Toyota SW4 lança versão híbrida leve na África do Sul com o nome de Fortuner, mas modelo deve ir para outros mercados no mundo
A Toyota anunciou a chegada do SW4 nesta sexta (19) em versão híbrida leve. O modelo foi lançado para o mercado da África do Sul, com o nome de Fortuner. A tecnologia, já presente na Hilux, combina um motor 2.8 turbodiesel com um sistema elétrico de 48 volts, que oferece maior economia de combustível, mais força nas acelerações e dirigibilidade aprimorada.
O sistema híbrido leve não traciona o veículo sozinho, mas auxilia o motor a combustão em diversas situações, como nas partidas e retomadas. Isso resulta em um consumo de combustível 5% menor em relação às versões tradicionais, além de respostas mais suaves na aceleração e uma partida mais silenciosa com o sistema start-stop.
Veja também:
Toyota SW4 Diamond aposta na robustez e no visual, mas custa R$ 423 mil
O SW4 Híbrido Leve mantém o mesmo visual robusto das versões a combustão, mas traz novidades sob o capô. A bateria de 48 volts é recarregada pelo alternador e pela regeneração de energia nas frenagens, alimentando os sistemas elétricos do carro quando o motor a combustão está desligado.
Além da eficiência, o SW4 híbrido-leve também oferece mais força nas arrancadas, graças aos 16 cv e 4,3 kgfm de torque extras do sistema elétrico. A potência total do conjunto chega a 220 cv e 55,2 kgfm de torque.
O modelo vem equipado com câmbio automático de seis marchas. A versão MHEV também inclui novos equipamentos, como câmera 360° e pacote de tecnologias semiautônomas Toyota Safety Sense.
Preço e disponibilidade
Na África do Sul, o modelo está sendo vendido com o preço por volta dos R$ 260 mil. Em breve a Toyota deve anunciar outros mercados que a versão híbrida irá chegar.
Epecificações
Motor: 2.8 turbodiesel
Potência: 220 cv
Torque: 55,2 kgfm
Câmbio: Automático de seis marchas
Tração: Tração dianteira ou traseira (opcional)
Consumo de Combustível: 5% menor que as versões a combustão
Equipamentos: Câmera 360°, Toyota Safety Sense