recharge e até mesmo o novíssimo Volvo EX30, que é mais barato.
Design do Novo Renault Megane E-Tech
O Megane E-Tech 100% elétrico é pioneiro da nova identidade visual da Renault, nomeada como “Sensual Tech”. Além disso, ostenta com o novo emblema da marca, o “Nouvel’R”. A ideia é que sua essência elétrica se entrelace com uma sofisticação interior ergonômica e moderna, realçando uma aura de elegância e dinamismo.
Cada curva na carroceria, cada detalhe nos faróis, cada linha esculpida na silhueta, todos estes elementos convergem para criar uma sensação de qualidade premium, desde os faróis Full-LED até o cluster digital de 12,3” e o sistema multimídia OpenR de 9”.
A nova plataforma modular CMF-EV oferece proporções inéditas, com uma distância entre eixos de 2,68 m e um comprimento total de 4,20 m. A bateria, surpreendentemente fina com apenas 110 mm, redefine a relação entre dimensões externas e espaço interno, garantindo um centro de gravidade mais baixo.
A eficiência da plataforma se destaca, permitindo um compartimento de motor menor devido à redução dos componentes dos motores elétricos. Isso, aliado a uma maior distância entre eixos e rodas posicionadas nos quatro cantos da carroceria, resulta em mais espaço interno, aliado a um design inovador tanto interna quanto externamente.
A fusão de design compacto com amplo espaço interno é o destaque. As rodas diamantadas de 18” e proteções inferiores, tentam transmitir uma presença imponente. Enquanto isso, detalhes como as maçanetas embutidas evocam a elegância e modernidade do SUV cupê.
Por dentro, há um misto de materiais inovadores e reciclados, como o Alcântara, que dá um toque de luxo ao painel de bordo e aos bancos. O porta-malas tem ótimos 440 litros de capacidade e traz um compartimento específico para os cabos de recarga.
O Megane E-Tech será vendido em três cores de carroceria: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.
Desempenho do Renault Megane E-Tech
O Megane E-Tech 100% elétrico marca um avanço significativo na gama Renault, ao ser o primeiro a adotar a plataforma CMF-EV da Aliança. Esta plataforma, dedicada a veículos elétricos, simplifica produção, desenvolvimento e aprimora o desempenho das próximas gerações de modelos de cada marca.
Graças às inovações tecnológicas e baterias de maior capacidade, a plataforma CMF-EV impulsiona a eficiência energética e a autonomia, reduzindo os tempos de recarga. O reequilíbrio do chassi e da direção, juntamente com o centro de gravidade mais baixo devido à localização das baterias, potencializam uma condução dinâmica e envolvente.
Com um motor de 220 cv e 30,6 kgfm de torque, aliado a quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech proporciona uma experiência de condução elétrica excepcional, com uma aceleração instantânea.
A bateria de 60 kWh, totalmente integrada à plataforma CMF-EV, contribui diretamente para a eficiência do veículo, oferecendo uma autonomia notável em diversas condições de uso. A gestão inteligente do resfriamento da bateria e aquecimento da cabine garantem performance e autonomia constantes, independentemente do clima.
A Renault ressalta ainda que o Megane E-Tech é compatível com as infraestruturas de recarga em corrente alternada (AC), como:
- Tomada doméstica de 10A/2,2 kW (mono e bifásico)
- Terminal doméstico de 32A/7,4 kW (mono e bifásico)
- Terminal doméstico ou público de 16A/11 kW (trifásico)
- Terminal público de 32A/22 kW (trifásico).
Além disso, também pode ser recarregado em corrente contínua (DC) de até 130 kW (sistema de recarga combinado). Neste caso, é possível carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em apenas 36 minutos. Já em um Wallbox de 22 kW, a mesma meta leva 1h50.
Itens de série do Renault Megane E-Tech
O Renault Megane E-Tech oferece uma gama de tecnologias e recursos avançados, e é bem equipado. Entre os itens de série, destacam-se:
- Display digital de 12,3 polegadas integrado ao cluster;
- Superfície de vidro reforçada para sofisticação e durabilidade;
- Luminescência e reflexão otimizadas para melhor visibilidade sob luz solar;
- Três visualizações para o motorista: Condução, Zen e Bateria;
- Cinco widgets e oito perfis de cores para o painel de instrumentos;
- Inicialização com logo e nome da marca;
- Iluminação ambiente destacando o cockpit;
- VSP (Vehicle Sound for Pedestrians) para segurança de pedestres;
- Disponível em três versões: Neutro, Puro, Expressivo;
- Iluminação Exterior 100% LED;
- Assinaturas luminosas;
- Faróis adaptativos em LED;
- Living Lights para otimizar o bem-estar dos ocupantes;
- Mudanças automáticas de cor a cada 30 minutos;
- Personalização das sensações de condução e ambiente da cabine;
- Modos Eco, Confort, Sport e Perso;
- Alerta de saída de faixa, pontos cegos e manutenção de faixa;
- Frenagem automática de emergência em marcha a ré (Rear AEB);
- Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro;
- Associação com frenagem automática de emergência;
- Occupant Safe Exit (OSE);
- Alerta ao abrir a porta em direção a ciclistas, motos, etc;
- Sensores de Proximidade e Câmera para Estacionamento;
- Piloto Automático Adaptativo com Stop&Go;
- Frenagem e aceleração até atingir a velocidade de cruzeiro.