Comprar um carro é o sonho de alguns consumidores brasileiro, pois o automóvel pode facilitar na questão da locomoção, e trazer mais conforto no dia a dia ou na hora de passear.
Uma alternativa econômica para você que está pensando em comprar um veículo, é comprar um carro fora de linha. Esse tipo de carro possui uma grande desvalorização anual e tende a ser muito mais barato.
Entretanto, há alguns contrapontos que podem fazer não valer a pena adquirir um carro que já parou de ser produzido. Por exemplo: conseguir peças de manutenção para um automóvel desses pode ser uma tarefa difícil.
Confira o post da InstaCarro para saber mais sobre as vantagens e desvantagens de se comprar um dos carros fora de linha e veja se vale a pena no seu caso.
O mercado dos carros fora de linha
Quando um modelo deixa de ser produzido, não significa que ele não agradou ao público ou não vendeu bem. Às vezes, as concessionárias querem inovar ou tentar superar ainda mais, com o modelo novo, o desempenho de vendas do carro que acabara de ficar fora de linha.
Vejamos o caso do Fusca: o veterano ainda é um dos veículos usados mais vendidos, mesmo nos dias de hoje. Na década de 80, época em que saiu de linha, era líder do mercado.
Vantagens e desvantagens de comprar um fora de linha
O preço, com certeza, é um dos fatores mais atraentes para se comprar um carro fora de linha. Por não ser mais produzido, seu valor tende a ser ainda mais baixo do que um usado ainda fabricado.
Entretanto, o fato de seu preço ser baixo também nos leva a um contraponto: a desvalorização dos carros fora de linha é muito superior à de um usado em produção.
Fora isso, há o fator peças de carro. As montadoras são, por lei, obrigadas a continuarem produzindo as peças dos carros fora de linha por 10 anos. Entretanto, é possível que a demanda possa não ser atendida — a prioridade dos fabricantes, obviamente, é produzir peças para os carros que ainda estão sendo vendidos, e não para os fora de linha.
Portanto, nesse caso, é melhor comprar um carro fora de linha que tenha a mecânica compatível com um modelo fabricado.
Vale a pena comprar um carro que já saiu de linha?
Poder pagar bem abaixo por um carro razoavelmente bem equipado é sempre bom. Nesse caso, vai do consumidor estar ou não disposto a arcar com possíveis consequências, como:
– Desvalorização muito maior do que a de um usado em produção,
– Necessidade de peças de manutenção, que, mesmo com as montadoras produzindo-as por 10 anos após o fim das vendas do carro, podem ser difíceis de se encontrar.
E você, está pensando em comprar um carros fora de linha mas, antes, precisa vender o seu que está na garagem? Sem fazer você passar dor de cabeça, a InstaCarro compra o seu veículo em até 90 minutos.
One Comment
Amo captiva sport ,tenho um desde zero..sou apaixonado pelo carro e garanto superior em aos outros SUV(TAMANHO,conforto e etc)…comprei zero paguei 88000 e hj ainda vale 45000..meu carro tem 70000 km rodados e nada a reclamar…nao vejo a necessidade de investir mais 100000 reais num mesmo carro com roupa diferente CHAMADO EQUINOX(alias ate elas parecem muito).opniao de dono.captiva so nao vendeu mais por causa do beberao motor v6 que fazia 3,5 por litro e o cambio problematico da mesma,E na GRANDE INSISTÊNCIA DA GM DE COLOCAR UM CARRO PIOR NO MERCADO(importando mais a TRACKER),EM TERMO DE OFERECER MENOS PELO MESMO VALOR,ASSIM GANHADO MAIS LUCRO. # Mas a minha 2.4 isso nao acontece, pois minha a minha faz media 7 na cidade e 11 rodovia,consumo normal para um suv. CARRO EXCELENTE(MINHA ESPOSA TINHA UMA CRV EXL 2011,VENDI A CRV AINDA CONTINUO COM A CAPTIVA POIS E MAIS CARRO E NAO TEM NADA IGUAL NO MERCADO) OBS QUEM FAZ O CARRO E O DONO…SE NAO ZELAR NADA PRESTA..INDICO A TODOS A COMPRAREM UM CAPTIVA POIS E UM SONHO DE CARRO…ALEM DE SER AINDA MODERNA E MUITO BONITA